Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Juventus excluída da Liga Conferência pela UEFA

Mário Rui Ventura
Atualizado
Allianz Stadium sem competições europeias durante uma época
Allianz Stadium sem competições europeias durante uma épocaProfimedia
A Juventus foi excluída das competições europeias durante um ano pela UEFA, por ter incumprido com o fair play financeiro, falhando por isso a próxima edição da Liga Conferência, para a qual estava qualificada depois de ter terminado a Serie A no sétimo lugar. A Fiorentina ocupa o lugar da equipa de Turim.

Além de ficar um ano fora das competições europeias, a Juventus tem ainda de pagar uma multa de 20 milhões de euros, sendo que 10 milhões ficam suspensos e serão apenas ativados se o orçamento voltar a ser ultrapassado na próxima temporada.

Desta forma, a Fiorentina, finalista vencida da Liga Conferência, que terminou a Serie A imediatamente abaixo da Juventus, no oitavo lugar, ocupa o lugar da equipa de Turim.

Chelsea pagou 10 milhões de euros

No mesmo comunicado, a UEFA anuncia qu também o Chelsea foi alvo de investigação. Neste caso, a formação inglesa aceitou pagar 10 milhões à UEFA devido a relatórios financeiros incompletos entre 2012 e 2019, durante a gestão do antigo dono Roman Abramovich.

Comunicado oficial da UEFA:

"Durante a época 2022/23, a Primeira Câmara da CFCB, presidida por Sunil Gulati, abriu investigações à Juventus (ITA) e ao Chelsea FC (ENG) por potenciais violações dos regulamentos de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA. A Primeira Câmara da CFCB concluiu que a Juventus violou o quadro regulamentar da UEFA e violou o acordo de compensação assinado em agosto de 2022. Como resultado, a Primeira Câmara do CFCB rescindiu o acordo de liquidação celebrado com o clube e decidiu: excluir a Juventus da competição masculina de clubes da UEFA de 2023/24 ; e impor uma contribuição financeira adicional de 20 milhões de euros ao clube. Deste montante, 10 milhões de euros são condicionais e só serão aplicados se as demonstrações financeiras anuais do clube relativas aos exercícios de 2023, 2024 e 2025 não cumprirem os requisitos contabilísticos estabelecidos no Anexo G do Regulamento de Licenciamento e Sustentabilidade de Clubes da UEFA".