Síntese Liga 3: Contas a norte embrulhadas, Académica derruba invencibilidade do Belenenses
Série A
Após um início equilibrado, o Varzim soltou-se e começou a escrever o guião do triunfo em cima do apito para o intervalo, através de Cláudio Araújo.
Já no segundo tempo, o São João de Ver apareceu confiante na busca pelo empate, mas sofreu um rude golpe nesse sentido, aos 68 minutos, quando Ivanildo Nhaga aproveitou para dilatar a vantagem a favor dos poveiros.
O avançado brasileiro Yan Maranhão segue imparável. 11 jogos e 11 golos, o último dos quais na receção do Anadia ao Fafe. O camisola 99 aproveitou um cruzamento de Daniel Carvalho para abrir as contas do jogo em Anadia.
No entanto, no arranque do segundo tempo, Pedro Matos sofreu e converteu uma grande penalidade, aos 51 minutos, restabelecendo a igualdade, que viria a permanecer intacta até ao apito final.
Lusitânia de Lourosa 1-1 Trofense
Numa fase em que parecia que o nulo ia manter-se ao descanso, Eric Ayiah cometeu falta para grande penalidade e o camisola 10 Sérgio Ribeiro não desperdiçou a oportunidade para dar a vantagem ao conjunto da casa.
Já no segundo tempo, o Trofense entrou de forma mais agressiva e a formação de Renato Coimbra acabou recompensada perto da hora de jogo, altura em que Ayiah anotou o 1-1.
Goba Zakpa ainda teve oportunidade soberana para o 2-1, mas a barra e o poste acabaram com as esperanças do avançado costa-marfinense.
Os jovens da equipa B do SC Braga somaram o terceiro empate consecutivo na prova. João Vasconcelos abriu o ativo a favor dos minhotos, logo aos 10 minutos, mas Rúben Fonseca empatou o resultado, pouco antes de Ricardo Rei ter dado de nova a vantagem aos da casa.
Mas a tarde era mesmo de Rúben Fonseca, com o avançado, que chegou a vestir as cores do SC Braga, a fazer balançar as redes aos 61 minutos, para o 2-2 final.
Após um empate e uma derrota nas duas jornadas anteriores, o líder Amarante aproveitou a receção ao lanterna-vermelha Vilaverdense para regressar aos triunfos.
Um golo solitário de Rúben Filipe, aos 45+1, foi suficiente para a turma de Álvaro Madureira celebrar a conquista dos três pontos.
Série B
Oliveira do Hospital 3-2 Atlético CP
Um jogo cheio de história no Municipal de Tábua, em que a equipa da casa conseguiu dar sequência ao seu bom momento, isto depois de ter eliminado o Mafra da Taça de Portugal.
A turma de Rui Santos ainda foi para o intervalo em vantagem, graças ao golo de Duarte Henriques, mas a expulsão de Bruno Almeida, aos 43', abriu um caminho de esperança para o Oliveira do Hospital.
Eduardo Souza (49') e Guilherme Neiva (56') consumaram a cambalhota no marcador e ainda houve tempo para um pequeno susto. Elias Franco (90') empatou a partida, até que apareceu o herói Diogo Grácio (90+5') para oferecer três importantes pontos à formação da casa.
Um golo de Guilherme Paula, aos 31 minutos, foi suficiente para o Covilhã sair de Santarém com os três pontos no bolso.
Os serranos somaram, assim, a segunda vitória consecutiva e reentraram em força na discussão por um lugar entre os quatro primeiros.
Logo na primeira (e única) grande ocasião da partida, Rafa Pinto deu vantagem ao Caldas, que esteve com a mão nos três pontos até perto do apito final.
Tudo porque uma desconcentração no terceiro minuto dos descontos concedido pelo árbitro da partida acabou por resultar no golo do empate para o 1.º Dezembro, da autoria de Diogo Cardoso.
No duelo entre dois históricos do futebol português, a Académica impôs a primeira derrota ao Belenenses na presente edição da Liga 3.
O jogo foi intenso, bem disputado e o empate parecia ser o desfecho mais natural quando, pouco depois do minuto 84, Romário Carvalho cometeu falta para grande penalidade, que viria a ser convertida por Khalid Hachadi.
Sporting B 0-0 Lusitânia dos Açores
No encontro que encerrou a Liga 3, Sporting B e Lusitânia dos Açores terminaram a partida sem golos, num jogo com poucas oportunidades de golo, especialmente na primeira parte.
No período de descontos, Juan Nazarit saiu do banco e só não deu o triunfo à equipa visitante graças a uma grande intervenção do guarda-redes Francisco Silva.