Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Recrutamento do PSG: um triângulo amoroso entre Luis Enrique, Luís Campos e Mbappé

Luis Enrique e Luis Campos é uma dupla que pode durar?
Luis Enrique e Luis Campos é uma dupla que pode durar?AFP
Enquanto a equipa parisiense de Luis Enrique retomou os treinos esta semana, o plantel já ganhou forma, graças a Luís Campos... mas não exclusivamente. O novo treinador do PSG ajudou a esboçar o plantel para a temporada 2023/24. A única grande questão agora é o futuro de Kylian Mbappé.

Oficializado a 5 de julho, Luis Enrique abre um novo capítulo na sua carreira de treinador e inicia uma nova era no Paris Saint-Germain. Acima de tudo, a colaboração com outro Luís está a começar, mas, na verdade, parece estar em curso há algumas semanas.

Dupla vencedora?

"Vamos trabalhar como fazemos agora. Já coincidi com muitos diretores desportivos, mas para mim é uma honra trabalhar com Luis Campos. Tudo é fluido com ele e trocamos muito", disse Luis Enrique no dia da sua apresentação no Campus do PSG.

Na época passada, embora o diretor desportivo português conhecesse muito bem Christophe Galtier e prometesse uma boa relação de trabalho, o PSG não brilhou no mercado. Se olharmos para as chegadas dos últimos meses, verificamos que nem todas tiveram impacto.

É difícil fazer uma limpeza, esperando-se que os campeões franceses consigam que esta dupla 100% Luís seja ainda melhor para melhorar a equipa no seu conjunto. E olhando para as primeiras contratações para a época 2023/24, tudo parece indicar que o treinador espanhol já espalhou a palavra. De facto, a ideia é construir um verdadeiro espírito de solidariedade, como nas últimas experiências de Luis Enrique.

"Desde o dia em que falámos com o clube, pude dar a minha opinião. Estávamos a caminhar na mesma direção, entre as três partes (presidente, diretor desportivo e treinador). Estamos a trabalhar juntos, de mãos dadas", acrescentou o vencedor da Liga dos Campeões de 2015.

Isto significa que, mesmo antes da sua chegada, já estava totalmente envolvido no mercado parisiense. Não era ele que escolhia os jogadores, mas aprovava-os. Este facto, por si só, sugere um trabalho bem feito na equipa de gestão e é um bom presságio para a nova época. A antecipação é a chave para o sucesso do mercado e da pré-temporada, e todos os sinais parecem ser favoráveis.

Não é, aliás, por acaso que Sergio Ramos acabou por não continuar a sua aventura no PSG, depois de ter estado para ficar há poucas semanas. Ramos e Enrique nem sempre se deram bem, e este último deve ter dado a entender que não quer vê-lo jogar sob o seu comando...

Mais uma vez, a escolha é discutível, mas, de qualquer forma, o Paris Saint-Germain antecipou as contratações para o final da primavera.

Recrutamento antecipado

Com a assinatura oficial de Milan Skriniar no dia 6 de julho, Marco Asensio no dia 8 de julho, Ugarte e Kang-in Lee no dia 8 de julho e Lucas Hernández no dia 9 de julho, o PSG concluiu as contratações de vários jogadores muito bons logo no início da preparação para a temporada. Este é um indicador importante da situação de um clube.

É um indicador importante do bom momento de um clube, pois indica que a direção está a trabalhar com antecedência, algo a que o clube parisiense não está necessariamente habituado nos últimos anos. E tudo isso é fruto do excelente investimento de Luis Campos. As transferências foram concluídas há várias semanas.

Mas isso não é tudo, já que esses jogadores se encaixam nos planos de Luis Enrique. O projeto desportivo do Paris Saint-Germain está assim a ganhar forma. Ainda não se sabe como será em campo, mas é muito promissor, e pela primeira vez em muito tempo.

Os diferentes perfis que chegaram são realmente interessantes. Skriniar tem todas as características de um zagueiro central moderno, como provou nos últimos anos no Inter. Não há dúvida de que tem qualidade técnica para ser um elemento-chave da equipa do seu treinador espanhol. Fisicamente é um monstro e é capaz de fazer muito bem à defesa parisiense semana após semana. Pode complementar Marquinhos.

Asensio conhece bem Enrique, o que é uma boa vantagem, e o PSG não tem necessariamente um criador de jogadas descentradas como ele pode ser. Tecnicamente, será um grande jogador e uma grande adição à linha de ataque. Kang-in Lee poderá ser útil na rotação e trazer a sua velocidade e técnica para as alas. Por fim, Lucas Hernandez já era visado pela equipa parisiense há um ano. Desta vez, a transferência foi concretizada e o campeão do mundo de 2018 trará experiência a uma equipa parisiense que precisa dela.

Futura contratação de Luís Campos será determinada por Mbappé?

Apesar das seis novas chegadas no início da janela de transferências de verão, parece que o PSG ainda não terminou as compras. De acordo com informações obtidas pelo Flashscore, dois jogadores estão sendo observados: João Félix e Gabri Veiga.

O primeiro está de saída do Atlético de Madrid e a ligação com Jorge Mendes torna possível uma transferência para o clube da capital. Acima de tudo, o português está realmente interessado em jogar em Paris.

O segundo é um jovem promissor do Celta de Vigo, e a direção parisiense sente-se atraída pelo seu perfil de jogador. A equipa Luís Campos-Luis Enrique está entusiasmada com a perspetiva de o contratar. No entanto, a Premier League também está envolvida no caso há várias semanas, o que torna o negócio complicado.

Além disso, é provável que falte um grande jogador no ataque: um goleador. De acordo com a RMC Sport, a equipa de Paris gostaria de comprar Harry Kane, que parece querer deixar o Tottenham, mas o jogador não parece pensar assim. O capitão dos Três Leões terá dado prioridade ao Bayern de Munique nos últimos dias. Vale lembrar que a chegada de um atacante de ponta depende do futuro de um certo Kylian Mbappé.

De facto, o número 7 do PSG é atualmente uma figura chave em vários dossiers. Por enquanto, ainda não se sabe se ele deixará o PSG. Se isso acontecer, pode significar que o tempo do diretor desportivo no PSG está a chegar ao fim.