Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese Liga 3: Contas do play-off embrulhadas a Norte, Académica segura liderança a Sul

Rodrigo Coimbra
Académica segue firme no 1.º lugar da Série A
Académica segue firme no 1.º lugar da Série AAssociação Académica de Coimbra / OAF
Na 15.ª jornada da Liga 3, a primeira do novo ano, o Lusitânia de Lourosa deu um passo de gigante para a fase de subida da série Norte, que continua muito embrulhada. Já a Sul, a Académica segue na liderança, mas há várias equipas à espreita.

Série A

Fafe 0-3 Felgueiras 1932

A viver a melhor fase da temporada, assinalada com a entrevista ao Flashscore do treinador Luís Pinto, o Fafe recebia o líder Felgueiras com legítimas aspirações de somar pontos, mas acabou por ser o grande derrotado da 15.ª jornada.

Mesmo sem Tamble Monteiro, que se mudou para o Portimonense, o Felgueiras mostrou a sua superioridade em vários momentos do jogo e construiu o triunfo ainda no primeiro tempo, com golos de Miguel Pereira (9) e Banguera (30).

Na etapa complementar, as mudanças operadas pelo treinador do Fafe deram um novo ar à equipa da casa, mas foi o Felgueiras que voltou a marcar, dando a machadada final, aos 90+1, através de Léo Cá.

Canelas 2010 2-0 Varzim

O Canelas entrou no novo ano disposto a deitar o mau momento para trás das costas e agudizou a série negra do Varzim, promovendo uma alteração na tabela e chegando à zona de subida.

Alex Tanque foi o grande herói da partida. O avançado brasileiro marcou os dois golos que valeram o triunfo à equipa de Pedro Lomba.

Trofense 1-3 Lusitânia de Lourosa

Após três jornadas difíceis (dois empates e uma derrota), o Lusitânia de Lourosa entrou a sorrir em 2024 e somou um importante triunfo que aproxima (ainda mais) a equipa de um lugar no play-off de subida à Liga 2.

Por outro lado, o Trofense chegava a este jogo a viver o seu melhor momento da temporada, fruto de três vitórias e um empate nas quatro jornadas anteriores, e sem derrotas em casa para o campeonato, mas sucumbiu na 15.ª ronda.

Mika Borges deu vantagem aos visitantes, aos 40 minutos, seguindo-se um período de alguma ineficácia por parte dos homens da casa.

Tiago Mesquita (73) e Rúben Gonçalves (83) aproveitaram para dar consistência ao resultado, com Kukula (90+2) a reduzir em tempo de descontos.

Anadia 2-0 Vianense

O Anadia reentrou nas contas pela fase de subida. O conjunto da Bairrada entrou com o pé direito em 2024, depois de fechar o último ano com três derrotas consecutivas, às custas do lanterna-vermelha Vianense.

Alvarinho abriu o marcador a favor do Anadia, aos 11 minutos, mas aquilo que parecia ser uma tarde tranquila não passou de uma ilusão.

O Vianense deu uma boa resposta no segundo tempo, acumulando boas oportunidades para a igualdade, mas o desperdício foi o melhor amigo do... Anadia. Aproveitando essa ajuda, a equipa da casa matou o jogo, aos 85, através de Tiago Leite.

AD Sanjoanense 2-4 SC Braga B

Em São João da Madeira assistiu-se, provavelmente, ao jogo mais emocionante da 15.ª jornada, com seis golos e várias reviravoltas, que terminou favorável para a equipa B do SC Braga, que reforça a sua posição nos quatro primeiros da Série A.

Antes da partida para a CAN, Luís Asué contribuiu com mais um golo para os "bês" minhotos, aos 24, mas Marcelo Santos (27) e Jony (35) permitiram que a equipa da casa fosse para o intervalo na frente do marcador.

Ainda assim, André Lacximicant restabeleceu a igualdade, aos 53, e, já numa altura em que o empate parecia o resultado mais certo, eis que Francisco Chissumba (88) e Nuno Cunha (90+3 g.p.) consumaram o triunfo para a equipa de Custódio.

Tabela classificativa da Série A
Tabela classificativa da Série AFlashscore

Série B

Pêro Pinheiro 1-0 Oliveira do Hospital

Num encontro entre duas equipas situadas na parte inferior da tabela, o Oliveira do Hospital regressou às derrotas e vê cada vez mais um lugar nos quatro primeiros como uma miragem.

Já o Pêro Pinheiro, na estreia de Ricardo Estrelado no comando técnico, colocou um ponto final num jejum de vitórias que durava desde outubro (sete jornadas sem vencer).

Um golo de Diogo Pires, aos 55 minutos, na conversão de uma grande penalidade, valeu o triunfo à equipa da casa.

Atlético 3-1 Alverca

Num duelo de candidatos, o Atlético disse presente e bateu o Alverca, em Alcântara, deixando as contas da fase de subida bastante animadas.

Os homens de Tiago Zorro tiveram uma entrada muito forte no jogo e protagonizaram uma primeira parte de luxo, com três golos, da autoria de Hugo Ventosa (3 minutos), David Silva (34) e Balotelli (45).

O avançado marroquino Khalid Hachadi ainda reduziu para os ribatejanos, a meio do segundo tempo, mas o esforço da formação de João Pereira revelou-se insuficiente para evitar que os três pontos ficassem na Tapadinha.

Sporting B 2-0 1.º Dezembro

Os leões seguem firmes na sua caminhada e celebraram o regresso aos triunfos na receção ao lanterna-vermelha 1.º Dezembro. A equipa de Filipe Çelikkaya fechou o encontro ainda no primeiro tempo.

Um auto-golo de Rúben Marques, aos 25 minutos, e um golo de Diogo Cabral, aos 32, foram suficientes para o conjunto verde e branco amealhar os três pontos.

A equipa de Sintra ainda esboçou uma ligeira reação na etapa complementar, mas sem sucesso.

Caldas 1-2 Académica

A Académica deu um passo de gigante rumo à fase de subida. Os estudantes venceram no sempre difícil Campo da Mata e complicaram as contas do Caldas, que somou a quarta jornada consecutiva sem conhecer o sabor da vitória.

Após uma primeira parte sem golos, onde os guarda-redes Diogo Garrido e Carlos Alves mostraram a sua arte entre os postes, os estudantes chegaram à vantagem praticamente no arranque da segunda parte, através de Francisco Ferreira.

Luís Marcelino ainda restabeleceu a igualdade, aos 64 minutos, mas Vitinho (72) voltou a colocar a equipa de Tiago Moutinho na frente do marcador, uma vantagem que prevaleceu até ao apito final.

Tabela classificativa da Série B
Tabela classificativa da Série BFlashscore
Menções