Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entrevista Flashscore a Tiago Moutinho: "É um orgulho enorme representar a Académica"

Rodrigo Coimbra
Tiago Moutinho, treinador da Académica
Tiago Moutinho, treinador da AcadémicaAssociação Académica de Coimbra / OAF
Terminada a epopeia de 180 jogos na fase regular da Liga 3, oito entre as 20 equipas carimbaram o passaporte para a fase de subida. A norte, Felgueiras, Lusitânia de Lourosa, Varzim e SC Braga; a sul, Académica, Atlético, Alverca e Covilhã. Agora, restam 14 jornadas para saber quais são os dois clubes que sobem diretamente para a Liga 2, além de um lugar no play-off de promoção.

Em vésperas do arranque da fase de todas as decisões, o Flashscore ouviu oito treinadores que vão lutar pela subida de divisão. Seguimos com Tiago Moutinho, treinador da Académica, que terminou no primeiro lugar da Série B.

"Trajeto extremamente positivo"

- Como foi o trajeto da Académica até chegar ao play-off de acesso à Liga 2?

- Foi um trajeto extremamente positivo. Passamos um ou outro momento em que os resultados não foram tão bons, mas fomos sempre acreditando no trabalho diário, no processo que iniciamos desde a pré-época, em que tínhamos o objetivo de chegar aos quatro primeiros. Conseguimos isso a duas jornadas do final e depois o objetivo seguinte era ficar em primeiro e também conseguimos. Queríamos muito isto e trabalhamos muito por conseguir estes dois objetivos.

- Consegue apontar um momento que tenha sido particularmente importante para a Académica conseguir este primeiro objetivo?

- Creio que há um momento, o nosso jogo com o 1.º Dezembro fora, em que vínhamos de resultados menos positivos, e a partir daí foi a viragem para conseguirmos uma série de muitas vitórias, numa segunda volta muito boa.

A forma recente da Académica
A forma recente da AcadémicaFlashscore

"Todos são candidatos à subida"

- O que espera desta fase de subida em que vão estar as oito melhores equipas da prova?

Já sabíamos as regras, por isso não vale a pena falar se o formato é justo ou não. Terminar em primeiro ou em quarto era igual, sabíamos disso. Agora vai ser uma liga muito competitiva, onde 6-7 equipas vão querer lutar pela subida. E isso diz muito da competição que vai existir nesta fase.

- Todas as equipas já alcançaram o objetivo da manutenção, isso vai mudar a abordagem para os jogos?

- A abordagem será a mesma. Somos um grupo de trabalho muito competitivo, temos uma mentalidade vencedora muito grande e a abordagem será a mesma. Vamos entrar em todos os jogos com o objetivo de os vencer.

Os próximos jogos da Académica
Os próximos jogos da AcadémicaFlashscore

- Entre os oito participantes, podemos incluir a Académica no lote de candidatos ou favoritos?

- Eu acho que a Académica e as restantes equipas são candidatas à subida. São equipas que têm excelentes jogadores, muito fortes coletivamente e têm excelentes equipas técnicas. Todas elas estão prepradas para ganhar e chegar longe. 

- A Liga 3 tem sido uma montra para jogadores, treinadores e clubes. Que importância tem para si participar numa competição como a Liga 3 e logo num clube como a Académica? 

- Devo ser dos treinadores com mais jogos na Liga 3. É uma liga com uma visibilidade muito grande, com equipas muito equilibradas, e tem sido um orgulho enorme para mim representar um clube histórico com a dimensão nacional da Académica.

Académica marca presença na fase de subida
Académica marca presença na fase de subidaAssociação Académica de Coimbra / OAF

"Fase importante para clube e cidade"

- Qual a mensagem para os adeptos?

- A mensagem passa por continuarem a apoiar como têm vindo a fazer até aqui. Vamos entrar numa fase da época importante para o clube e cidade, portanto o apelo é que apareçam em maior número e continuem a apoiar porque queremos muito esse apoio.

Siga a Liga 3 no Flashscore