Nove golos nos últimos dez jogos: Jonathan David de volta ao seu melhor
Até ao final de novembro, Jonathan David não se encontrava nas melhores condições. Durante dois jogos, frente ao Mónaco e depois ao Olympique de Marselha, nas jornadas 10 e 11, Paulo Fonseca colocou o seu craque no banco, procurando um plano B para o Lille caso a situação se mantivesse.
Subir ao poder
O português pode ter a certeza de que o seu avançado voltou a balançar as redes na Ligue 1. Nove golos nos últimos 10 jogos, oito como titular. Contra o Le Havre (3-0), marcou os três gols da vitória dos Dogues. Com 3,15 xG (golos esperados) nesse jogo, o canadiano teve um desempenho raro na Europa, sendo a primeira vez que tal total é alcançado desde a época passada.
Naturalmente, as ambições do Lille subiram de patamar. Em 2024, o Lille conquistou 10 pontos em 15 e o segundo lugar está agora a apenas dois pontos de distância. No mesmo período, apenas o Rennes (15/15) e o PSG (13/15) fizeram melhor, com o Lens e o Lorient empatados em pontos.
Com apenas dois golos marcados no primeiro terço da época, Jonathan David estava muito longe dos 24 golos marcados em 37 jogos em 2022/23. Agora, já marcou 11 golos, mais perto daquilo a que o público francês se habituou desde a sua chegada ao norte de França, com 13 na sua primeira época e 15 na segunda. Está agora quase de volta aos registos de 2020/21 e 2021/22, numa altura em que o seu clube pode realmente esperar ultrapassar todos os seus rivais.
Neste momento, são cinco para dois lugares, e a deslocação a Toulouse, que defrontou o Benfica na Liga Europa na quinta-feira, pode ser o ponto de viragem, uma vez que o Lens recebe o Mónaco, o que inevitavelmente fará com que pelo menos uma das equipas perca pontos. A viagem do Rennes ao Parc des Princes também pode aumentar o valor de uma vitória em La Ville Rose... desde que o clube não cometa um pecado que a condene.
Com a confiança em alta, David é difícil de parar e, se terminar a temporada com um nível semelhante, não há dúvida de que o Lille estará na Liga dos Campeões na próxima temporada. Em teoria, essa é a condição sine qua non para que ele permaneça no norte de França por mais algum tempo, mesmo que não haja garantias. O canadiano, que é um goleador regular, é um bem raro e caro, e provavelmente quer ir além do Lille. Aos 24 anos, está a completar uma etapa na sua carreira e será preciso ser muito convincente para vê-lo permanecer numa Ligue 1 que está a perder força.