Síntese da Ligue 1: Estrasburgo vence o Nantes (2-0) e Auxerre empata na fuga à despromoção
Ajaccio - Toulouse, 0-0
O Ajaccio está praticamente condenado a um regresso imediato à Ligue 2, após o empate com o Toulouse no Stade Francois Coty. O resultado significa o quarto empate sem golos em cinco jogos e o quinto consecutivo em casa.
Os comandados de Olivier Pantaloni precisavam de uma vitória contra o Toulouse, novo vencedor da Taça França, para manter as esperanças reais de evitar o retorno imediato ao segundo escalão. Depois de um início de jogo bastante equilibrado, o Toulouse viu Mohamed Youssouf falhar o alvo com um remate de fora da área, mas o Toulouse começou a entrar mais no jogo.
Autor de dois golos na goleada de 5-1 do Toulouse sobre o Nantes na final da Taça de França, Thijs Dallinga liderou o ataque tardio dos violetas e chutou para fora, antes de Zakaria Aboukhlal chutar por cima do travessão à queima-roupa. Pouco depois, o Toulouse alegou que Youssouf tinha tocado na bola dentro da área, mas o árbitro Florent Batta rejeitou o apelo após uma revisão do VAR. O Toulouse continuou a pressionar, mas não conseguiu chegar ao golo antes do intervalo.
Como se previa, os visitantes retomaram o ritmo e começaram a segunda parte por cima, com Fares Chaibi a rematar de cabeça para o fundo das redes. O Ajaccio manteve-se firme, mas continuava a oferecer muito pouco ao ataque, enquanto o Toulouse continuava a ameaçar os três pontos.
Chaibi esteve mais perto de abrir o placar aos 72 minutos, quando obrigou François-Joseph Sollacaro a uma bela defesa, e o Ajaccio finalmente começou a reagir.
O Ajaccio finalmente começou a reagir. Pegando os visitantes desprevenidos, Ivane Chegra quase deu aos donos da casa algo para comemorar momentos depois, mas a promissora chance do jovem internacional argelino dentro da área foi frustrada por Maxime Dupe. Para piorar ainda mais a situação dos donos da casa, o Ajaccio viu um penálti marcado a seu favor ser anulado pelo VAR, e o jogo terminou sem gols.
O Ajaccio está agora a 11 pontos da zona de segurança, a quatro jogos do fim do campeonato. O Ajaccio está a 11 pontos da zona de rebaixamento a quatro rodadas do fim do campeonato e tem um saldo de gols muito inferior ao dos times que estão acima dele.
Auxerre - Clermont, 1-1
Embora o Auxerre tenha encerrado a série de vitórias do Clermont com um empate (1-1) no Stade Abbe Deschamps, o clube lamenta a oportunidade perdida de se distanciar do descenso.
O Clermont tentava aumentar para seis jogos a sua série de vitórias na Ligue 1 contra um Auxerre ameaçado pela despromoção, que precisava se recuperar após a derrota com o Marselha, resultado que acabou com a invencibilidade de quatro jogos.
Os visitantes quase começaram da melhor forma, quando Grejohn Kyei teve uma oportunidade clara de golo, mas foi travado por uma excelente defesa de Ionut Radu. Os anfitriões responderam com uma oportunidade de ouro, mas esta também foi desperdiçada quando Gauthier Hein não conseguiu converter um cruzamento rasteiro de seis metros.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, os anfitriões dominaram o jogo e, depois de um cabeceamento de Jubal que foi desviado pela linha de fundo na sequência de um canto, chegaram merecidamente à vantagem à beira do intervalo através de um golo de Souleymane Touré. Foi o primeiro golo do jovem de 20 anos na época e não podia ter surgido em melhor altura.
No entanto, o bom trabalho dos donos da casa foi rapidamente anulado no segundo tempo, quando o Clermont passou a dominar a partida.
O Clermont conseguiu impor-se no jogo, mas foi preciso um golpe de sorte para que o Auxerre empatasse: um remate desviado em Neto Borges, que permitiu que deixou a bola de bandeja para Saif-Eddine Khaoui marcar.
O Auxerre também continuou com a má sorte: Han-Noah Massengo viu seu remate bater na trave e cair nos braços de um aliviado Mory Diaw, depois que o meio-campista passou a bola por entre as pernas do guarda-redes do Clermont.
Com três dos cinco jogos restantes contra equipas que estão entre os oito primeiros, o Auxerre estava ansioso para conquistar três pontos e pressionou o adversário até o apito final. No entanto, o histórico conjunto gaulês teve de se contentar com o empate, o que o deixa em 16º lugar e a apenas dois pontos do Nantes, na última posição do grupo de rebaixamento.
