10 anos depois e sem Salah: A maratona do Basileia à procura da história
Depois do pesadelo do fim-de-semana – foi goleado em casa pelo St. Gallen – o Basileia volta a sorrir e abre as portas do St. Jakob Park para 90 minutos que se espera que terminem em glória. A vitória em Florença deixa o atual sexto classificado do campeonato da Suíça a um jogo de fazer história.
Caso consiga eliminar a Fiorentina nas meias-finais da Liga Conferência, o Basileia vai tornar-se na primeira equipa da Suíça a alcançar uma final europeia. E se o conseguir será após uma autêntica maratona.
Esta quinta-feira, o Basileia irá disputar o 20.º jogo europeu esta temporada. A equipa entrou na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência – esteve próxima da eliminação frente ao Brondby –, chegou à fase de grupos e desde então deixou adversários pelo caminho como o Trabzonspor, Slovan Bratislava e Nice.
A final significaria o 21.º jogo numa só edição da mesma competição europeia, um feito que nunca uma equipa conseguiu fazer.
Há 10 anos com Salah
Um campeonato longe da ribalta no futebol europeu, a Suíça só conseguiu cinco participações em meias-finais de competições continentais. O Zurique esteve por duas vezes às portas da Liga dos Campeões, mas foi goleado por Real Madrid, em 1964, e Liverpool em 1977. Um ano depois, o Grasshoppers perdeu com o Bastia, na Taça UEFA
Mais recentemente, o Basileia ficou às portas da final da Liga Europa em 2013. Com nomes como Yann Sommer, Fabian Schar, Mohamed Elneny e Mohamed Salah, o conjunto de Murat Yakin viajou até Stamford Bridge com a aspiração de anular a desvantagem (1-2) trazida da primeira mão, mas acabou derrotada por 1-3, com o egípcio a mostrar-se ao clube para onde se mudaria em janeiro de 2014.
Desta feita é esperar para ver se à quinta é de vez.