Síntese Liga 3: Amarante segue líder na Série A, Académica mete a terceira com António Barbosa
Série A
Lusitânia de Lourosa 2-1 São João de Ver
Após dois empates consecutivos, a equipa de Pedro Miguel regressou aos triunfos graças a uma reviravolta conseguida em tempo de descontos.
Numa primeira parte equilibrada, João Victor abriu o ativo a favor do conjunto visitante aos 45+3 minutos, antes do arranque da reviravolta no segundo tempo.
Goba Zakpa restabeleceu a igualdade, aos 62 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e Dylan Collard consumou a cambalhota no marcador, aos 90+3', num cabeceamento certeiro após passe de Avto.
O Varzim deu mais um passo em frente na consolidação de uma posição do play-off. A equipa de Vítor Paneira triunfou graças a um bis de Ivanildo Nhaga (16 e 45+3 minutos).
Yan Maranhão (66') ainda reduziu a diferença no segundo tempo, já depois de o próprio ter desperdiçado uma grande penalidade pouco depois da meia hora de jogo, mas não houve força para mais.
O Fafe aproveitou a visita ao lanterna-vermelha para regressar às vitórias, com um triunfo que não oferece qualquer tipo de contestação.
Rúben Gonçalves abriu o ativo no primeiro tempo, aos 22 minutos, e João Vigário, aos 49', e Edson Farías, aos 87', confirmaram o triunfo para a equipa liderada por Jorge Pinto.
Um auto-golo de Rui Bruno, no último minuto do tempo de descontos, resultou no triunfo do líder Amarante e, por consequência, na terceira derrota da AD Sanjoanense nas últimas cinco jornadas.
Este resultado teve um efeito impactante para o emblema de São João da Madeira: Filipe Gonçalves deixou o comando técnico da AD Sanjoenense.
Série B
União Santarém 2-2 Oliveira do Hospital
Jogo de emoções fortes em Santarém, com a equipa de Carlos Fernandes a salvar um ponto nos últimos segundos.
Eduardo Souza (12' g.p.) e Guilherme Neiva (72') marcaram para os visitantes, com Marco Grilo (44') e Ricardo Apolinário (90+7' g.p.) a confirmarem o empate para a turma da casa.
Enquanto Rúben Amorim vai orientando os últimos jogos do Sporting, o mesmo acontece na equipa B dos leões, pela mão de João Pereira.
Os jovens do conjunto verde e branco somaram mais um importante triunfo na caminhada por uma vaga no play-off de promoção, graças a um golo fantástico de Mauro Couto, aos 42 minutos, que foi suficiente para os três pontos.
Após um mês de outubro sem o sabor da vitória, o 1.º Dezembro quebrou o enguiço na receção ao Atlético CP.
Cesinha abriu o ativo a favor da equipa da casa, aos 45 minutos, com Evandro Barros a dilatar a vantagem no segundo tempo, aos 55'.
O goleador Elias Franco ainda reduziu para o conjunto da Tapadinha, mas o triunfo não escapou à formação de Sintra.
As duas equipas não tinham vencido nas duas rondas anteriores e prolongaram esse momento após empatarem no Campo da Mata.
A cautela reinou no primeiro tempo, sem que ninguém conseguisse desatar o nó da igualdade, com a segunda parte a ser mais animada.
Gabriel Passos ainda deu vantagem aos azuis do Restelo, mas Balelo restabeleceu a igualdade, à passagem da hora de jogo, sem que o resultado voltasse a sofrer alterações.
Académica 5-1 Lusitânia dos Açores
Três vitórias em três jogos. A aventura de António Barbosa ao leme da Académica segue de vento em popa e os estudantes já entraram em zona e play-off de subida à Liga 2.
Na receção ao lanterna-vermelha Lusiânia dos Açores, a Académica ainda se apanhou a perder logo aos quatro minutos, por culpa do golo de Pedro Rio, mas a recuperação deu-se ainda no primeiro tempo, com golos de Mario Rondón (13') e Ni Rodrigues (44').
O emblema conimbricense deu sequência ao bom momento no arranque do segundo tempo e construiu a goleada por interdémido de Fan Pereira (59'), André Serra (65') e Amadou Ba-Sy (69' g.p.).