Síntese Liga 3: Länk Vilaverdense é protagonista de caso surreal, jogo louco nos Açores
Série A
No jogo de estreia da nova edição da Liga 3, Trofense e SC Braga B não foram além de um empate sem golos na Trofa.
O equilíbrio foi a nota dominante ao longo dos 90 minutos e nem as trocas, de parte a parte, permitiram que o nulo fosse desfeito.
Pela história, o Varzim será sempre um dos candidatos à subida de escalão e deu bem conta do recado no encontro de estreia em 2024/25.
Pedro Nuno abriu o marcador, logo aos três minutos, e Rodrigo Rego deu volume à vantagem pouco depois da meia hora de jogo, que deixou o conjunto de Vítor Paneira com o caminho livre para os três pontos.
O Amarante estreou-se da melhor forma na Liga 3. A equipa liderada por Álvaro Madureira venceu em São João da Madeira, com um golo de Dinho, aos 33 minutos.
A particularidade é que o avançado do Amarante alinhou na AD Sanjoanense na temporada passada. Ou seja, uma pequena vingança a valer três pontos para os visitantes.
São João de Ver 1-0 Lusitânia de Lourosa
João Victor abriu o marcador de forma madrugadora a favor do São João de Ver, logo aos três minutos, e a partir daí foi gerir a vantagem até ao apito final, com um Lusitânia de Lourosa muito displicente neste dérbi concelhio.
Tiago Leite marcou o golo que valeu o triunfo aos justiceiros, aos 84 minutos, mas o principal destaque do encontro vai para o Länk Vilaverdense. E não pelas melhores razões.
Despois da queda de escalão, o conjunto de Vila Verde continua em graves problemas financeiros e apresentou-se na casa do adversário apenas com 12 jogadores, cinco deles laterais. Um caso surreal e que em nada abrilhanta o terceiro escalão.
Série B
De regresso ao terceiro escalão, o Belenenenses entrou com o pé direito na nova temporada.
A equipa de José Sousa chegou aos dois golos de vantagem em pouco mais de meia-hora - Rodrigo Pereira (12 minutos, g.p.) e Romário Carvalho (31) -, com Velosa a reduzir ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, o Caldas forçou tudo para chegar, pelo menos, ao empate, mas esbarrou na muralha defensiva dos azuis do Restelo.
Gabriel Silva, avançado de 17 anos, foi o grande protagonista da vitória da equipa B do Sporting na Covilhã.
Na estreia de João Pereira como treinador dos bês dos leões, o camisola 82 bisou (6 e 27 minutos) e João Simões (59) anotou o outro golo do conjunto verde e branco. Pedro Brito (13) e Luís Oliveira (51) marcaram para os serranos.
Mais um jogo decidido com um golo nos primeiros minutos da partida. Pedro Jesus abriu o ativo no minuto 4 e o placard não mais se alterou até ao apito final.
O jogo fica ainda marcado pelas expulsões de Talison Ruan (46), do Atlético, e de João Freitas (90+7), do 1.º Dezembro.
Lusitânia dos Açores 3-3 Académica
A ilha da Terceira, em Angra do Heroísmo, recebeu pela primeira vez um jogo de Liga 3... e que jogo!
O jogo chegou aos 85 minutos empatado 1-1, fruto dos golos de Pedro do Rio (27) e de Juan Perea (46), mas acabou 3-3 (!).
Pedro do Rio aproveitou a passividade dos homens de Coimbra para colocar a equipa da casa novamente na frente, aos 87 minutos, mas Noah Santos, dois minutos depois, anotou o 2-2.
Aos 90+7, Pedro do Rio chegou ao hat-trick, na conversão de uma grande penalidade, mas Ni Rodrigues, no último lance do encontro, devolveu o empate aos estudantes, aos 90+11. Incrível!