Antevisão Liga 3: Chegou a hora das decisões no Puro Futebol
A fase regular da Liga 3 terminou no último fim de semana do mês de janeiro e após duas semanas de descanso, o "Puro Futebol" está de volta, com as equipas a serem divididas em duas fases: subida e manutenção.
Fase de subida
Os quatro primeiros classificados de cada uma das duas séries - Série A (Felgueiras 1932, Lusitânia de Lourosa, Varzim e SC Braga B) e Série B (Académica, Alverca, Atlético e SC Covilhã) - avançam para a fase de subida e pouco importa o que fizeram para trás. Apenas uma certeza no arranque: todos já garantiram, pelo menos, a manutenção.
No novo modelo do terceiro escalão, as oito equipas juntam-se num único campeonato, jogado a duas voltas, com 14 jornadas, e começam todos com zero pontos.
No final, o primeiro e segundo classificados garantem a promoção direta para a Liga 2, versão 2024/25, e o terceiro classificado reserva um lugar no play-off de promoção/despromoção com o antepenúltimo classificado da Liga 2.
Fase de manutenção
As restantes 16 equipas disputam a fase de manutenção, ligeiramente diferente da fase de subida, dividida em duas séries tendo em conta a localização geográfica, tal como acontecera na fase regular.
Além dessa divisão em duas séries, há outro aspeto relevante e que a distingue da fase de subida: a classificação na fase regular teve influência para a atribuição de uma pontuação para a fase de manutenção. Os 5.º classificados começam com seis pontos, os 6.º começam com cinco pontos e por aí adiante, até ao último classificado, com um ponto.
No final do mini-campeonato a duas voltas, os dois últimos classificados de cada série, num total de quatro clubes, descem ao Campeonato de Portugal.
Série 1: Canelas (6 pontos), Fafe (5 pontos), Trofense (4 pontos), Anadia (3 pontos), AD Sanjoanense (2 pontos) e Vianense (1 ponto).
Série 2: Sporting B (6 pontos), Caldas (5 pontos), Oliveira do Hospital (4 pontos), Amora (3 pontos), Pêro Pinheiro (2 pontos) e 1.º Dezembro (1 ponto).
As entrevistas:
Agostinho Bento, Felgueiras 1932 - "Não queremos que seja um 3.º ano de frustração"
Tiago Moutinho, Académica - "É um orgulho enorme representar a Académica"
Jorge Pinto, Lusitânia de Lourosa - "Queremos valorizar jogadores e clube nesta fase"
Tiago Zorro, Atlético CP - "A pressão que temos é a de jogar no Atlético"
Vítor Paneira, Varzim - "A responsabilidade é sempre enorme no Varzim"
João Pereira, Alverca - "Viemos para subir de divisão"
Custódio Castro, SC Braga B - "Queremos formar jogadores a vencer"
Alex Costa, SC Covilhã - "Queremos honrar aquilo que era o objetivo do presidente"