Liga Conferência: Aston Villa garante qualificação, PAOK fecha primeiro lugar na Alemanha
Aston Villa 2-1 Legia
O jogo teve início num contexto de grande agitação entre os polacos e a polícia de West Midlands no exterior do recinto, pelo que não houve adeptos visitantes no recinto. O legia ficou em desvantagem aos quatro minutos, quando Moussa Diaby acertou no alvo. Lançado pela direita por Youri Tielemans, o francês conseguiu afastar-se dos defesas adversários com a sua velocidade, cortou para o meio e rematou em arco para o fundo das redes.
A equipa de Emery começou a jogar bem, mas não demorou muito para que o Legia ganhasse terreno e, aos 20 minutos, um erro do Villa fez com que os visitantes empatassem. Boubacar Kamara tentou um passe quando os anfitriões tentavam sair a jogar, e a falta de pontaria foi imediatamente castigada por um remate sumptuoso de Ernest Muçi ao ângulo superior.
Depois de um final de primeiro tempo calmo, o ritmo da partida aumentou após o recomeço e as duas equipas estiveram perto do segundo golo. Gil Dias, que se transformou em Robin van Persie, cabeceou, mas o remate saiu por cima da barra, enquanto Diaby foi travado por uma defesa fabulosa de Kacper Tobiasz.
Mas o guarda-redes do Legia nada pôde fazer para evitar que o Villa voltasse a marcar momentos depois. O livre de Douglas Luiz foi cobrado por Àlex Moreno, que improvisou uma boa manobra para finalizar. A partir daí, os anfitriões não foram mais incomodados, com Leon Bailey a rematar à barra, enquanto os adeptos do Villa Park se regozijavam com a confirmação do seu lugar na fase a eliminar.
Apesar da derrota, o Legia só precisa de evitar a derrota na sexta jornada para se juntar à equipa inglesa na próxima fase da Liga Conferência.
Eintracht Frankfurt 1-2 PAOK
Embora os dois apurados do Grupo G já fossem conhecidos antes do confronto desta quinta-feira, a ordem em que Eintracht e PAOK seguiam em frente ainda não estava confirmada. A derrota dos anfitriões significaria que o PAOK terminaria a fase de grupos em primeiro lugar e o conjunto da Bundesliga fez de tudo para que isso não acontecesse durante um primeiro tempo tenso. O atacante Omar Marmoush teve duas oportunidades de marcar, uma delas defendida pelo guarda-redes Dominik Kotarski, e a outra rematou para fora.
O PAOK não estava disposto a ficar de braços cruzados e a aceitar o seu destino. Em vez disso, a equipa grega levou o jogo para cima do Eintracht e foi recompensada com o golo inaugural 10 minutos após o recomeço. Tomasz Kędziora, aproveitando uma defesa preguiçosa dentro da grande área da equipa da casa, estava a postos para rematar, colocando o PAOK a uma distância de toque para confirmar o primeiro lugar.
No entanto, o PAOK foi arrastado para trás quase imediatamente, com apenas três minutos de ação necessários para o Frankfurt encontrar o empate. Depois de ter ameaçado durante toda a noite, não foi surpresa para ninguém ver Marmoush marcar, convertendo de cabeça o belo cruzamento de Farès Chaïbi para a área. Foi o quarto golo de Marmoush em cinco jogos na Liga Conferência e um golo muito oportuno.
No entanto, com o jogo a parecer destinado a terminar empatado, outro erro defensivo deu a Andrija Živković a oportunidade de voltar a colocar a sua equipa na frente, o que, claro, ele aproveitou de braços abertos. O remate inicial de Brandon obrigou Trapp a uma defesa instintiva, mas o esforço do guarda-redes alemão para manter a bola fora caiu diretamente no caminho de um bem-vindo Živković, que não cometeu qualquer erro com a finalização à queima-roupa. Uma noite miserável ficou ainda pior para as Águias nos acréscimos, quando o substituto Kristijan Jakić recebeu dois cartões amarelos em três minutos, antes de confrontar tanto o árbitro quanto o quarto árbitro no processo.
O resultado significa que o Eintracht vai poder contar com o futebol europeu na primavera, mas terá de disputar um penoso play-off a duas mãos para chegar aos oitavos de final. Já o PAOK, que no início da competição aceitava só a qualificação, vai entrar diretamente nos oitavos de final.
