Liga 3: Alverca lidera e tem melhor defesa da fase de apuramento de campeão
O conjunto ribatejano está numa sequência de sete jogos sempre a somar e contabiliza agora 17 pontos, mercê de cinco vitórias, dois empates e uma derrota, mais um que Lusitânia de Lourosa, que ocupa o 2.º lugar, e mais três que o SC Braga, que fecha o pódio e está em posição que, no final desta fase da competição, garante lugar no ‘play-off’ de promoção (com o 16.º classificado da Liga 2).
A equipa liderada por João Pereira, de 32 anos, e o mais jovem técnico das três ligas portuguesas, apresenta ainda o registo defensivo mais eficaz desta fase da competição, com somente quatro golos sofridos em oito jogos. Dois logo na ronda inaugural, no Fão, com os bês do SC Braga (única derrota), um em Felgueiras ( 1-1) e mais um, o único na condição de visitado, na vitória, por 3-1, com o até então líder invicto Lusitânia de Lourosa.
João Pereira construiu, assim, uma fortaleza no Ribatejo, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido na primeira fase, com o 3.º lugar na Série B - em igualdade pontual, 31 pontos, com o Atlético, 2.º classificado, e apenas menos um que a Académica na 1.ª posição.
Então, nesse primeiro momento da campanha 2023/2024, o Alverca consentiu 19 golos em 18 jogos (tantos como o Atlético e mais 2 que a Académica), mostrando assim uma clara evolução na assimilação de processos e de eficácia na passagem para a fase de todas as decisões.
No total da temporada, e em todas as provas (duas fases da Liga 3 e Taça de Portugal), o Alverca realizou já 28 jogos e conseguiu 12 ‘clean sheets’ (partidas sem sofrer golos).
Com cinco jogos seguidos na região de Lisboa - quatro em casa, em Alverca, e apenas um na condição de visitante, já no próximo sábado, em Alcântara, com o Atlético -, o Alverca procura o balanço indispensável para atingir, de novo, a Liga 2, competição de que está arredado desde 2005, altura em que o futebol sénior chegou mesmo a ser extinto no clube ribatejano.