Liga Conferência: Lille de Paulo Fonseca vence (2-0) Olimpia Ljubljana de João Henriques
Recorde as incidências da partida
Um dia antes de todos os outros, o Lille fez as honras de abrir a campanha da Liga Conferência. Em casa, o clube do norte de França só poderia almejar os três pontos numa competição que pode ser secundária, mas que oferecia uma boa recompensa. No entanto, não havia espaço para complacência contra um adversário teoricamente inferior, o Olimpia Ljubljana de João Henriques, num duelo português a abrir a competição.
Mas, se o Lille pegou no jogo com toda a força, tanto em termos de vontade como de plano de jogo, faltou-lhe um ingrediente essencial: o realismo. O Lille dominou, sem dúvida, mas para o avançado Jonathan David o primeiro tempo foi complicado. Nomeadamente quando, estranhamente sozinho, à entrada da área, enviou um cabeceamento para fora com a baliza aberta (30').
Os eslovenos, porém, não mostraram ambição para mais e concederam uma grande penalidade a poucos minutos do intervalo. Jonathan David teve a felicidade de converter o penálti e dar início ao triunfo francês, além de colocar a sua equipa em vantagem ao intervalo.
Na segunda parte o ritmo do jogo baixou. Com o Lille a sofrer de uma terrível falta de controlo e os eslovenos a sofrerem, este não era o jogo do ano. E, no entanto, um pequeno golo poderia ter posto tudo nos eixos. Mas o Ljubljana nunca esteve em posição de marcar e restabelecer a igualdade.
No final da partida, Yusuf Yazici completou o marcador contra um adversário desmobilizado. O Lille venceu por 2-0 e começou com uma vitória no Grupo A da Liga Conferência. E isso, no fim de contas, acaba por ser o mais importante.