Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Conferência: Lille, de Paulo Fonseca, vence Rijeka (2-1) com assistência de Ivan Cavaleiro

François Miguel Boudet e Bruno Henriques
Yoro foi a figura do Lille ao marcar o golo da vitória
Yoro foi a figura do Lille ao marcar o golo da vitóriaProfimedia
Os franceses sofreram para vencer o Rijeka (2-1), com golos de Edon Zhegrova e Lény Yoro no final de cada parte. A equipa do treinador português está mais próxima de atingir a fase de grupos da Liga Conferência, mas têm de acabar o trabalho na Croácia.
As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Após a eliminação do Marseille pelo Panathinaikos na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a Ligue 1 contava com o Lille para restaurar a reputação da França e tentar manter o quinto lugar no ranking da UEFA. À primeira vista, um play-off da Conferência da Liga Europa não deve assustar um clube que foi campeão francês há apenas dois anos.

No entanto, na Arena Decathlon, os Dogues sofreram o primeiro golo no contra-ataque do Rijeka, que Marco Pasalic finalizou aos 24 minutos. O único remate à baliza da equipa da Croácia na primeira parte...

Reveja aqui as principais incidências da partida

Depois de um remate de Benjamin André da entrada da área, de Jonathan David não ter acertado no alvo, e de Rémy Cabella ter visto o disparo desviado por Nedilkjo Labrovic, o Lille acabou por fazer o empate pouco antes do intervalo, com Edon Zhegrova a aproveitar um passe de David (43 minutos).

Embora o Lille tenha dominado a posse de bola com mais de 70% (7 remates, 5 enquadrados), os croatas mantiveram-se firmes, mesmo na segunda parte. Labrovic salvou David logo após o intervalo com uma mão firme, depois de o canadiano ter batido com força no seu poste (47 minutos). Cabella levou os adeptos ao desespero com um livre direto por cima (53 minutos).

O contra-ataque esteve perto, mas Lény Yoro, de 17 anos, apareceu no poste para cortar a trajetória de um cruzamento de Ivan Cavaleiro (88 minutos).

Os outros portugueses

Diogo Queirós e Fábio Vianna assistiram do banco à vitória do Farul sobre os finlandeses do HJK (2-1). Aurélio Buta foi titular no empate do Eintracht Frankfurt em casa do Levski Sófia (1-1). Nani jogou 78 minutos na derrota do Adan Demirspor frente ao Genk (1-2). Josué e Yuri Ribeiro formaram parte das escolhas iniciais do Legia que arrancou um empate diante do Midtjylland (3-3), já nos minutos finais, num jogo em que Franculino Djú, ex-Benfica, bisou nos dinamarqueses.  Penetra não saiu do banco no empate do AZ Alkmaar frente ao Brann (1-1), os noruegueses que eliminaram o Arouca vão decidir novamente a eliminatória em Bergen.

Conto de fadas, goleadas e surpresas

A última eliminatória antes da fase de grupos da Liga Conferência conta já com algumas equipas de nomeada no futebol europeu e a nem todas correu bem. Se o Fenerbahçe goleou o Twente (5-1), a Fiorentina, finalista vencida da última edição, perdeu em Viena diante do Rapid (0-1) e tem de dar a volta a casa para tentar outro brilharete. O Partizan foi também surpreendido na Dinamarca e perdeu por 0-5 com o Nordsjaelland. O Besiktas arrancou uma vitória diante do Dínamo Kiev (3-2) com um golo nos instantes finais. O Osasuna perdeu com o Club Brugge (1-2), com o golo a surgir já dentro dos 10 minutos finais.

A Fiorentina perdeu em Viena
A Fiorentina perdeu em VienaProfimedia

Depois do KÍ Klaksvik, das Ilhas Faroé, existe outro país nórdico que pode completar um conto de fadas. Depois de ter disputado a ronda preliminar da Liga dos Campeões, o Breidablik venceu em casa do Struga (1-0) e está mais perto de seguir em frente. O 10.º jogo nas pré-eliminatórias continentais pode carimbar a estreia da Islanda no quadro principal de uma prova europeia.