Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Neil Lennon apresentado no Rapid Bucareste: "Quero trazer o sucesso o mais rapidamente possível"

Agerpres
Neil Lennon na sua primeira conferência como treinador do Rapid Bucareste
Neil Lennon na sua primeira conferência como treinador do Rapid BucaresteProfimedia
O novo treinador do Rapid de Bucareste, Neil Lennon, afirmou, em conferência de imprensa, esta terça-feira, que quer ganhar um troféu com o Rapid o mais rapidamente possível, mas disse que seria insensato estabelecer um prazo para tal.

"Sou o novo treinador do Rapid, o que me deixa orgulhoso e feliz. Estou muito entusiasmado com esta nova experiência e espero que sejamos bem sucedidos. Falei com a direção do clube sobre a nova orientação tática da equipa. Tenho bastante experiência na minha carreira, este é um novo desafio para mim e vou dar o meu melhor. Estou confiante no sucesso deste clube, que será capaz de o colocar de novo no mapa. Tive várias ofertas, mas quis fazer uma pausa na carreira de treinador, foi uma escolha pessoal. Agora queria voltar a treinar na Europa, porque é ótimo treinar aqui. Quero trazer o sucesso para o Rapid o mais rapidamente possível. Não quero falar de tempo, de quando vou trazer um troféu, porque isso seria um disparate. Mas queremos lutar por ele, temos de ser disciplinados e trabalhar muito. Tenho 14 anos de experiência como treinador e venho com a minha experiência para cá", disse Neil Lennon.

O treinador quer disciplina e espírito de sacrifício dos jogadores do Rapidi para atingir os seus objetivos.

"Vou falar com Cristi Săpunaru e com os outros jogadores. O Săpunaru é um líder de equipa, teve uma carreira fantástica. Mas vou falar com todos os jogadores, porque não se trata apenas de Săpunaru, trata-se de toda a equipa. Precisamos de trabalhar a mentalidade, a motivação, quero trazer mais intensidade e padrões profissionais. Se quisermos ser campeões, temos de ser fortes durante todo o ano, não apenas durante meia época. É por isso que temos de fazer uma pré-época muito forte. Quero disciplina, quero sacrifício, sei que não vai ser fácil, mas o futebol é assim", explicou o treinador.

"Sei alguma coisa sobre o futebol romeno"

O treinador norte-irlandês afirmou ser um conhecedor do futebol romeno, que diz acompanhar desde a década de 70.

"Sei alguma coisa sobre o futebol romeno, conheço Dan Petrescu, joguei contra o CFR Cluj. Fiquei impressionado com o que encontrei no clube e com as conversas que tive com o Sr. Șucu. Ouvi falar do Rapid há muito tempo, nos anos 70 ouvi falar do futebol romeno, depois do Steaua nas taças europeias, do Rapid, do Dinamo, do Cluj. Depois, sobre os jogadores da seleção nacional, Hagi, Popescu, Munteanu, Petrescu, era uma equipa fabulosa, que inspirou as gerações seguintes", acrescentou Lennon.

Bogdan Lobonț, que assumiu o cargo de treinador interino do Rapid após a saída de Cristiano Bergodi, fará parte da equipa de Lennon.

"Estabeleci a equipa com que vou trabalhar, Bogdan Lobonț estará aqui, sim . Depois tenho a minha equipa. Mas espero que Bogdan nos ajude, sei que ele teve uma carreira importante em Itália e nos Países Baixos, bem como na seleção nacional, e é por isso que penso que ele é importante na minha equipa", explicou.

Questionado sobre se vai lidar com a pressão no Rapid, Lennon disse que está habituado a Glasgow.

"Se falamos de pressão, experimentem viver em Glasgow. Compreendo que os adeptos são apaixonados, que querem o melhor para o clube. Também sei que um dia se pode ser rei e outro dia se pode estar em baixo. A paixão dos adeptos é muito importante para o clube, eu compreendo isso", acrescentou Neil Lennon.

"Foi uma época desperdiçada"

O acionista Victor Angelescu disse na conferência de imprensa que o Rapid Bucareste teve uma época falhada, que quer esquecer com a nomeação de Lennon para o comando.

"De certa forma, estamos contentes por esta época ter terminado, que infelizmente não terminou como esperávamos, mas esperamos com esta decisão de nomear Neil Lennon olhar melhor, mudar a face do Rapid. Este clube tem de mostrar que pode ganhar troféus. Foi uma época de fracasso, isso é certo, pelo menos desde que cheguei, penso que foi a primeira. Porque tínhamos expectativas muito elevadas. Queríamos as taças europeias e acabámos em sexto lugar, penso que com um plantel muito bom, o que não é um sexto lugar. Não posso dizer agora qual foi o maior erro, porque houve vários erros, desde os treinadores, jogadores, dirigentes, penso que todos são parcialmente culpados, mas é evidente que foi uma época falhada e que temos de a esquecer o mais rapidamente possível", afirmou Angelescu.

O treinador norte-irlandês Neil Lennon (52 anos) foi nomeado treinador do Rapid na segunda-feira, assinando um contrato para as próximas duas épocas.

Como treinador, Neil Lennon foi cinco vezes campeão escocês com o Celtic Glasgow (2012, 2013, 2014, 2019, 2020), venceu a Taça da Escócia quatro vezes com o Celtic (2011, 2013, 2019, 2020), triunfou na Taça da Liga Escocesa (2020), venceu a segunda liga escocesa com o Hibernian FC (2017), e conseguiu vencer a Taça do Chipre com o Omonia Nicosia (2022). 

Lennon foi ainda nomeado três vezes Treinador Escocês do Ano (2012, 2013, 2020).