Ballkani, do Kosovo, pode fazer história na Liga Conferência
Provavelmente nunca ouviu falar da cidade provincial kosovar chamada Suva Reka. Uma cidade do tamanho de Santa Comba Dão ou Murtosa, na Jutlândia ocidental, situada na estrada entre as duas maiores cidades do país, Prishtina e Prizren.
Em albanês, chama-se Suharekë. Sim, ou Therandë. A querida cidade tem muitos nomes que testemunham um país com uma história tumultuosa e sangrenta há apenas alguns anos.
Em breve, a cidade poderá orgulhar-se de ter a sua equipa de futebol na terceira melhor competição europeia de clubes, a Liga Conferência. Se o KF Ballkani derrotar o Dínamo de Zagreb na capital croata, esta quinta-feira à noite, enquanto o FC Astana, do Cazaquistão, perder com o Viktoria Plzeň, da República Checa, o Ballkani estará pronto para a fase de repescagem para os oitavos de final.
Não é exatamente uma missão fácil para o Ballkani, que tem como treinador principal o albanês Ilir Daja, de 57 anos. Mas o Ballkani já surpreendeu antes e já está a fazer história como o primeiro clube kosovar a jogar na fase de grupos de uma competição europeia.
Já na época passada, o clube conseguiu a qualificação para a mesma Liga Conferência, ao derrotar primeiro o Klaksvíkar Ítróttarfelag, das Ilhas Faroé, que esta época também fez história, e depois ao derrotar o KF Shkupi, o principal clube da minoria albanesa na capital da Macedónia do Norte, Skopje.
E aqui, na fase de grupos, o Ballkani fez algo semelhante ao que tentará fazer na noite desta quinta-feira: conseguiu grandes resultados fora de casa, apesar de dois dos três jogos fora terem terminado em derrota. Ambas as derrotas foram apertadas, 2-3 contra o Slavia Praga e 0-1 contra o CFR Cluj, mas, por outro lado, levaram a melhor sobre o Sivasspor, da Turquia, com uma sensacional vitória fora de casa por 4-3.
O Ballkani já conseguiu derrotar o Dínamo de Zagreb uma vez, por 2-0 em casa, no Kosovo, no início da fase de grupos, por isso talvez o consiga fazer novamente esta quinta-feira.
Embora o clube tenha muitos anos de existência, tendo sido fundado em 1947 com o nome de Rinia, que em albanês significa simplesmente juventude, o sucesso é algo que o Ballkani só conheceu recentemente. Durante os anos de domínio jugoslavo, o Ballkani jogou sobretudo na liga provincial do Kosovo, que era o quinto escalão da Jugoslávia.
No início do colapso da Jugoslávia e dos tumultos que se seguiram no Kosovo, que culminaram na Guerra do Kosovo no final da década de 90, Ballkani abandonou o sistema da liga jugoslava e juntou-se à liga separatista do Kosovo, que mais tarde se tornaria o atual escalão superior do país.
Uma liga que o Ballkani venceu em 2022, pela primeira vez na história do clube. Nem sequer a já referida liga provincial do Kosovo o Ballkani tinha conseguido vencer. E a vitória levou o Ballkani diretamente para a Europa, onde tem impressionado desde então.
Se a final da fase de grupos de quinta-feira terminar com a subida do Ballkani, o clube será ainda mais histórico, pois Suharekë será a cidade mais pequena com uma equipa a disputar as competições europeias, um título que poderá facilmente ir para a equipa dinamarquesa Farum, caso o FC Nordsjælland avance na noite de quinta-feira.
De qualquer forma, não haverá motivo para pânico em Suharekë, caso o Ballkani avance e apanhe uma grande equipa na fase a eliminar do play-off, uma vez que a equipa kosovar não joga os seus jogos em casa em Suharekë. O estádio da cidade, com capacidade para 3.000 espectadores, dos quais 1.500 sentados, não está nem perto de cumprir os requisitos de um estádio da UEFA.
Em vez disso, os jogos têm lugar na capital do país, Prishtina, a uma hora de carro de Suharekë, no estádio nacional do país, o Fadil Vokrri. Um estádio que o Ballkani costuma esgotar completamente quando chega a altura de jogar na Europa, e que a seleção nacional consegue lotar muitas vezes.
Um estádio com lotação esgotada que testemunha uma nação jovem, independente e apaixonada pelo futebol, que apresenta resultados impressionantes, tanto a nível de clubes como de seleções nacionais, tendo em conta que ainda só há seis anos o Kosovo tornou-se membro da FIFA e da UEFA. E talvez esta última possa ter o Ballkani como figura de proa quando for realizado o sorteio para a próxima ronda da Liga Conferência.