Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Vitinha em estado de graça e um suplente de luxo numa reviravolta épica

Rodrigo Coimbra
Vitinha marcou e assistoiu no triunfo do Paris Saint-Germain
Vitinha marcou e assistoiu no triunfo do Paris Saint-GermainAFP
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Inglaterra, onde dois portugueses fizeram o gosto ao pé, passamos por França para destacar um médio que tem feito as delícias dos adeptos do principal clube da capital, antes da ronda habitual pelos portugueses goleadores espalhados pelo mundo.

A nossa viagem começa em Inglaterra. Ou será pela Arábia Saudita? Primeiro, damos conta do golo do avançado Beto ao serviço do Everton, que se revelou insuficiente para os toffees eliminarem o Fulham (1-2), de Palhinha e Marco Silva, da Taça da Liga.

Os números de Beto
Os números de BetoFlashscore

Agora, sim, ainda de Inglaterra, mas com ares sauditas, Bernardo Silva marcou na vitória do Manchester City sobre os japoneses do Urawa Reds (0-3), nas meias-finais do Mundial de Clubes, que decorre em... Jeddah. Aproveitamos a presença na Arábia para olhar para o percurso extraordinário do Al Hilal, de Jorge Jesus. Uma das últimas vitórias foi contra o Al Wehda (2-0) e teve assistência de Rúben Neves.

Na Alemanha, Aurélio Buta saltou do banco para iniciar a reviravolta épica do Eintracht Frankfurt diante o Borussia Monchengladbach (2-1) e para o golo de Gonçalo Paciência no triunfo do Bochum sobre o Union Berlim (3-0).

Já numa breve passagem pelo campeonato espanhol, onde na última semana se disputaram duas jornadas, João Félix fez o gosto ao pé no empate no empate do Barcelona sobre o Valencia (1-1) e o guarda-redes Maximiano brilhou em Montjuic, mas não evitou a derrota do Almería sobre o Barça (3-2).

As principais estatísticas de Maximiano contra o Barcelona
As principais estatísticas de Maximiano contra o BarcelonaAlmeria/Opta by Stats Perform

De Espanha a França. Vitinha continua a ser uma das estrelas do Paris SG, de Luis Enrique, e contribuiu com mais um golo e mais uma assistência para a vitória dos parisienses na receção ao Metz (3-1), em dia de aniversário de Kylian Mbappé e de estreia do irmão mais novo do francês, Ethan.

O Olhar Português dá um salto até Itália. O lateral Mário Rui assistiu Osimhen no triunfo do Nápoles sobre o Cagliari (2-1), enquanto Rafael Leão assistiu o jovem Jan-Carlo Simic na vitória do AC Milan diante o Monza (3-0), de Pedro Pereira e Dany Mota.

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi mais uma semana feliz para as cores lusas no que toca a golos.

Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Alexandre Alfaiate (Pas de la Casa, Andorra), André Amaro (Al-Rayyan, Catar), Daniel Podence (Olympiacos, Grécia), Joel Pereira (Lech Poznan, Polónia), Miguel Cardoso (Kayserispor, Turquia), Pedro Mendes (Ascoli, Itália), Rafael Lopes (AEK Larnaca, Chipre), Rúben Rodrigues (Oxford United, Inglaterra) e Yuri Ribeiro (Legia, Polónia).

Nené tem estado em destaque ao serviço do Jagiellonia
Nené tem estado em destaque ao serviço do JagielloniaJagiellonia Bialystok

Destaque ainda para o médio Nené, ex-Santa Clara, que, depois de dois golos e uma assistência na semana passada, voltou a estar em evidência ao serviço do surpreendente Jagiellonia, 2.º classificcado do principal campeonato da Polónia, no empate a três bolas com o Puszcza (3-3).