Lorient - Brest, 2-1
O Lorient subiu para a metade de cima da tabela da Ligue 1 ao vencer o Brest por 2-1 no Stade du Moustoir. Os comandados do técnico Regis Le Bris conseguiram a primeira derrota do Brest desde março e mantiveram os Piratas na luta pela sobrevivência na primeira divisão.
O Lorient entrou em campo cheio de confiança após a histórica vitória por 3-1 sobre o Paris Saint-Germain na capital francesa no último fim de semana, mas teve dificuldades para se impor em uma primeira meia hora de jogo sem grandes emoções.
A equipa estava apenas a um triunfo de registar o seu maior número de vitórias nesta fase da Ligue 1 e acabaria por ser a equipa a quebrar o impasse com o aproximar do intervalo.
O avançado internacional do Mali Ibrahima Koné marcou pela terceira vez em seis jogos, subindo mais alto para cabecear para o fundo das redes o remate impressionante de Montassar Talbi.
A desvantagem no marcador era um sinal de perigo para os visitantes, que tinham perdido todos os seus seis jogos anteriores no campeonato fora de casa. Para acabar com esse péssimo retrospecto, o Brest quase empatou logo após o golo sofrido, mas a cabeçada de Jeremy Le Douaron não passou da trave.
O Brest foi obrigado a sofrer com o erro aos seis minutos do segundo tempo, quando Koné dobrou a vantagem com um belo remateno canto após uma boa troca de passes com Romain Faivre, emprestado pelo Lyon.
Com dois golos de desvantagem, os Piratas tinham uma tarefa árdua para voltar ao jogo, mas tiveram a oportunidade de reduzir quando Yoann Cathline, atacante do Lorient, derrubou Jean-Kevin Duverne na área.
Romain Del Castillo não cometeu nenhum erro na cobrança do penálti, com um remate certeiro que passou por Yvon Mvogo.
Apesar de ter reduzido a vantagem para metade, o Lorient não foi incomodado pelo Brest na fase final do jogo e conseguiu a primeira vitória consecutiva no campeonato desde Outubro, apesar de Jean-Victor Makengo ter recebido o segundo cartão vermelho nos descontos, por ter sido advertido pela segunda vez em sete minutos.
O Brest continua apenas três pontos acima da zona de rebaixamento da Ligue 1, depois de sofrer sua primeira derrota em sete jogos.
Nantes - Estrasburgo, 0-2
O Estrasburgo conquistou a terceira vitória nos últimos quatro jogos da Ligue 1 ao derrotar o Nantes por 2-0 no Stade de la Beaujoire.
As duas equipas entraram em campo em 17.º e 16.º lugar, separadas apenas pela diferença de golos, e ambas sabiam que podiam colocar três pontos de distância da zona de descida com uma vitória.
A primeira parte do jogo foi tensa, com ambos os lados a procurarem manter-se compactas. De facto, pouco aconteceu até aos 25 minutos, altura em que o jogo ganhou vida. Primeiro, Andrei Girotto que fez o primeiro remate da partida, cabeceando direto para as mãos de Mathieu Sels após um canto, e Morgan Sanson foi imediatamente para o outro lado e obrigou o guardião do Nantes, Alban Lafont, a fazer uma importante defesa.
Os anfitriões pareciam ter sobrevivido a esse ataque, mas, segundos depois, o árbitro Benoit Bastien apontou para a marca de penálti quando Jean-Ricner Bellegarde foi derrubado dentro da área por Jean-Charles Castelletto. Habib Diallo tinha marcado três golos em outros tantos jogos fora de casa antes do pontapé de saída e, da marca de 11 metros, voltou a marcar.
Fabián Centonze desperdiçou uma boa oportunidade para empatar, atirando por cima da barra a partir de uma boa posição, mas só depois de Lafont ter negado o segundo golo a Diallo no outro lado. O guarda-redes da equipa da casa precisou reagir bem para impedir Alexander Djiku nos acréscimos do primeiro tempo, com o rebote de Maxime Le Marchand sendo afastado pela linha de fundo.
O técnico do Nantes, Antoine Kombouare, esperava que suas palavras no intervalo inspirassem os seus comandados a recuperarem, mas pareceram ter o efeito oposto. Em menos de dois minutos, o Estrasburgo dobrou a vantagem com Diallo, que tocou para Habib Diarra, que bateu Lafont com tranquilidade.
Os donos da casa, que vinham de uma vergonhosa derrota frente ao Toulouse na última final Taça de França, tentaram de tudo, mas, com exceção de um livre de Florent Mollet, Sels não teve trabalho.
Com o resultado, o Nantes não vence há 11 jogos no campeonato francês e está a dois pontos da zona de segurança. O Estrasburgo, por sua vez, ainda não está livre de problemas, mas subiu para o 14.º lugar na tabela e pode encarar o resto da temporada com um pouco menos de pressão sobre os ombros.