Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Warta Poznan desceu mas garante que só vai competir na liga polaca se jogar no Bulgarska

Warta Poznan não conseguiu garantir a permanência na Ekstraklasa
Warta Poznan não conseguiu garantir a permanência na EkstraklasaProfimedia
Palavras fortes do proprietário do Warta Poznan, clube que desceu ao segundo escalão do futebol polaco: "Se não se chegar a um acordo relativamente a um jogo na Bulgarska Street, não nos juntaremos à competição da Fortuna 1 League". Foi dado um ultimato esta segunda-feira, mas também uma garantia de que o Warta está determinado a jogar em Poznań, mesmo que os jogadores tenham de mudar de roupa no autocarro.

Aconferência de imprensa do proprietário e presidente do Warta Poznan foi realizada ao meio-dia desta segunda-feira. O clube, despromovido da Ekstraklasa, encontra-se numa situação extremamente difícil.

O atual proprietário Bartlomiej Farjaszewski, durante uma reunião com os meios de comunicação social, abordou o cenário sem rodeios.

"Se não se chegar a um acordo sobre o jogo na Rua Bulgarska, não entraremos na I Liga", declarou, considerando o regresso a Poznań como uma condição necessária para continuar a investir no clube.

"Se o Warta regressar a Poznań, garanto mais construção e apoio ao clube. Sem o estádio, não sou capaz de o fazer", garantiu.

O clube indicou Poznań no seu pedido de licença, como a cidade em que os jogos serão disputados, e certamente não será possível organizá-los na Droga Dębińska, onde o antigo edifício do clube Warta foi demolido há exatamente quatro meses.

No entanto, a cidade não cumpriu o seu compromisso de criar as infra-estruturas necessárias para que o clube possa funcionar nesse local durante anos.

Em meados de junho, faz um ano que foi apresentado o projeto do novo estádio do Warta, mas o governo local não parece interessado neste investimento. Apenas foi iniciado o processo de procura de um parceiro na fórmula de parceria público-privada (PPP), na qual nenhum investimento num estádio de futebol na Polónia foi bem sucedido.

Warta pode jogar no Bulgarska?

O Warta garante que não regressará a Grodzisk Wielkopolski. O plano inicial é que o Warta e o Lech joguem em simultâneo no Bulgarska, mas essa fusão gera complicações consideráveis. Conhecido em toda a Polónia é o problema da forma mal concebida do estádio, que torna difícil a manutenção do relvado já com um calendário que envolve uma só equipa. Outro problema são os balneários.

"Não há acesso ao balneário do Lech para nós. E o balneário do Warta Poznan não existe nas instalações da Rua Bulgarska", explicou o presidente do clube, Artur Meissner.

Artur Meissner garante que a equipa até pode mudar de roupa em casa ou no autocarro, tal é a vontade de jogar na sua cidade.

Outra questão é o custo do aluguer do estádio, onde o Warta não consegue encher sequer uma bancada.

"Se forem essas as condições (de aluguer do Estádio Municipal), onde o Warta costumava realizar os jogos do dérbi, o clube terá condições para o pagar", garantiu.

"Até 18 de junho, o comité de licenciamento deve conhecer a decisão oficial sobre jogar no estádio em Poznań. Este prazo é improrrogável", acrescentou.