Síntese Liga 3: Belenenses invicto e isolado, Amarante cai pela primeira vez
Série A
A quarta jornada da Série A arrancou com um nulo entre duas equipas com legitimas aspirações de subir de divisão. O Varzim chegou a estar perto do golo no segundo tempo, por intermédio de Rúben Oliveira, mas faltou a eficácia.
Um ponto para cada lado, que permite aos arsenalistas continuarem como a única equipa sem derrotas nesta Série B, quando estão decorridas quatro jornadas.
Ainda não foi desta que a Sanjoanense garantiu a primeira vitória nesta edição da Liga 3. Os comandados de Filipe Gonçalves foram derrotados em casa por um Trofense que embalou com o segundo triunfo consecutivo, e sem sofrer golos.
Nuno Valente abriu o ativo aos 41 minutos, com Carlos Daniel a colocar um ponto final na partida aos 77 minutos. Qualquer capacidade de resposta dos anfitriões foi arrasada aos 61 minutos, quando Ricardo Tavares recebeu ordem de expulsão com o vermelho direto.
Länk Vilaverdense 2-2 S. João de Ver
Mora em Vila Verde a outra equipa ainda sem vitórias nesta Série B. Em casa, o Länk Vilaverdense somou o segundo empate e tem feito do Campo da Cruz do Reguengo uma fortaleza neste início de época.
Yemi abriu o ativo para os anfitriões aos 41 minutos, mas o S. João de Ver conseguiu a reviravolta no segundo tempo por intermédio de Fábio Baldé (49 minutos) e João Victor (75 minutos). Quando os comandados de Afonso Cabral já faziam conta aos três pontos, Weslei Ferreira garantiu um ponto para os anfitriões aos 89 minutos.
A surpresa da jornada. Líder da Série A e sem qualquer derrota, o Amarante caiu pela primeira vez, e logo em casa. Foi o Anadia quem protagonizou a surpresa, a única equipa deste agrupamento que até então não tinha somado qualquer ponto.
Bastou um golo de Leandro Tipote aos 9 minutes para decidir a partida e dar os primeiros três pontos aos forasteiros.
O resultado mais desnivelado desta ronda permitiu o regresso aos triunfos do Lusitânia de Lourosa. Aproveitando o facto de Carlos Alves, guarda-redes do Fafe, ter sido expulso aos 16 minutos após uma saída em falso, os anfitriões partiram para uma exibição dominadora.
Diogo Castro (49’), Dyllan Collard (58’) e um bis de Miguel Pereira (66 e 71’) garantiram que os três pontos ficavam em casa e que o Fafe sofria a primeira derrota da temporada.
Série B
Académica 1-0 União de Santarém
O jogo que abriu a quarta jornada da Liga 3 acabou por ser decidido logo na primeira parte. Um golo de Ni Rodrigues deixou os três pontos com a Académica, que assim garantiu a primeira vitória da temporada.
Já o União de Santarém caiu pela primeira vez nesta edição da Liga 3.
Caldas SC 2-1 Oliveira do Hospital
Continua o calvário do Oliveira do Hospital, uma das duas equipas ainda sem triunfos na Série B. A equipa forasteira até parecia que ia quebrar esse tabu quando Diogo Grácio abriu o marcador logo aos nove minutos.
Contudo, a resposta do Caldas SC não se fez esperar e um bis de Eduardo Monteiro ainda no primeiro tempo (31 e 34’) virou as coisas a favor dos anfitriões que somaram o segundo triunfo na prova.
Mora em Sintra uma das três equipas ainda sem derrotas nesta Série B da Liga 3. E o 1.º Dezembro teve de sofrer para manter esse estatuto diante do Covilhã.
A tarde parecia não ser para os da casa quando Rui Batalha viu João Gonçalo defender uma grande penalidade logo aos 10 minutos. Tudo ficou pior quando Diogo Ramalho adiantou os homens de Francisco Chaló aos 55 minutos.
Contudo, a resposta dos anfitriões não se fez esperar e foi avassaladora. No espaço de dois minutos, Rui Batalha (67’) e Gabriel Morais (68’) colocaram o 1.º Dezembro em vantagem. Pedro Clemente (90+1’) fechou as contas para a equipa da casa.
Depois de três derrotas consecutivas, o Atlético CP viajava até Alcochete para defrontar um Sporting B também ferido da pesada derrota sofrida em Santarém. E a turma de Alcântara acabou por agravar o dissabor leonino.
Um golo de Elias Franco, aos 62 minutos, garantiu o primeiro triunfo do Atlético CP nesta edição da Liga 3.
O último jogo desta quarta jornada da Liga 3 trouxe muita emoção ao Restelo. O Belenenses bateu de forma natural o Lusitânia, mas teve de sofrer, e muito, para o conseguir.
Foi só aos 90+6 minutos que José Varela escapou nas costas da defesa açoriana e bateu João Monteiro, derrubando uma muralha insular muito bem urdida por Pedro Caneco.
Três pontos que mantêm o Belenenses isolado na liderança da Série B com 10 pontos, mais três que o 1.º Dezembro, o principal perseguidor neste momento.