Olhar Português: Vitinha em estado de graça e um suplente de luxo numa reviravolta épica
A nossa viagem começa em Inglaterra. Ou será pela Arábia Saudita? Primeiro, damos conta do golo do avançado Beto ao serviço do Everton, que se revelou insuficiente para os toffees eliminarem o Fulham (1-2), de Palhinha e Marco Silva, da Taça da Liga.
Agora, sim, ainda de Inglaterra, mas com ares sauditas, Bernardo Silva marcou na vitória do Manchester City sobre os japoneses do Urawa Reds (0-3), nas meias-finais do Mundial de Clubes, que decorre em... Jeddah. Aproveitamos a presença na Arábia para olhar para o percurso extraordinário do Al Hilal, de Jorge Jesus. Uma das últimas vitórias foi contra o Al Wehda (2-0) e teve assistência de Rúben Neves.
Na Alemanha, Aurélio Buta saltou do banco para iniciar a reviravolta épica do Eintracht Frankfurt diante o Borussia Monchengladbach (2-1) e para o golo de Gonçalo Paciência no triunfo do Bochum sobre o Union Berlim (3-0).
Já numa breve passagem pelo campeonato espanhol, onde na última semana se disputaram duas jornadas, João Félix fez o gosto ao pé no empate no empate do Barcelona sobre o Valencia (1-1) e o guarda-redes Maximiano brilhou em Montjuic, mas não evitou a derrota do Almería sobre o Barça (3-2).
De Espanha a França. Vitinha continua a ser uma das estrelas do Paris SG, de Luis Enrique, e contribuiu com mais um golo e mais uma assistência para a vitória dos parisienses na receção ao Metz (3-1), em dia de aniversário de Kylian Mbappé e de estreia do irmão mais novo do francês, Ethan.
O Olhar Português dá um salto até Itália. O lateral Mário Rui assistiu Osimhen no triunfo do Nápoles sobre o Cagliari (2-1), enquanto Rafael Leão assistiu o jovem Jan-Carlo Simic na vitória do AC Milan diante o Monza (3-0), de Pedro Pereira e Dany Mota.
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi mais uma semana feliz para as cores lusas no que toca a golos.
Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Alexandre Alfaiate (Pas de la Casa, Andorra), André Amaro (Al-Rayyan, Catar), Daniel Podence (Olympiacos, Grécia), Joel Pereira (Lech Poznan, Polónia), Miguel Cardoso (Kayserispor, Turquia), Pedro Mendes (Ascoli, Itália), Rafael Lopes (AEK Larnaca, Chipre), Rúben Rodrigues (Oxford United, Inglaterra) e Yuri Ribeiro (Legia, Polónia).
Destaque ainda para o médio Nené, ex-Santa Clara, que, depois de dois golos e uma assistência na semana passada, voltou a estar em evidência ao serviço do surpreendente Jagiellonia, 2.º classificcado do principal campeonato da Polónia, no empate a três bolas com o Puszcza (3-3).