Yusuf Yazici, o renascimento do polivalente jogador do Lille

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Yusuf Yazici, o renascimento do polivalente jogador do Lille

Yusuf Yazici ganhou renovado peso nas contas de Paulo Fonseca
Yusuf Yazici ganhou renovado peso nas contas de Paulo FonsecaAFP
Regressado de empréstimo no verão de 2023, o avançado turco tem vindo a recuperar gradualmente o seu lugar no plantel do Lille. Além disso, oferece ao português Paulo Fonseca uma boa alternativa ofensiva quando as coisas não parecem estar a correr bem para os Dogues.

Leva nove golos e duas assistências em todas as competições esta temporada. Yusuf Yazici conquistou um lugar nos planos de Paulo Fonseca e de toda a equipa do Lille. No entanto, não se trata de uma conclusão precipitada. Depois de voltar de um empréstimo no verão e de uma longa lesão sofrida na Turquia no ano passado, o jogador de 27 anos não tinha certezas. Seis meses depois, tornou-se um dos principais jogadores dos Dogues, e o seu impacto - especialmente fora do banco - é evidente.

Uma arma ofensiva versátil

"Hoje, ele está pronto para jogar em várias áreas", disse Benjamin André, descrevendo uma das melhores características do jogador turco em dezembro do ano passado. Embora Yazici seja considerado um médio ofensivo, tem dado ao Lille uma vantagem como avançado esta temporada. Com a sua altura (1,83 metros), mas também graças à sua forte capacidade de cabeceamento, tem conseguido causar problemas às defesas adversárias e tem sido um dos goleadores da equipa.

Substituído como número 9 enquanto Jonathan David lutava para encontrar consistência, foi-lhe dada a oportunidade de encontrar um papel diferente do número 10, que ele também pode assumir se for solicitado.

"Sim, fiquei um pouco surpreso", admitiu o capitão há um mês.

"Apesar de ser um jogador ofensivo, tivemos de ousar colocá-lo ali. Para o fazer compreender esta posição. Mas ele assimilou-a bem", acrescentou.

Com a sua boa visão de jogo e visão de baliza, Yazici facilita a circulação da bola no campo e na área adversária. E isso pode mudar o rumo de uma partida.

"Acho que o papel de número 9 lhe cai muito bem. Obviamente, não tem as mesmas qualidades de Jonathan David em termos de corrida e volume de jogo, mas dá-nos mais um toque. É bom porque são dois perfis diferentes. Vê-se nas suas estatísticas, ele está confiante", explicou.

Ganhar consistência

Não é a coisa mais fácil do mundo deixar a sua marca no Lille. Todas as posições são ocupadas por jogadores com grandes qualidades, e no ataque há falta de lugares. Mas isso não impediu Yazici de se destacar. Muito pelo contrário. Sabendo o impacto que causa quando entra em campo, dá sempre o seu melhor para mudar a situação.

Por isso, os seus companheiros de equipa e Paulo Fonseca podem contar com ele quando algo corre mal. Contra o Montpellier, no fim de semana passado, por exemplo, foi ele que mudou as linhas da equipa da casa em busca de uma abertura. No entanto, as suas exibições contra o PSG (17/12) e o Lorient (14/01) não foram as melhores. Por isso, precisa de encontrar consistência se quiser ser titular mais vezes.

Mas uma coisa é certa: com ele, o Lille tem muito a ganhar na Ligue 1 e na Liga Europa. E não se pode descartar uma nova ascensão na segunda metade da temporada. Agora, cabe ao turco trabalhar duro e se tornar ainda mais conhecido pelos Dogues nos próximos jogos.

Os números de Yusuf Yazici
Os números de Yusuf YaziciFlashscore