Os motivos que levaram Mbemba a ser suspenso pelo Marselha
No centro de toda a questão esteve, avançou o jornal francês, uma discussão a envolver Ali Zarrak, atual diretor de formação da equipa de reservas do Marselha, após o jogo de preparação diante do RC Grasse, tendo esta terminado com Mbemba a fazer um gesto obsceno com as mãos, na direção do dirigente, mas também dedicando-o ao presidente do Marselha, Pablo Longoria.
Segundo a mesma fonte, Mbemba terá informado Ali Zarrak, após ter sido afastado da equipa principal pelo novo treinador, Roberto Zerbi, que não aceitava competir pela equipa de reservas e que não iria marcar presença no próximo jogo, na sexta-feira. O internacional congolês, que comemora o seu adversário esta quinta-feira, terá mesmo dito que simularia uma lesão para não jogar, caso fosse necessário.
Ali Zarrak terá então exigido respeito a Mbemba, na forma como se dirigia a ele, e recordou o central de que estava obrigado a aparecer no próximo encontro, o que acabou por originar a acesa troca de palavras entre ambos, que terminou com o gesto obsecano do congolês.
A transcrição da discussão entre Mbemba e Ali Zarrak:
Chancel Mbemba: "Estou a avisar-te, primo, para a semana não vou ao teu jogo de m…. em que tenho de fazer uma viagem de quatro horas."
Ali Zarrak: "Estás a chamar-me primo? Ouve Chancel, este não é o momento nem o lugar. Veremos como estamos na próxima semana. E se fores convocado, peço-te que compareças."
Chancel Mbemba: "Não me conheces, primo. Na próxima quinta-feira é o meu aniversário, por isso na sexta-feira (dia do jogo contra o Villefranche), vou estar lesionado e depois... (apontou para o pé direito e para o pé esquerdo)."
Ali Zarrak: (levantando a voz) "Estou a avisar-te, Chancel, não sou teu primo. Quando falares comigo, fala com respeito, chama-me Ali, não primo. Está bem?"
Chancel Mbemba: "O teu nome é Ali, mas tu és africano. Por isso, vou chamar-te primo. E eu chamo-te primo se quiser."
Ali Zarrak: "Chancel, esta é a última vez que me chamas primo. Ficamos por aqui, e conto contigo para o jogo da próxima semana, se fores convocado."
Chancel Mbemba: (fazendo uma mímica com o dedo do meio, depois outro) "Toma, isto é para ti e para o teu presidente."