Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fiorentina: Perseguir o sonho e fazer história

A alegria de Barak em Basileia
A alegria de Barak em BasileiaAFP
Se o Inter tem como objetivo o mini-Triplete, a Viola pode conseguir um doblete histórico. No papel, o compromisso contra os nerazzurri é mais complicado, embora contra a equipa de Florença, os comandados de Inzaghi tenham sempre sofrido. Conquistar a Taça de Itália seria, sem dúvida, um tónico antes do último ato da Liga da Conferência, diante do West Ham.

Apenas três equipas na Europa podem dizer que disputaram todos os jogos da época nas três principais competições em que participaram. Uma delas é a Fiorentina e as outras duas vão disputar a final da Liga dos Campeões em Istambul, a 10 de junho.

E será um deles, o Inter, que desafiará os Viola pela Taça de Itália na final que se disputará esta quarta-feira no Estádio Olímpico de Roma. "Sonho" e "história" foram as palavras, ou melhor, os conceitos que Vincenzo Italiano repetiu várias vezes nos últimos meses.

E muito também a pensar na Europa, porque três dias antes do Inter defrontar o Manchester City, na final da Liga dos Campeões, a Fiorentina vai medir forças com o West Ham e procurar conquistar a Liga Conferência:"Alcançámo-las, mas não devemos estar satisfeitos, queremos colocar os nossos adversários em apuros e temos as nossas oportunidades, os últimos jogos deram-nos muita confiança. Ver a taça à nossa frente é um grande motivo de orgulho, tal como será amanhã estar em campo. Além disso, o encontro com Mattarella foi emocionante. A primeira vez no Quirinale e em frente ao Chefe de Estado: uma experiência maravilhosa".

O calendário da Fiorentina
O calendário da FiorentinaFlashscore

Ao contrário dos nerazzurri, que fizeram uma má campanha no campeonato devido à indolência, a Fiorentina não foi construída para ir até o fim em três competições. É por isso que os rapazes de Italiano terão de conquistar o seu futuro europeu vencendo, no mínimo, uma das duas finais que disputarão nas próximas duas semanas.

"Amanhã teremos de ultrapassar o obstáculo, porque Inzaghi sabe como chegar e ganhar a final, é um especialista. O Inter, por sua vez, está cheio de campeões e a montanha a escalar será alta. Quero ver os olhos do Basileia", exortou o italiano.

Vincenzo Italiano
Vincenzo ItalianoProfimedia

De facto, este ano, os olhos do Basileia já tinham sido vistos em Poznan, Sivas e Braga e, de um modo geral, sempre que os Viola entraram em campo entre 23 de fevereiro e 5 de abril, período durante o qual a Fiorentina conseguiu somar nove vitórias consecutivas, uma das quais, em San Siro, contra o Inter no campeonato.

No último mês e meio, no entanto, Italiano teve o cuidado de administrar, ainda mais do que antes, as energias dos seus jogadores, porque estava convencido de que chegaria ao final com opções reais de conquistar, no mínimo, um título, e não faria sentido se apresentar na reta final com o tanque vazio.

Os últimos jogos da Fiorentina
Os últimos jogos da FiorentinaFlashscore

O sonho chama-se, portanto,Taça de Itália, enquanto a história, as violetas, poderão escrevê-lo na Eden Arena de Praga, no próximo dia 7 de junho, contra o West Ham, embora jogar essa final seja já, por si só e mesmo antes de entrar em campo, um acontecimento histórico. E não apenas para o clube de Rocco Commisso.

E sim, porque, depois do feito em Basileia, a Fiorentina tornou-se a primeira e única equipa do velho continente a chegar ao último acto dos quatro grandes torneios europeus: Taça dos Vencedores das Taças, Taça dos Campeões, Taça Uefa e, precisamente, a Liga Conferência.