Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O exemplo: Nemanja Matić renasceu em Rennes

Nemanja Matić esta semana na Liga Europa.
Nemanja Matić esta semana na Liga Europa.AFP
O célebre médio sérvio de 35 anos chegou no verão e colocou as suas capacidades ao serviço da equipa e da sua nova equipa. Integrado e eficaz, ele é a força motriz do Rennes e garante o sucesso, da melhor forma possível, dando tudo de si.

"Matic foi o fator decisivo, pois levou todos com ele." Após a vitória do Rennes sobre o Panathinaikos (3-1) pela Liga Europa, na quinta-feira, Bruno Génésio não poupou elogios ao médio-defensivo. Em boa forma, o sérvio funciona como uma âncora dentro e fora de campo e pode transformar a equipa nas próximas semanas. A começar pela visita do Lyon, e a vontade de somar pontos para regressar, pelo menos, ao 10.º lugar da Ligue 1.

Um exemplo para todos

Aos 35 anos de idade, Nemanja Matić representa tudo o que se espera de um jogador experiente. Visão impecável, grandes reflexos e um símbolo de virtude. Já em setembro, Benjamin Bourigeaud admitiu prontamente que tinha aprendido com ele e que o considerava um membro fundamental da equipa. Agora, totalmente adaptado à França e integrado aos Rouge et Noir, ele continua provando que foi A contratação do verão.

"O grupo é jovem e tem a sorte de contar com um campeão como ele, que precisa aprender e estar muito, muito atento a tudo o que ele tem a dizer. Ele mostrou toda a gama do que é preciso para ser um jogador de alto nível. Agora, o futebol de alto nível é uma questão de repetição, repetição e repetição", disse Génésio na quinta-feira. Sempre com uma média de 7 ou 7,5/10 de acordo com as notas do Flashscore, o ex-jogador do Benfica está determinado a enfrentar o desafio e ajudar sua "nova equipe" da maneira que puder.

Os números de Matic no Rennes
Os números de Matic no RennesOpta by Stats Perform, Stade Rennais

Suspenso contra o Lorient após um deslize contra o Nantes, sua ausência prejudicou o Rennes, que já está acostumado a tê-lo em campo. Sem ele, a defesa ficou enfraquecida, e as recuperações de bola no meio-campo, menos fáceis. O resultado foi uma derrota (1-3) que abalou ainda mais a confiança dos bretões, que já não estavam muito bem de saúde.

Enzo Le Fée não hesitou em dizer isso na quinta-feira. "Ele acalma um pouco todos e sabe quando falar. Também é experiente, como vimos no pénalti e no final do jogo. Estou a começar a conhecer melhor o seu estilo de jogo, por isso tento trabalhar à sua volta e isso está a resultar muito bem.

A melhorar 

Apesar de tudo isso, o jogador também não limitou os danos na Ligue 1. O Rennes está em dificuldades e, apesar de ter no sérvio um médio muito bom, toda a equipa não consegue jogar bem em campo. A liderança de Matic está, portanto, destinada a melhorar ainda mais as coisas, ainda mais a partir desta partida na Liga Europa.

Impressionado com a média de idade do plantel, o jogador falou ao Ouest France no mês passado."Vamos progredir passo a passo. Conheço melhor os jogadores e as pessoas do clube. Vamos todos melhorar juntos, especialmente os jovens jogadores. E penso que alguns deles estarão a jogar a um nível muito elevado muito em breve.

Cabe a ele continuar a brilhar como um trampolim para os seus companheiros. O Rennes tem um encontro importante contra o Lyon neste domingo, antes de enfrentar o Reims no final do mês.