Liga 3: Trio na liderança na Série A, Belenenses não quebra na Série B
Série A
Depois de Daniel Carvalho ter colocado o Anadia a vencer na sequência de um penálti, o São João Ver deu a volta e conseguiu uma importante vitória. Um tento de João Victor (34’) e um bis de Daniel (65’ e 78’) garantiram os três pontos para a turma da casa.
Nota para uma expulsão para cada lado no segundo tempo. Fábio Baldé deixou os anfitriões reduzidos 10 aos 55’, mas nove minutos depois Patrick viu o segundo amarelo e deixou as equipas em paridade numérica.
Sanjoanense 1-1 Lusitânia de Lourosa
Com muita chuva, que levou a meia hora de atraso no pontapé de saída, Sanjoanense e Lusitânia de Lourosa empataram num jogo que ficou resolvido ainda antes dos 20 minutos.
Dória fez o 1-0 aos 14’, na ressaca de um canto, enquanto Kiko Félix empatou para os anfitriões cinco minutos depois.
Foi no Minho o único jogo sem golos desta oitava jornada da Liga 3. Ambos os conjuntos tiveram oportunidades no primeiro temo, mas falta de pontaria impediu as redes de balançarem.
No segundo tempo, a partida adquiriu uma toada mais calma e fora uma defesa de João Carvalho ao remate de Jota Rego não existiram momentos de frisson.
No jogo grande do dia, uma surpresa. O Fafe recebeu e venceu de forma categórica o Amarante, que até então liderava a Serie A.
Tiago Leite foi a grande figura da partida com um hat-trick (24’, 48’ e 58’). Pedro Matos (45+1’) ajudou a dar outros números, enquanto Ká Semedo (27’) converteu um penálti para os forasteiros.
Jogo de loucos na Trofa. O Varzim esteve em vantagem por duas ocasiões, mas acabou por sair derrotado.
Pedro Nuno (6’) adiantou os varzinistas e tudo parecia bem encaminhado quando Nuno Valente acertou no poste na marcação de um penálti. Em estreia no banco do Trofense, Renato Coimbra respirou de alívio quando Nuno Barbosa (54’) empatou, mas logo de seguida Ivanildo Nhaga (60’) devolveu a vantagem aos forasteiros.
O golo de Carlos Daniel (77’) e o bis de Nuno Barbosa (84’) permitiram aos homens da casa fazer a festa e somar o triunfo.
Série B
Covilhã 1-0 Oliveira do Hospital
Lucas Duarte (41’) decidiu um duelo entre duas equipas do fundo da tabela na Série B e permitiu aos serranos ganharem um balão de oxigénio que lhes permite ver mais de perto os lugares de qualificação para a fase de subida.
Que estreia para António Barbosa no comando dos estudantes. Um golo de Leandro Silva (5’) pareceu encaminhar a turma de Coimbra, mas Diogo Cardoso (69’) saiu do banco do 1.º Dezembro para empatar.
Foi preciso esperar até aos 90+7’ para Mario Rondón deixar as hostes da Académica a sorrir com um novo triunfo, apenas o segundo desta campanha.
Lusitânia 1-2 União de Santarém
Um jogo para esquecer dos açorianos. Começaram a perder com um autogolo de Bavikson Biai (20’), ainda empataram aos 34’ por Nicolas Souza, mas ficarem sem nenhum ponto nos instantes finais, quando Alyson Motta (90+1’) vestiu a capa de herói para os homens de Santarém.
No duelo grande da Série B, o Belenense segurou a invencibilidade in extremis. Rafael Nel marcou um belo golo aos 53’ para deixar o Sporting B em vantagem, mas quando parecia que os leões iam somar o triunfo, Miguel Alves cometeu falta na área e Xavi Fernandes (90+5’) salvou os azuis do Restelo.
O Belenense segue isolado na frente e como a única equipa que ainda não perdeu na Série B.
Os homens de Alcântara aproveitaram da melhor maneira o deslize do rival Belenenses e golearam o Caldas SC.
Bruno Almeida (21’) abriu caminho a uma vitória construída com um autogolo de Rodrigo Dias (61’), um tento de Elias Franco (72’) e um penálti de Caleb (81’).