Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Surpresas do fim-de-semana de acordo com os dados: Cluj, Frankfurt e Bétis

11Hacks / Filip Novák
Frankfurt enfrenta um adversário complicado em Gladbach
Frankfurt enfrenta um adversário complicado em GladbachProfimedia
Quem vai ganhar? A questão chave que os fãs do desporto e os conhecedores abordam diariamente em todo o mundo. Na maioria das vezes, porém, são guiados pelos sentimentos e pelas suas próprias impressões em vez de números inquestionáveis. A resposta certa a esta pergunta pode muitas vezes ser muito valiosa. Especialmente se for a hesitação do favorito. O Flashscore traz-lhe, portanto, todas as sextas-feiras, em cooperação com uma equipa de analistas da 11Hacks, a análise dos jogos que os números mostram que podem ter um resultado inesperado.

CFR Cluj - Sepsi, sábado 17:00

Sepsi é um fenómeno analítico na atual edição da primeira divisão romena. De acordo com a métrica de pontos esperados, que tem em conta a qualidade das oportunidades criadas e permitidas, e depois calcula a probabilidade de uma equipa ganhar, perder ou empatar o jogo, devia estar na liderança da prova.

Na realidade, porém, a equipa acumulou menos 17 pontos do que o valor esperado e está apenas em quinto lugar no grupo de apuramento do campeão. As probabilidades de ganhar o troféu podem ter desaparecido, mas o segundo classificado Cluj não terá facilidade contra o Sepsi no jogo de sábado.

Pontos e pontos esperados na Roménia
Pontos e pontos esperados na RoméniaFlashscore

Sepsi tem a melhor defesa da liga em termos de volume e qualidade de oportunidades de remate permitidas. É esperado que marquem 0,74 golos (xGa) por jogo contra eles, um número semelhante ao do Manchester City na Premier League ou do Nápoles na Serie A. Cluj está a cerca de 0,9 na métrica de xGa. A qualidade das oportunidades criadas também é favorável ao Sepsi -  a 1,3 xG por jogo - em comparação com 1,2 por Cluj.

A análise dos passes no último terço do campo mostra que Cluj concede o maior volume de oportunidades a partir de cruzamentos das faixas e da linha de fundo, sendo que é também vulnerável a passes curtos que se dirigem para a a área a partir da ala. Sepsi é  uma equipa que tem à sua disposição um arsenal de um grande número de soluções ofensivas, e são estes tipos de passes que desempenham um papel importante. O centro do campo é muito bem defendido por Cluj e Sepsi provavelmente não terá lá muito espaço. No entanto, se eles atacarem pelos flancos, os seus jogadores serão perigosos.

Frankfurt - Mönchengladbach, sábado 17:30

Os adeptos do Frankfurt poderão ter uma surpresa desagradável no sábado. Borussia Mönchengladbach chega ao Deutsche Bank Park e será mais do que um adversário em igualdade de circunstâncias para a sétima melhor equipa do campeonato. Ambas os conjuntos estão a gerar cerca de 1,4 golos por jogo até agora nesta época e as suas defesas também são semelhantes.

Enquanto o Mönchengladbach está a permitir aos adversários oportunidades ligeiramente melhores, o desempenho muito errático do guarda-redes de Frankfurt, Kevin Trapp, também deve ser tido em conta. Ele não conseguiu aproveitar uma excelente época anterior, durante a qual ele e o guarda-redes Stefan Ortega, então no Armininia Bielefeld (actualmente guarda-redes do Manchester City) dominaram a maioria dos dados importantes que avaliam a qualidade da marcação de golos. Agora está a ter um desempenho bem abaixo da média nessas mesmas métricas.

Além disso, Borussia poderá utilizar duas das suas características mais fortes contra o Frankfurt, bolas paradas e contra-ataques rápidos. Eles são o sétimo conjunto melhor da Bundesliga no volume total de oportunidades a partir das bolas paradas, sendo que os pontapés de canto são mesmo os segundos mais eficazes apenas atrás do RB Leipzig. O Eintracht Frankfurt está apenas em 12º lugar na liga na defesa destas situações. Apenas as equipas na base da tabela sofreram mais golos: Hertha, Augsburgo e Bochum.

Mönchengladbach é também uma das equipas que mais vezes consegue sair em contra-ataque na competição e a sua quantidade é apoiada pela qualidade. Apenas Bayern, RB Leipzig e Leverkusen criaram melhores oportunidades neste tipo de lances. O Borussia abre melhor as defesas dos adversários com passes diagonais a partir do meio do campo. Juntamente com os passes atrasados, estas são as situações que Frankfurt defende com menos qualidade. Manter a baliza inviolada será uma tarefa muito difícil.

Bétis - Espanhol, sábado 17:30

O Espanhol está a atravessar um período difícil. Perderam cinco jogos seguidos, caíram para o último lugar da LaLiga e agora enfrentam o sexto classificado Bétis, que terá a vantagem de jogar em casa. Uma partida simples? As aparências podem enganar.

A posição actual de ambas as equipas na tabela está longe de corresponder ao que estão a fazer no campo. De acordo com a métrica dos pontos esperados, ambos os adversários devem estar no meio da tabela e a qualidade das suas defesas e ataques são, de um ponto de vista analítico, praticamente idênticos.

A arma forte de Espanhol é a bola parada a partir do qual eles criam as oportunidades mais perigosas da prova. Os seus pontapés de canto, em particular, são muito eficazes - apesar de terem um número abaixo da média por jogo, apenas quatro outras equipas marcaram mais golos a partir deste tipo de lances. Bétis é um alvo ideal, uma vez que é uma das equipas que defende o pior em termos de lidar com situações de bolas paradas.

A eficácia nas bolas paradas
A eficácia nas bolas paradasFlashscore

Ao mesmo tempo, isto não significa que a equipa de Barcelona dependa apenas de cruzamentos no ataque. Muitas vezes, eles recebem passes dentro da área e podem criar oportunidades de qualidade. Além disso, o Bétis é muito vulnerável a estas situações. Uma nova mudança de treinador poderia ser um impulso para o Espanhol em crise. Luis García, que está intimamente ligado ao clube como antigo jogador, assumiu o leme na semana passada e poderia funcionar como um bom motivador nas próximas rondas.