Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Legia procura seguir os passos do Lech na Liga Conferência

PAP
O Legia com o português Josué (número 27)
O Legia com o português Josué (número 27)Profimedia
O Legia Varsóvia vai iniciar a fase a eliminar das provas europeias na quinta-feira, na Noruega, com o primeiro jogo contra o Molde no play-off da Liga da Conferência. Há um ano, o Lech Poznań estreou-se contra um rival deste país a caminho dos quartos de final destas competições.

Kolejorz deu muitas alegrias aos adeptos polacos há um ano, eliminando o Bodo/Glimt da Noruega, depois o Djurgardens IF da Suécia e só parou frente à Fiorentina nos quartos de final. Os cofres do clube receberam mais de 8,2 milhões de euros em bónus da UEFA, e agora o Legia tem a oportunidade de melhorar este feito.

A equipa da capital passou pela primeira vez três rondas das pré-eliminatórias da Liga da Conferência e terminou em segundo lugar no Grupo E da competição, com 12 pontos. O Aston Villa de Matty Cash, que avançou diretamente para os oitavos de final, tinha mais um. Os varsovianos, por sua vez, ficaram à frente do neerlandês AZ Alkmaar e do bósnio Zrinjski Mostar.

Pelos seus desempenhos na atual edição da Liga Conferência, os legionários já contribuíram com 6,8 milhões de euros para a tesouraria. A ida até aos 16 melhores da competição representa mais 600.000 euros. Teriam direito a um milhão de euros por um eventual apuramento para os quartos de final, dois milhões para a meia-final, três milhões para a final e mais dois milhões de euros por um triunfo na final. Assim, os varsovianos poderiam teoricamente "angariar mais 8,6 milhões de euros do campo" e receber coletivamente mais de 15 milhões de euros pelos resultados desta época.

Os números acima referidos não incluem as receitas provenientes dos direitos de transmissão televisiva e de marketing, uma parte do orçamento total de 23,5 milhões de euros que será partilhada entre todos os participantes.

O Legia já teve a oportunidade de defrontar o Molde há uma década, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões da época 2013/14, tendo empatado duas vezes com este rival - 0-0 em Varsóvia e 1-1 na Noruega, o que lhe valeu o apuramento graças à extinta regra dos golos fora.

O treinador do Molde na altura era o famoso Ole Gunnar Solskjaer, que mais tarde acabou no banco do Manchester United. A equipa é atualmente dirigida por Erling Moe, de 53 anos, que triunfou com a equipa por duas vezes no campeonato e venceu a Taça da Noruega por duas vezes, incluindo a última edição.

O Molde, como campeão em 2022, iniciou as competições as provas europeias na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Nela, eliminou o HJK Helsínquia (0-1 e 2-0) e depois o KI Klaksvik das Ilhas Faroé (1-2 e 2-0). No entanto, no decisivo play-off, tiveram de reconhecer a superioridade do Galatasaray (2-3 e 1-2) e, assim, passaram à fase de grupos da Liga Europa. No Grupo H, os noruegueses somaram sete pontos e terminaram em terceiro lugar, atrás do Bayer Leverkusen, com 18, e do Qarabag Agdam, com 10. Venceram duas vezes o BK Hacken, da Suécia, e empataram uma vez com o campeão do Azerbaijão.

Na época de 2023 (disputada no sistema de primavera e outono), a equipa de Molde terminou em quinto lugar na Eliteserien, a 19 pontos do campeão Bodoe/Glimt. A nova competição arrancará no final de março e início de abril, pelo que o rival norueguês não estará em ritmo de jogo contra o Legia, embora tenha um amigável e dois jogos da Taça do Atlântico no seu currículo, tendo vencido o Midtjylland da Dinamarca por 2-1 e perdido por 1-3 com o FC Copenhaga, que se qualifica para a Liga dos Campeões.

O Legia, por seu lado, tem um jogo da Liga - venceu no Estádio da Silésia o Ruch Chorzów por 1-0 e.... duas transferências espectaculares dos seus jogadores. Bartosz Slisz foi para o estrangeiro para se juntar à equipa da MLS Atlanta United, enquanto o Besiktas recebeu o albanês Ernest Muci, que brilhou sobretudo na Europa no outono. O valor de ambas as transacções é substancial, para os padrões polacos, ultrapassando os 13 milhões de euros.

A resolução da série de dois jogos contra o Molde pode ter impacto em possíveis transferências para o clube da capital. Se não for bem sucedida, a equipa do treinador Kosta Runjaic ficará apenas a lutar pelo campeonato nacional, uma vez que já foi eliminada da Taça da Polónia. Na tabela classificativa, o Legia está em quarto lugar, com uma perda de seis pontos para o líder Jagiellonia Białystok.