Opinião: Lucas Hernández é o reforço certo para o Paris Saint-Germain?
Seria um golpe de mercado para o Paris Saint-Germain. Há vários dias que se fala de Lucas Hernández como um possível alvo do campeão francês para reforçar a sua defesa. Capaz de jogar na esquerda ou no centro, o campeão do mundo tem um bom currículo e muita qualidade. Porém, não está imune a problemas físicos e, se ainda não recuperou totalmente da lesão que sofreu durante o Campeonato do Mundo de 2022, no Catar, a sua época poderá não começar da melhor forma.
Solidez e soluções no flanco esquerdo
Todos conhecem o talento do mais velho Hernández desde o Campeonato do Mundo de 2018. Desde então, no entanto, as coisas mudaram para o jogador do Atlético de Madrid. Uma lesão no ligamento cruzado, uma transferência para o Bayern Munique, um punhado de títulos e agora a mesma coisa. Tudo isto mancha o historial do defesa, embora continue a ser um jogador de alto nível.
Com os seus recursos e a sua vitalidade, Lucas Hernández sabe como controlar os seus companheiros de equipa. Rápido, agressivo e pressionante, deixa uma marca nos seus adversários e não lhes dá qualquer hipótese de passar.
A sua presença no plantel do PSG traria pelo menos uma segurança real, algo que nunca foi o seu ponto forte. Mais completo do que Juan Bernat (que ele substituiu no Bayern) e mais defensivo do que Nuno Mendes, encaixaria facilmente no elenco parisiense se fosse colocado na lateral esquerda.
A sua capacidade de adaptação é tal que pode jogar igualmente bem numa defesa de 3 ou 4 homens. Seja qual for o estilo do novo treinador parisiense, ele encaixará perfeitamente. Além de dar solidez à esquerda, é uma garantia de progressão. A sua capacidade de subir pelo flanco com velocidade e de cruzar com precisão será muito útil.
Um muro ao lado de Marquinhos
Se não for colocado na esquerda, substituirá Sergio Ramos ao lado de Marquinhos no centro da defesa. Uma posição que lhe convém, igualmente. Menos móvel e mais estático, ajudará a garantir que nada o ultrapassa nos últimos metros, para gáudio dos adeptos e dos seus companheiros.
No entanto, para ter essa segurança, o Paris Saint-Germain precisa convencer o Bayern a libertá-lo. Em primeiro lugar, a nível financeiro, uma vez que o defesa foi comprado há quatro anos ao Atlético Madrid por 80 milhões de euros. Em segundo lugar, a nível desportivo, uma vez que o clube bávaro ainda pretendia prolongar o seu contrato há alguns dias.
No entanto, o L'Equipe noticiou, no sábado à noite, que o jogador estava perto de se juntar ao campeão francês. Neste momento, o preço da transferência situa-se entre os 35 e os 40 milhões de euros. As negociações ainda estão a decorrer.