Toulouse-Lyon: mais um encontro da Ligue 1 entre duas equipas em grande forma
É um jogo após o outro para o Toulouse FC e o Olympique Lyon. A pausa internacional é suscetível de fazer bem às duas equipas, uma vez que os jogos difíceis têm vindo a acumular-se. Por um lado, os comandados de Carles Martinez Novell recuperaram nos últimos tempo,s ao vencerem equipas como o Mónaco, o Lille e o Nice, enquanto que, por outro lado, os comandados de Pierre Sage venceram o Marselha, o Nice e o Lorient.
Em suma, Toulouse e Lyon estão numa fase de ascensão, e ojogo desta sexta-feira poderá ser complicado para ambas as equipas.
Manter a invencibilidade no Estádio
"O Lyon é uma grande equipa com muitos jogadores talentosos. A equipa é forte com e sem bola e está a atravessar uma fase muito boa, com muitos pontos conquistados. Será um jogo muito complicado e teremos de dar o melhor de nós", afirmou Carles Martinez Novell na conferência de imprensa de antevisão da partida.
É uma declaração bastante comum, mas que reflete uma certa cautela por parte da equipe de Toulouse. E faz sentido, tendo em conta a época que atravessam. Atualmente em 11.º na Ligue 1, o Toulouse ainda está longe dos lugares de despromoção, com apenas quatro pontos a separá-lo do Nantes, que pretende chegar ao play-off.
Mas, além das palavras do treinador espanhol, há todos os motivos para acreditar que o Toulouse irá para o jogo com confiança, mas também com a ambição de trazer para casa outro bom resultado. Nos últimos dez jogos, somou 16 pontos, mais de metade dos acumulados na primeira metade da época. Além disso, se considerarmos a classificação atualizada com base na forma de todos, o Toulouse está em 7.º, a posição de um clube que joga pela Europa - o que inevitavelmente deixa muita esperança para o sprint final.
Esta sexta-feira, depois de perder com o Le Havre no fim de semana passado, a receção do Lyon é uma oportunidade de se recuperar imediatamente, a fim de manter a confiança acumulada.
Duas vitórias consecutivas fora de casa
"Vai ser um jogo diferente daquele contra o Lorient, porque o Toulouse é uma equipa que está ainda mais focada no jogo vertical. Eles mudaram o seu estilo de jogo e estão a obter bons resultados. Cabe-nos a nós gerir bem esse aspeto. Vamos tentar reproduzir a mesma abordagem que usamos contra o Lorient para impedi-los de jogar", afirmou Pierre Sage na conferência de imprensa de antevisão.
Mesmo fora de casa, o Lyon não quer ser muito cauteloso. Pelo contrário, querem jogar o jogo e esperam impor o seu ritmo para assumir o controlo da partida. Uma abordagem relativamente ofensiva que oferece um bom espetáculo. Do ponto de vista filosófico, é uma mentalidade pouco defendida na Ligue 1, e o treinador do Rhone está a conquistar cada vez mais observadores com o passar das semanas.
O Toulouse foi avisado: os Gones vão chegar com a faca entre os dentes. E, de certa forma, isso é compreensível, porque é exatamente com essa intenção que o Lyon encontrou a sua forma nas últimas semanas. Simplesmente, a equipa de Pierre Sage está numa fase de qualificação para a Liga dos Campeões há 15 jogos. Apenas PSG, Brest e Lens estão a fazer melhor.
Agora é certo que o Lyon está melhor e pode até mesmo ter uma hipótese de conseguir uma vaga na Europa até ao final da temporada... Mas para Sage e seus jogadores, a permanência continua a ser o objetivo número um.
"De qualquer forma, vamos para este jogo determinados a vencer e alcançar o nosso objetivo. Precisamos de ganhar em Toulouse. Antes da pausa, tínhamos 16 pontos em 17 jogos, e agora temos 15 a 9 jogos do fim. Seja em casa ou fora, nossa abordagem não muda muito. O importante é confirmar a nossa evolução ao longo do tempo", defendeu o treinador.