Síntese Liga 3: Terceira jornada de primeiras vitórias, golos nos descontos e duelos históricos
Série A
Varzim 1-0 Lusitânia de Lourosa
Num jogo entre candidatos, o Varzim adiantou-se no marcador pouco antes da hora de jogo e aguentou a forte pressão do Lusitânia de Lourosa na meia hora final para arrecadar três pontos.
Um golo de Zé Oliveira, na sequência de um lance de bola parada, acabou por ser suficiente para a turma de Vítor Paneira celebrar a vitória junto dos seus adeptos.
A AD Sanjoanense esteve muito perto de somar o primeiro triunfo na presente edição da Liga 3, mas acabou por ceder o empate nos últimos instantes da partida.
Após uma primeira parte sem golos, Ronaldo Coelho colocou os visitantes em vantagem à passagem do minuto 51, só que um remate acrobático de Érico Castro, aos 90+5', impediu os festejos para a equipa de Filipe Gonçalves.
Trofense 1-0 Länk Vilaverdense
Francisco Saldanha anotou o primeiro golo do Trofense em 2024/25, suficiente para o conjunto orientado por Nuno Manta Santos agarrar a primeira vitória da temporada.
Perante um frágil Länk Vilaverdense, ainda a recuperar das enormes contrariedades vividas no arranque da nova época, o conjunto da Trofa não sentiu muitas dificuldades em puxar para si o domínio da partida ao longo dos 90 minutos.
Três jogos, três vitórias, cinco golos marcados e zero sofridos. Este é o balanço do Amarante nas três primeiras jornadas da Liga 3, versão 2024/25.
No último fim de semana, a turma de Álvaro Madureira viajou até São João de Ver para somar um triunfo tranquilo. Diogo Vila abriu o marcador, logo aos seis minutos, e Chico Sousa, assistido pelo guarda-redes Didi (!), dilatou a vantagem. Faissal Zangré confirmou o triunfo do Amarante, aos 75 minutos.
Após uma primeira parte jogada a ritmo baixo, mas onde foi possível à equipa B do SC Braga chegar à vantagem - golo de Ricardo Rei (13') -, Custódio Castro mexeu algumas peças e tornou o encontro muito mais tranquilo para o lado dos minhotos.
Rúben Furtado (63') e Rodrigo Macedo (72') saltaram do banco para dar volume ao domínio bracarense, com Yan Maranhão (82' g.p.) a reduzir a diferença na conversão de uma grande penalidade.
Série B
Num duelo entre dois históricos do futebol nacional, o Belenenses confirmou o melhor momento e adensou a crise de resultados do conjunto da Tapadinha.
Após uma primeira parte sem golos, Ekanga Ondoa, avançado camaronês emprestado pelo Estrela da Amadora aos azuis do Restelo, marcou o único golo da partida, naquele que foi o seu primeiro jogo a titular na equipa liderada por José Sousa.
O camisola 29 aproveitou uma sobra de uma bola na barra de Diogo Leitão para vestir o fato de herói e rematar para os três pontos.
Os serranos somaram a primeira vitória ao terceiro encontro na presente edição da Liga 3. Num jogo em que até nem foram superiores ao adversário, os serranos triunfaram pela margem mínima, graças a um golo solitário de Diogo Ramalho, aos 61 minutos. O capitão da equipa da casa aproveitou um ressalto no interior da área do Caldas para festejar.
Até ao final, o Caldas pressionou em busca do empate e ainda reclamou duas grandes penalidades, sem sucesso.
Oliveira do Hospital 1-1 Académica
No regresso do treinador Pedro Machado a uma casa que bem conhece, a Académica de Coimbra salvou um ponto na visita ao terreno do Oliveira do Hospital.
Os estudantes ficaram em desvantagem a partir do minuto 23, altura em que Guilherme Neiva colocou a equipa da casa na frente do marcador, mas conseguiram evitar o desaire graças a um golo de Noah Santos, aos 90+2'.
União de Santarém 3-0 Sporting B
A União de Santarém começou os trabalhos mais tarde, mas tem mostrado uma capacidade superlativa para ser competitiva nesta Liga 3. Depois do triunfo frente ao Atlético (2-0), o conjunto de Carlos Fernandes mostrou ser superior à equipa B do Sporting.
Pierre Sagna (6'), Ricardo Apolinário (15' g.p.) e Leandro Alves (90') anotaram os golos.