Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Toulouse-Lyon: mais um encontro da Ligue 1 entre duas equipas em grande forma

Eliott Lafleur
O'Brien salta mais alto do que os adversários, no jogo de dezembro
O'Brien salta mais alto do que os adversários, no jogo de dezembroAFP
No último fim de semana, o Toulouse sofreu um revés, enquanto o Lyon regressou às vitórias. As duas equipas voltam a encontrar-se esta sexta-feira, no jogo de abertura da 26.ª jornada da Ligue 1. Um duelo que promete, mais uma vez, ser muito interessante para cada uma das duas equipas.

É um jogo após o outro para o Toulouse FC e o Olympique Lyon. A pausa internacional é suscetível de fazer bem às duas equipas, uma vez que os jogos difíceis têm vindo a acumular-se. Por um lado, os comandados de Carles Martinez Novell recuperaram nos últimos tempo,s ao vencerem equipas como o Mónaco, o Lille e o Nice, enquanto que, por outro lado, os comandados de Pierre Sage venceram o Marselha, o Nice e o Lorient.

Em suma, Toulouse e Lyon estão numa fase de ascensão, e ojogo desta sexta-feira poderá ser complicado para ambas as equipas.

Manter a invencibilidade no Estádio

"O Lyon é uma grande equipa com muitos jogadores talentosos. A equipa é forte com e sem bola e está a atravessar uma fase muito boa, com muitos pontos conquistados. Será um jogo muito complicado e teremos de dar o melhor de nós", afirmou Carles Martinez Novell na conferência de imprensa de antevisão da partida.

É uma declaração bastante comum, mas que reflete uma certa cautela por parte da equipe de Toulouse. E faz sentido, tendo em conta a época que atravessam. Atualmente em 11.º na Ligue 1, o Toulouse ainda está longe dos lugares de despromoção, com apenas quatro pontos a separá-lo do Nantes, que pretende chegar ao play-off.

Mas, além das palavras do treinador espanhol, há todos os motivos para acreditar que o Toulouse irá para o jogo com confiança, mas também com a ambição de trazer para casa outro bom resultado. Nos últimos dez jogos, somou 16 pontos, mais de metade dos acumulados na primeira metade da época. Além disso, se considerarmos a classificação atualizada com base na forma de todos, o Toulouse está em 7.º, a posição de um clube que joga pela Europa - o que inevitavelmente deixa muita esperança para o sprint final.

Esta sexta-feira, depois de perder com o Le Havre no fim de semana passado, a receção do Lyon é uma oportunidade de se recuperar imediatamente, a fim de manter a confiança acumulada.

Duas vitórias consecutivas fora de casa

"Vai ser um jogo diferente daquele contra o Lorient, porque o Toulouse é uma equipa que está ainda mais focada no jogo vertical. Eles mudaram o seu estilo de jogo e estão a obter bons resultados. Cabe-nos a nós gerir bem esse aspeto. Vamos tentar reproduzir a mesma abordagem que usamos contra o Lorient para impedi-los de jogar", afirmou Pierre Sage na conferência de imprensa de antevisão.

Mesmo fora de casa, o Lyon não quer ser muito cauteloso. Pelo contrário, querem jogar o jogo e esperam impor o seu ritmo para assumir o controlo da partida. Uma abordagem relativamente ofensiva que oferece um bom espetáculo. Do ponto de vista filosófico, é uma mentalidade pouco defendida na Ligue 1, e o treinador do Rhone está a conquistar cada vez mais observadores com o passar das semanas.

O Toulouse foi avisado: os Gones vão chegar com a faca entre os dentes. E, de certa forma, isso é compreensível, porque é exatamente com essa intenção que o Lyon encontrou a sua forma nas últimas semanas. Simplesmente, a equipa de Pierre Sage está numa fase de qualificação para a Liga dos Campeões há 15 jogos. Apenas PSG, Brest e Lens estão a fazer melhor.

Agora é certo que o Lyon está melhor e pode até mesmo ter uma hipótese de conseguir uma vaga na Europa até ao final da temporada... Mas para Sage e seus jogadores, a permanência continua a ser o objetivo número um.

"De qualquer forma, vamos para este jogo determinados a vencer e alcançar o nosso objetivo. Precisamos de ganhar em Toulouse. Antes da pausa, tínhamos 16 pontos em 17 jogos, e agora temos 15 a 9 jogos do fim. Seja em casa ou fora, nossa abordagem não muda muito. O importante é confirmar a nossa evolução ao longo do tempo", defendeu o treinador.

Siga o Toulouse-Lyon no Flashscore