Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ricardo Pessoa e a estreia na Liga 3: “Encaramos com ambição, seriedade e responsabilidade”

Mário Rui Ventura
Ricardo Pessoa, treinador do Lusitânia dos Açores
Ricardo Pessoa, treinador do Lusitânia dos AçoresSport Club Lusitânia
Depois de duas temporadas de sonho, com duas subidas consecutivas, na ilha Terceira vive um Lusitânia dos Açores que por estes dias está em contagem decrescente para a estreia na Liga 3. Ricardo Pessoa, o grande obreiro desta epopeia de sucesso, decidiu permanecer no emblema açoriano por considerar que a sua missão ainda não terminou. 

Encaro esta estreia na Liga 3 com muita tranquilidade e serenidade, mas sobretudo com ambição, seriedade e responsabilidade, sabendo que vamos iniciar uma competição difícil, com outro tipo de visibilidade, o que é sempre fantástico para jogadores, equipa técnica e clube. Independentemente do nível, acho que devemos abordar qualquer competição sempre da mesma forma”, refere o treinador, de 42 anos, em declarações à sua assessoria de imprensa. 

Com a grande maioria dos jogadores extremamente valorizados, graças a uma prestação notável no Campeonato de Portugal, em 2023/24, a principal ‘batalha’ do clube insular durante este defeso foi tentar resistir ao mercado e conseguir segurar as suas principais pérolas. Com muito esforço de toda a estrutura, o objetivo foi alcançado, a base da equipa manteve-se e chegaram alguns reforços, o que deixa Ricardo Pessoa satisfeito. 

O balanço da pré-época é extremamente positivo, até porque tivemos a possibilidade de ter jogos de um nível que a preparação exige. O conhecimento entre os jogadores facilmente foi adquirido, tínhamos uma base de metade da equipa que já está junta há dois anos e quem chegou rapidamente se adaptou e assimilou as dinâmicas de grupo. No estágio em Vendas Novas tivemos todas as condições para fazer um bom trabalho e para fortalecer o espírito de grupo. Essa semana acabou por ser fundamental nesse processo e, por isso, estou muito satisfeito com o rendimento dos nossos jogadores”, frisa. 

No horizonte está já o primeiro jogo oficial da temporada. Na próxima segunda-feira, o Lusitânia recebe a Académica e o treinador, naturalmente, espera dificuldades.

Vamos defrontar uma grande equipa, um dos candidatos à subida e, por isso, sabemos o que teremos pela frente”, alerta, sublinhando: “Vamos manter a nossa forma de pensar, queremos ser competitivos, independentemente do adversário, pois também temos o nosso valor e esperamos exteriorizá-lo no jogo. Se formos sérios e trabalhadores, não poderei apontar nada.” 

Quanto aos objetivos para a nova época, Ricardo Pessoa é claro.

Tentar garantir a manutenção”, esclarece, antes de vincar que está pela frente “uma época bastante dura”.

Este é um campeonato muito competitivo, com clubes históricos, que há três anos estavam na Segunda Liga, que também recentemente estiveram na Primeira Liga, e isso faz-nos querer ser melhores. Vamos lidar com orçamentos superiores ao nosso, o que também é sempre um fator importante. Teremos de ser humildes, mas competitivos. Vamos lutar pelos três pontos em todos os jogos e tentar superar-nos de dia para dia”, finaliza o técnico. 

Siga o Lusitânia-Académica no Flashscore