Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entrevista Flashscore a Miguel Pereira: "Quero colocar o Felgueiras noutros patamares"

Miguel Pereira em destaque no arranque do Felgueiras, na Liga 3
Miguel Pereira em destaque no arranque do Felgueiras, na Liga 3Futebol Club de Felgueiras 1932
O Felgueiras esteve na luta pela subida à Liga 2 nas duas últimas temporadas, mas o regresso aos campeonatos profissionais ficou em suspenso e a esperança foi renovada à partida para a terceira edição da Liga 3. Entre as várias caras novas, Miguel Pereira regressou ao histórico emblema portuense para ajudar a escrever essa nova página de história e os três golos apontados na última jornada, frente ao Canelas (8-0), dão cor ao bom momento do jovem avançado.

Miguel Pereira é o protagonista desta história. Autor de três golos na expressiva vitória do Felgueiras na visita ao terreno do Canelas (8-0), em encontro da 3.ª jornada da Liga 3, o avançado de 24 anos voltou a um clube que considera casa para ser feliz e partilhar essa felicidade com os "exigentes e apaixonados" adeptos de um emblema que já passou pela montra da Liga Portugal.

"Fui sempre muito acarinhado pelos adeptos do Felgueiras. Na altura saí do clube por questões de contrato, mas todos os anos tinha a vontade de regressar. Não aconteceu antes, mas assim que soube que havia o interesse para este ano nem pensei duas vezes. Gosto do clube, é um clube histórico que merece estar noutros patamares e eu gostava de ajudar a colocá-lo onde ele merece estar", confidencia Miguel, em conversa com o Flashscore.

Miguel Pereira feliz na segunda passagem pelo Felgueiras
Miguel Pereira feliz na segunda passagem pelo FelgueirasFelgueiras/Opta by Stats Perform

Mas antes de aprofundarmos o presente em Felgueiras, aproveitamos a companhia do jovem avançado para uma breve viagem ao passado. Nascido e criado em Peso da Régua, Miguel Pereira começou a dar os primeiros toques na bola, aos cinco anos, no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro. Os pais e todos aqueles que o rodeavam "perceberam desde muito cedo" o talento que o catapultou para Braga aos 14 anos.

"O início foi um bocado complicado, ainda para mais sem a minha família. Tive de mudar de escola e fazer novos amigos. Não foi fácil, mas foi aí que percebi que o meu sonho podia ser realidade", recorda a propósito de uma etapa essencial para o seu processo de afirmação enquanto jogador.

"O SC Braga, na altura, já trabalhava como um grande. Tive a oportunidade de partilhar balneário com jogadores que estão hoje no patamar mais alto do nosso futebol, como o Álvaro (Djaló), Vitinha, (Francisco) Moura, (David) Carmo, Trincão... Só posso dizer que merecem tudo o que está a acontecer agora", prossegue.

"Estando perto dos melhores, tu próprio também evoluis e ficas mais preparado para o próximo passo", remata.

Miguel Pereira marcou três golos na última jornada
Miguel Pereira marcou três golos na última jornadaFutebol Club de Felgueiras 1932

O choque de realidade

A passagem de júnior para sénior é um dos momentos mais importantes na carreira de um futebolista, muitas vezes para perceber quem fica por ali e quem dá asas ao sonho. Miguel Pereira passou por uma mudança drástica, ao sair do SC Braga para abraçar um desafio no Clube Caçadores das Taipas, do Campeonato de Portugal, mas reconhece que esse passo foi "muito importante".

"Treinava de manhã em Braga com todas as condições - banho de gelo, sauna, balneários e relvados top... - e cheguei ao Taipas e comecei a treinar ao final do dia e, às vezes, a luz ia abaixo. Foi um choque de realidade muito grande, mas que me fez crescer muito enquanto jogador. Apesar de ter descido de divisão, consegui fazer vários golos e isso abriu-me outras portas", explica.

Qual porta? A do Felgueiras! Ainda no Campeonato de Portugal, Miguel Pereira anotou 11 golos em 24 jogos ao serviço dos felgueirenses e começou aí uma bonita relação, depois interrompida por passagens por Espinho, São João de Ver e Oliveirense, antes de consumar o regresso no último verão.

Felgueiras lidera Zona Norte da Liga 3
Felgueiras lidera Zona Norte da Liga 3Flashscore

"Adeptos sentem que o clube tem condições para outros patamares"

A viagem foi curta e regressamos a Felgueiras para um reencontro mágico entre Miguel Pereira e os adeptos do clube: "Eles são exigentes e eu gosto muito disso. Gosto que sejam exigentes e presentes, porque isso ajuda-nos a ser melhores. São pessoas que vivem muito o clube e sentem que ele tem condições para outros patamares. Vamos fazer tudo por isso".

Duas vitórias e um empate nas três primeiras jornadas denotam ambição da equipa liderada por Agostinho Bento, sendo o último jogo o pináculo da afirmação de um crónico candidato à fase de subida.

Os próximos jogos do Felgueiras
Os próximos jogos do FelgueirasFlashscore

"Entramos para todos os jogos com um espírito de união muito grande. O Canelas é uma excelente equipa e é sempre muito difícil pontuar no seu estádio, mas conseguimos mostrar a nossa força e agora é manter o foco no máximo para não sermos surpreendidos", analisa.

Em termos coletivos a vitória representa três pontos, em termos individuais são três golos e o prémio de Homem do Jogo, que fez questão de partilhar com o companheiro de equipa Tamble Monteiro, autor de um póquer.

"Já tinha feito hat-trick's quando era miúdo, mas como sénior foi a primeira vez. Claro que fiquei feliz e recebi muitas mensagens de apoio de familiares e amigos. Mas foi só um jogo, já passou e, agora, é aproveitar as folgas para regressar bem ao trabalho. De nada vale se não dermos continuidade ao que fizemos já neste próximo fim de semana", assinala.

Miguel Pereira contabiliza três golos em três jogos
Miguel Pereira contabiliza três golos em três jogosFlashscore

"As pessoas podem esperar sempre de nós que honremos o emblema e cidade que representamos. Vamos ser trabalhadores, humildes e entrar sempre em todos os jogos a dar o máximo. Não fazemos contas, porque as contas só se fazem em maio. Houve anos em que se fez muitas contas e depois não batiam certo no final. Agora é ir buscar os três pontos já no próximo domingo contra o Anadia", completou.

Sonho de Primeira

Aos 24 anos, Miguel Pereira ainda tem em si todos os sonhos do Mundo. O regresso aos campeonatos profissionais está, naturalmente, no horizonte, e quem sabe se não com o símbolo do Felgueiras ao peito.

Os números de Miguel Pereira no Felgueiras
Os números de Miguel Pereira no FelgueirasOpta by Stats Perform

"Espero estar no próximo ano nos campeonatos profissionais, se possivel com o Felgueiras. É isso que eu quero. Se dermos o nosso melhor vamos sair todos valorizados. Eu com 24 anos ainda sou muito jovem e ambiciono chegar à Liga Portugal. Esse é o meu sonho!", garante.

E há condições para lutar pela subida em Felgueiras? Miguel Pereira não tem dúvidas: "Já passei por várias realidades e, felizmente, nestes últimos tempos não me tem faltado nada. Aqui no Felgueiras só nos temos de preocupar em trabalhar, fazer o nosso e ganhar o jogo ao fim de semana. Não nos falta nada! O presidente está sempre disponível para nós e isso é o mais importante para um jogador de futebol", finalizou.