Fiorentina 2-1 Genk
A primeira oportunidade de golo da partida surgiu aos cinco minutos, quando Bryan Heynen lançou Alieu Fadera nas costas da defesa da Fiorentina. Fadera manteve a calma e rematou contra Oliver Christensen, mas a bola acabou por bater no poste. O Genk continuou a dar trabalho a Christensen, que defendeu um remate de Joseph Paintsil de um ângulo apertado, antes de a Fiorentina se impor no jogo, criando oportunidades com Nicolás González e Antonín Barák. A cinco minutos do final da primeira parte, o guarda-redes do Genk, Hendrik Van Crombrugge, desviou o cruzamento de Christian Kouamé, que foi parar às mãos de Jonathan Ikoné, que rematou para o fundo das redes, mas Patrik Hrošovský tirou o esférico em cima da linha.
Depois de ter estado tão perto de sair em desvantagem, o Genk passou para a frente minutos mais tarde, quando o suplente Christopher Bonsu Baah encontrou Joris Kayembe na área, que passou por um defesa empenhado e rematou delicadamente por cima de Christensen. Determinada a não ficar atrás no marcador, a Fiorentina respondeu segundos antes do apito para o intervalo, quando o canto de Maxime Lopez foi cabeceado por Yerry Mina e defendido por Van Crombrugge, mas o primeiro a chegar ao ressalto foi Lucas Martínez Quarta, que marcou o golo do empate.
Os cantos dos Viola continuaram a causar estragos no início da segunda parte, com a melhor oportunidade a pertencer a Barák, cujo cabeceamento foi defendido por Van Crombrugge. Os comandados de Vincenzo Italiano continuaram a pressionar e pensaram que teriam a sua recompensa a meio da segunda parte, mas Van Crombrugge não conseguiu evitar um livre de Cristiano Biraghi que se dirigia para o ângulo superior. Mas quando o jogo se aproximava dos últimos 10 minutos, a defesa do Genk finalmente cedeu. Uma falta de Mujaid Sadick derrubou Michael Kayode dentro da área e, depois de uma longa espera, González teve coragem para converter a grande penalidade, deixando o guarda-redes em sentido contrário.
A equipa de Wouter Vrancken não conseguiu criar uma oportunidade para empatar a partida nos últimos minutos, mas ainda tem esperanças de evitar a terceira eliminação consecutiva na fase de grupos das competições europeias. A Fiorentina, que conseguiu a terceira vitória consecutiva em casa nas competições europeias, pode relaxar antes da última jornada.
Nordsjaelland 6-1 Fenerbahçe
Começando a jornada no segundo lugar e a dois pontos do seu adversário, o Nordsjaelland começou bem o jogo na Dinamarca. Christian Rasmussen foi travado por Dominik Livaković, antes de Oliver Villadsen ver o seu remate bloqueado no ressalto seguinte. Os anfitriões, por sua vez, assumiram a merecida liderança aos 21 minutos, quando Jeppe Tverskov cobrou um canto perto do poste e Lucas Hey marcou o seu primeiro golo pelo clube.
Com a confiança a fluir através da equipa do Nordsjaelland, esta organizou uma jogada de ataque inteligente para duplicar a sua vantagem através de Daniel Svensson, que produziu uma finalização composta para abrir a sua conta para a campanha de 2023/24. Depois de ver o seu adversário marcar dois golos rápidos, o Fenerbahçe demorou a entrar no jogo. Assim que recuperaram o rumo, a equipa turca finalmente estabeleceu uma base de apoio aos 43 minutos, quando Michy Batshuayi disparou para o golo. Sebastian Szymański pensou que tinha encontrado um segundo golo rápido, mas o seu esforço foi anulado por uma mão na bola, garantindo que os anfitriões aliviados levassem uma pequena vantagem para o intervalo.
Depois de ter sido empurrado para trás na fase final do primeiro período, o Nordsjaelland voou no segundo tempo, com Andreas Schjelderup a forçar Livaković a fazer uma excelente parada dois minutos após reinício. No entanto, não houve nada que o guarda-redes croata pudesse fazer para evitar que o suplente Benjamin Nygren marcasse o seu terceiro golo na fase de grupos. Poucos instantes depois de ver os anfitriões restaurarem a sua vantagem de dois golos, Batshuayi pensou que tinha encontrado uma resposta imediata, mas o seu remate foi rapidamente anulado pela bandeira do assistente.
As esperanças do Fenerbahçe de um resultado positivo foram anuladas aos 66 minutos, quando Rasmussen guiou a bola para a baliza vazia depois de Livaković ter defendido o esforço inicial de Schjelderup. Nygren acrescentou o seu segundo golo, antes de marcar à queima-roupa para fechar o seu hat-trick e uma vitória notável. Enquanto a equipa dinamarquesa sobe à pole position, os visitantes estão um ponto atrás, no segundo lugar.
Outros resultados: