Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rémy Cabella, o médio ofensivo híbrido que pode facilitar a vida ao Lille

Julie Marchetti
Rémy Cabella nesta temporada.
Rémy Cabella nesta temporada.AFP
Titular absoluto do Lille, Rémy Cabella está a viver a sua segunda época como médio-ofensivo, tendo desempenhado um papel fundamental no sucesso da sua equipa eestá determinado a manter o ritmo na segunda volta da Ligue 1.

Cabella tem 33 anos, mas está tão animado quanto quando começou. O francês começou a sua segunda temporada no Lille em agosto e manteve-se fiel a um nível mais do que decente. Presença constante dentro e fora da área adversária, criou um bom número de chances para o Lille, embora o seu registo estatístico de 2023/24 inclua apenas um golo na Ligue 1 e dois na Liga Europa.

Um jogo híbrido

O génio ofensivo do francês já não precisa de ser questionado, ou mesmo demonstrado. Útil em todas as equipas a que pertenceu, sabe atacar, pressionar e projetar-se. A sua visão de jogo, aliada à sua rapidez de execução, enquadra-se perfeitamente na filosofia de Paulo Fonseca e do seu Lille: "Ofensivo, dominador, baseado na posse de bola e numa equipa que toma a iniciativa".

No 4-2-3-1 do português, Cabella ocupa a posição de número 10. E se a equipa perder a posse de bola, desloca-se para o flanco esquerdo. Assim, cobre mais o campo e os espaços que cobre são mais fáceis de serem explorados por dentro. Jogador sem medo, leva a bola para a frente e não hesita para criar golos para a sua equipa. Quer os golos sejam marcados com o seu próprio pé ou distribuídos pelos colegas de equipa.

No entanto, a sua capacidade de ajudar a sua equipa foi prejudicada em mais do que uma ocasião esta época. Por isso, começou os jogos no banco em outubro e só marcou um golo a 14 de janeiro contra o Lorient. Terá a oportunidade de voltar ao seu melhor nível nos próximos meses.

Os números de Cabella
Os números de CabellaFlashscore

"Talvez a segunda metade da época seja mais positiva para ele"

"O jogo não mudou, mas as outras equipas sim. As equipas que defendem baixo são difíceis de defrontar para jogadores como Rémy (Cabella), mas ele sabe ser decisivo e está a progredir. Agora ainda tem de ir mais longe", afirmou Paulo Fonseca no final de outubro de 2023. Desde então, o jogador fez duas grandes exibições na Europa e mostrou o seu valor contra o Lorient, apesar de ter regressado de uma lesão. Agora cabe-lhe a ele ultrapassar os grandes bloqueios defensivos e encontrar uma solução.

"O espaço é fundamental para um jogador como ele. Mas também é preciso ter um momento para pensar e ser decisivo. Ele tem a capacidade de tomar decisões. Isso vai acontecer", explicou o técnico português sobre o jogador.

Cabella conseguiu voltar na 18.ª jornada e provar que ainda tem muito para dar. O técnico português ficou satisfeito com o desempenho do seu médio ofensivo.

"Espero que este golo seja um ponto de viragem para ele. Esteve lesionado nas últimas semanas e só fez três treinos, mas recuperou muito bem. O golo é sempre importante para um jogador ofensivo como o Rémy (Cabella). Espero que ele comece bem o ano e talvez a segunda metade da época seja um pouco diferente, mais positiva para ele".

O próximo passo para o jogador é redescobrir completamente o seu jogo, a sua forma e o seu brilho. O mesmo que ele usou para levar o Lille ao topo na temporada passada.