Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Peru: Universitário de Deportes perto do título sem ter de disputar uma final

Antonio León
Jogadores do Universitario comemoram um golo
Jogadores do Universitario comemoram um goloUniversitario / X
O Universitario visita o Sporting Cristal esta quarta-feira, para a 15.ª jornada do Torneio Clausura, numa partida que pode deixá-lo mais perto do título no ano do seu centenário.

Ao contrário das últimas seis temporadas da Liga 1, o futebol peruano pode encontrar o seu campeão nacional sem a necessidade de uma final. O Universitario de Deportes, atual campeão do torneio, quer fechar o ano do seu centenário de forma histórica. Os Cremas lideram com 33 pontos, três a mais que o Alianza Lima, e visitam o Sporting Cristal na quarta-feira pela 15.ª jornada. Faltam apenas três jogos que podem marcar o caminho do Universitario.

"Financeiramente é importante para o clube, mas não é o que os nossos adeptos ou os rapazes querem. Faz parte do objetivo final, que é ser campeão", disse o treinador Fabián Bustos no fim de semana passado, após a vitória por 2-1 sobre a ADT no Estádio Monumental. Com a vitória, o ciube tornou-se o primeiro emblema peruano a apurar-se para a Libertadores do ano que vem.

Com isso, o Universitario segue no caminho certo para encerrar um ano de sucesso. Depois de vencer o Apertura na primeira metade da temporada, está no caminho certo para conquistar o Clausura. A equipa do treinador Fabián Bustos conseguiu uma consistência incrível ao longo do campeonato, o que lhe permitiu ter uma importante série de 10 jogos consecutivos sem perder, além disso, só perdeu duas vezes na temporada. Uma grande campanha que poderia terminar com uma volta olímpica no seu centenário, sem necessidade de disputar uma final.

Agora enfrentam um clásico difícil contra o Sporting Cristal, apesar de serem os favoritos.

A classificação do campeonato peruano
A classificação do campeonato peruanoFlashscore

Do outro lado da moeda estão os cerveceros, que foram inconsistentes no torneio e perderam pontos que acabaram por mudar os objetivos. A equipa de Guillermo Farré não tem hipóteses no Clausura, só pensa na tabela acumulada e espera chegar aos play-offs, mas não depende de si própria.

Universitario pode vencer o Cristal

Faltam apenas três jogos para o fim do Clausura 2024 e na reta decisiva estão a ser feitos os cálculos para determinar as hipóteses dos clubes. Nove pontos ainda estão em jogo e vão determinar o futuro de todas as equipas da Liga 1. Os cremas são favoritos a ganhar o campeonato porque são líderes com 33 pontos e dependem de si próprios.

Se conseguirem vencer o Sporting Cristal no Estádio Nacional, será uma vitória importante, mas ainda não poderão levantar o troféu porque a diferença em relação ao Alianza Lima é de apenas três pontos. Será um passo importante na busca do título de campeão. No entanto, terão de esperar porque os Blanquiazules ainda têm hipóteses de os apanhar.

No entanto, a equipa de Fabián Bustos poderá festejar o título na próxima jornada, quando defrontar o Cienciano no domingo, 27 de outubro, às 18:00 locais, no estádio Monumental. Isso será uma realidade desde que os grones não conquistem mais do que três pontos e os merengues garantam os seis que têm em disputa.

Se os grone vencerem estes dois próximos jogos, o Universitario terá de esperar até à última jornada para poder levantar automaticamente o troféu nacional. Ou seja, até ao duelo com o Los Chankas em Andahuaylas.