Liga Conferência: Lille empata nas Ilhas Faroé (0-0), João Henriques perde em casa (0-1)
KÍ Klaksvik 0-0 Lille
Dia histórico para as Ilhas Faroé, que pela primeira vez receberam um jogo de uma fase de grupos das competições europeias, no caso a Liga Conferência. E pela frente tiveram o Lille de Paulo Fonseca, sem portugueses no onze.
Embora tenha sido elogiado por se tornar a primeira equipa das Ilhas Faroé a qualificar-se para a fase de grupos de uma competição da UEFA, o Klaksvík estava determinado a não se limitar a fazer número na Liga Europa Conference. E, embora poucos esperassem que conseguissem alguma coisa no confronto com o Lille, para surpresa da maioria, os 20 vezes campeões das Ilhas Faroé mantiveram o empate no final de um primeiro tempo difícil.
O domínio do jogo foi dos franceses, mas a falta de capacidade de finalizar impediu que o Lille abrisse o marcador antes do intervalo. Amine Messoussa deveria ter aberto o marcador para os Dogues, mas o atacante não conseguiu reagir rápido o suficiente ao corte de Hákon Arnar Haraldsson dentro da área.
Com este resultado no intervalo, os sonhos do Klaksvík de um resultado começaram a tornar-se realidade, mas à medida que o relógio se aproximava dos 90 minutos, as tentativas de ataque do Lille continuaram a intensificar-se. Yusuf Yazıcı viu um remate de pé esquerdo com curva passar ao lado do poste, enquanto Alan Virginius acertou na trave de longe, numa noite que se estava a tornar frustrante para a equipa de Paulo Fonseca.
O Klaksvík, pela primeira vez na história das Ilhas Faroé, conquistou um ponto para o pequeno país escandinavo. Na verdade, o Lille não pode reclamar, pois o clube da Ligue 1 não conseguiu fazer valer a sua superioridade durante os 90 minutos.
Olimpija Ljubljana 0-1 Slovan Bratislava
Com Jorge Silva, David Sualehe e Rui Pedro no onze, o Olimpija Ljubljana de João Henriques não teve uma estreia caseira para recordar na fase de grupos de uma competição europeia. O Slovan Bratislava somou a segunda vitória, num jogo definido pela marca dos 11 metros.
Vladimir Weiss jr falhou um penálti aos 28 minutos (defendido por Vidovsek), mas Cavrir (55 minutos) foi mais certeiro e garantiu a vitória.
Besiktas 2-3 Lugano
Surpresa na Turquia. Com Martim Marques no banco, o Luggano recuperou de uma desvantagem de dois golos e venceu o Besiktas (que ficou reduzido a 10 por expulsão de Rosier (61 minutos). Um autogolo de Bailly (90 minutos) silenciou Istambul.
Breidablik 0-1 Zorya
Mais uma estreia em termos de competições europeias. Desta feita, jogou-se pela primeira vez um jogo da fase de grupos na Islândia. E o Zorya não se deixou deslumbrar, batendo o Breidablik, com um golo de Gorbach.
Outros resultados:
Astana 1-2 Viktoria PlzenBodo/Glimt 0-1 Club BruggeBallkani 2-0 Dínamo ZagrebGent 2-0 Maccabi Tel Aviv