Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estádio "Michael Klein" muda de nome para "Corvinul 1921 Hunedoara"

Estádio do Corvinul Hunedoara obrigado a mudar de nome
Estádio do Corvinul Hunedoara obrigado a mudar de nomeČTK / imago sportfotodienst / IMAGO
A Câmara Municipal de Hunedoara, na Roménoa, decidiu esta sexta-feira mudar o nome do Complexo Desportivo "Michael Klein" para "Corvinul 1921 Hunedoara", segundo um comunicado de imprensa da equipa de futebol da segunda divisão.

De acordo com a fonte citada, a decisão surge no contexto em que, nos últimos quatro meses, através de vários endereços, as herdeiras do futebolista símbolo de Hunedoara (mulher e filha) notificaram a Câmara Municipal de Hunedoara sobre o facto de serem proprietárias da marca registada "Michael Klein" (pedido apresentado ao Instituto Estatal de Invenções e Marcas em 08.03.03.2023, tendo a marca sido concedida em 18.12.2023 pela instituição supramencionada), demonstrando que não foram consultados, informados e que o seu consentimento escrito não foi obtido há mais de 13 anos, quando a Câmara Municipal decidiu alterar o nome do Estádio "Corvinul" para Complexo Desportivo "Michael Klein", através da HCL n.º 139 de 28.07.2011.

A Câmara Municipal de Hunedoara é proprietária da marca "FC Corvinul 1921 Hunedoara" e, no contexto acima referido, a instituição foi obrigada a alterar o nome do complexo desportivo (implicitamente o estádio), uma decisão adotada hoje por uma decisão do Conselho Municipal.

"A direção da Câmara Municipal de Hunedoara tentou, em conjunto com os herdeiros de Michael Klein e os seus representantes legais, encontrar uma solução para não chegar a uma situação em que o nome do estádio fosse alterado, mas as discussões não tiveram o resultado desejado pelo município. Do ponto de vista das herdeiras, a única solução aceitável teria sido a celebração de um contrato de licença para que o estádio pudesse continuar a chamar-se "Michael Klein" (tanto o estádio atual como o novo estádio a construir pela National Investment Company). Este contrato teria muito provavelmente implicado o pagamento de algum dinheiro. A Câmara Municipal de Hunedoara considera que não existe um quadro legal para pagar dinheiro público pela utilização de uma marca registada, como não existia no caso da marca "FC Corvinul 1921 Hunedoara", uma marca recuperada pelo município em 2021 com a ajuda de dinheiro privado doado por amantes do futebol Hunedoara e dos seus símbolos", lê-se no comunicado de imprensa da equipa Corvinul Hunedoara.

Para além de mudar o nome do atual estádio, a Câmara Municipal de Hunedoara teve também de pedir à Companhia Nacional de Investimentos que mudasse o nome do projeto de construção do novo estádio na cidade. Assim, o novo recinto chamar-se-á também "Stadionul Corvinul 1921 Hunedoara", uma decisão tomada para evitar possíveis situações de litígio.

Na última notificação, enviada através de um escritório de advogados a 4 de setembro de 2024, tanto à Câmara Municipal de Hunedoara como ao Clube Desportivo Corvinul, para além do pedido para que deixem de utilizar "sob qualquer forma o nome e a imagem de Michael Klein, respetivamente a marca Michael Klein" sem o consentimento dos herdeiros, pede-se ainda o pagamento da quantia de 8.000 euros "recebida pela venda em leilão, em 4 de setembro de 2021, da camisola Michael Klein, valor atualizado com o índice de inflação e juros legais".

"Recordamos que, no dia 4 de setembro, a Câmara Municipal de Hunedoara, no âmbito do evento "Corvinul Centenary Football", organizou, para além dos extensos eventos realizados no estádio, um jantar durante o qual particulares doaram dinheiro para recuperar a marca "FC Corvinul 1921 Hunedoara". No evento, em troca do dinheiro doado, os particulares em questão receberam t-shirts com os nomes de antigos jogadores do Corvinul, jogadores da seleção nacional romena e jogadores de equipas europeias famosas. O chamado 'leilão de t-shirts' foi apenas uma forma de entretenimento oferecido aos convidados doadores e não um verdadeiro leilão", afirmam os responsáveis do clube húngaro.