Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

AZ condena ataque dos adeptos após o jogo com o West Ham

Reuters
Adeptos do AZ provocaram violência
Adeptos do AZ provocaram violênciaReuters
O treinador e os jogadores do AZ Alkmaar condenaram os elementos da sua própria claque que atacaram familiares e amigos do West Ham que festejava o êxito nas meias-finais da Liga Conferência, de quinta-feira.

Os adeptos do clube da casa quebraram uma vedação e atacaram a comitiva do West Ham sentada numa secção reservada atrás do banco de suplentes dos ingleses, no Estádio AFAS. Seguiu-se uma rixa em que os jogadores do West Ham, incluindo o capitão Declan Rice, tentaram intervir, tendo vários deles corrido em auxílio de familiares.

A polícia neerlandesa disse na sexta-feira à agência noticiosa ANP que ainda não tinha efectuado qualquer detenção, mas que iria analisar as imagens para ver se havia alguma responsabilidade criminal que pudesse justificar uma detenção.

Existiram também incidentes fora do estádio, incluindo nas imediações da estação de comboios de Alkmaar, segundo a polícia.

"É irritante, não pertence ao nosso estádio. De preferência, em nenhum estádio", disse o treinador Pascal Jansen, cuja equipa perdeu por 0-1 na quinta-feira, quando o West Ham completou um triunfo agregado de 3-1 para chegar à final da Liga Conferência contra a Fiorentina em Praga, a 7 de junho.

"Sinto-me envergonhado. É preciso controlar as emoções, mesmo numa noite com uma derrota."

O defesa Pantelis Hatzidiakos foi um dos vários jogadores do AZ que se manifestaram contra a violência nas entrevistas após o jogo.

"Acho que é triste o que aconteceu. A minha família estava lá em cima. Estiveem contacto com eles e a minha namorada disse-me que estavam a tremer", disse à televisão neerlandesa: "Nem sequer lhes chamo adeptos. Se têm essas intenções, fiquem em casa. Foi uma noite tão bonita, com um ambiente tão bom, que gostei muito até ao apito final. O que aconteceu depois disso, acho muito triste e lamentável."

A polícia e os assistentes do recinto chegaram rapidamente ao local para evitar mais confrontos e a calma foi restabelecida ao fim de 10 minutos.

Na semana passada, houve um incidente semelhante em Londres, quando os adeptos do AZ, incluindo a família do treinador Jansen, foram atacados por adeptos do West Ham depois de terem festejado o golo marcado pelo clube holandês na primeira parte do jogo de ida.