Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Há um novo Conceição a brilhar em Itália

Francisco Conceição celebra pela Juventus
Francisco Conceição celebra pela JuventusJuventus
Terminada mais uma semana de futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Itália até ao México, passamos por vários pontos da mundo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Arrancamos a viagem desta semana num país que nos é próximo: Itália. Existe uma tradição de nomes portugueses que deixaram marca na Serie A, desde Rui Barros, Fernando Couto, Sérgio Conceição, Rui Costa, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e até mais recentemente Rafael Leão. Agora, há mais um que se quer juntar a esta galeria de notáveis e com um apelido que não é desconhecido para os adeptos italianos.

Cedido à Juventus pelo FC Porto na reta final do mercado, Francisco Conceição leva três jogos pela Vecchia Signora, nenhum como titular, mas já soma dois golos e uma assistência. Esta semana, o internacional português festejou a dobrar, ao marcar diante do Génova e, talvez mais importante, ao ser decisivo no triunfo diante do RB Leipzig, na Liga dos Campeões, com o golo da vitória.

A afirmação de Chico foi atrasada por um pequeno problema físico, mas com a lesão de Nico González e o momento de forma que está a mostrar, tem tudo para se afirmar no onze da Juventus e deliciar os adeptos como o pai fez na Lazio.

De Turim a Estrasburgo não distam muitos quilómetros e é lá que paramos para conhecer outro herói português. Promessa no Benfica, desaproveitado no Chelsea, à procura de nova vida em Estrasburgo, Diego Moreira marcou o golo da vitória dos alsacianos diante do Marselha (1-0), naquela que foi a primeira derrota da equipa de Roberto de Zerbi. Decisivo com aquele que também foi o primeiro golo num plantel principal (só tinha festejado pelo Benfica B enquanto sénior).

Também em França, Mathias Pereira Lage continua a caminhada num Brest que não se assoberbou com os milhões da Liga dos Campeões. O internacional sub-21 português fez apenas 16 minutos diante do Salzburgo, mas o suficiente para deixar marca e fazer o primeiro golo da carreira na Champions.

Continuando nos países em volta do Mediterrâneo, Fábio Silva estreou-se a marcar pelo Las Palmas, na derrota com o Villarreal (3-1). Gedson Fernandes fez o sexto golo da época ao ajudar o Besiktas a vencer o Kayserispor (3-0).

Deixamos o espaço europeu e rumamos a uma paragem inevitável: Arábia Saudita. A procura pelo golo 1000 não pára e Cristiano Ronaldo marcou pelo terceiro jogo consecutivo. No fim-de-semana carimbou a vitória o Al Nassr diante do Al-Wehda, no campeonato, enquanto na segunda-feira foi o autor do golo do triunfo diante do Al-Rayyan, na Champions Asiática. São mais dois para a conta de CR7, ou melhor dizendo CR904.

E não é só o capitão da Seleção Nacional que está em bom momento de forma. No México, o nome de Paulinho começa a ser cada vez mais inevitável. O avançado de 31 anos ajudou Toluca a regressar às vitórias com um golo e duas assistências. Lidera o Apertura no que toca aos marcadores e assistentes. É caso para dizer que está a mostrar os dentes.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Benny (Araz, Cazaquistão), Bruno Lourenço (Amedspor, Turquia), Diogo Gonçalves (Real Salt Lake, Estados Unidos), Guilherme Soares (Poli Iasi, Roménia), Joca (Wuhan Three Towns, China), João Sidónio (Omonia Aradippou, Chipre), João Silva (Kortrijk, Bélgica), Marco Paixão (Bandirmaspor, Turquia), Miguel Pires (DOXA, Chipre), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia), Pedro Nuno (Koron Kielce, Polónia), Rafael Lopes (Anorthosis, Chipre), Ricardinho (Petrolul Ploiesti, Roménia) e Valter Zacarias (Petro de Luanda)

Jéssica Silva festejou pelo Gotham
Jéssica Silva festejou pelo GothamFlashscore

No feminino há dois destaques. Joana Marchão voltou a mostrar a pontaria a marcar livres e festejou pelo Servette. De regresso aos Estados Unidos, Jéssica Silva também deixou marca no Gotham. Sofia Velez (PK-35 Vantaa), Stephanie Ribeiro (Pumas) e Suzane Pires (Santos) fizeram a festa também.

Leia as outras edições do Olhar Português