Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Conferência: Sonho europeu do West Ham continua, Basileia ganha no prolongamento

Tom Pritchard, Akhil Fisher
West Ham voltou a ser dominante perante o Gent
West Ham voltou a ser dominante perante o GentAFP
O West Ham qualificou-se para as meias-finais da Liga Conferência, esta quinta-feira, graças a uma vitória robusta, por 4-1, sobre o Gent, em Londres. Nice e Basileia ainda estavam empatados após os 90 minutos regulamentares, com a equipa suíça a conseguir um golo no prolongamento que ditou o apuramento.

West Ham 4-1 Gent

O West Ham marcou três golos em apenas oito minutos, na segunda parte, e alcançou um agregadocom o Gent de 5-2 no total, avançando para as meias-finais da Liga Conferência e estendendo a sua série invicta em todas as competições para quatro jogos.

Os anfitriões estavam motivados, depois de terem recuperado de um 0-2 para empatar 2-2 com o Arsenal, líder da Premier League, no passado domingo, mas o início de jogo dificilmente poderia ser descrito como rápido e dinamizador.

O Gent até podia ter assumido a liderança, ou pelo menos forçado Alphonse Areola a uma defesa difícil aos oito minutos, quando a bola cruzada por Sven Kums para a área escapou de alguma forma a Orban.

Esta falha gritante logo foi esquecida pelos belgas, e a meia hora de jogo a aproximar-se, aproveitaram nova falha do West Ham.

Depois de ter sido lançado por um mau passe de Lucas Paqueta no meio-campo, Hugo Cuypers inaugurou o marcador para o Gent. Este golo atordoou os adeptos do West Ham, que tinham visto a sua equipa ganhar os cinco jogos em casa para a Liga Conferência esta época. Oito minutos antes do intervalo, porém, aquele sentimento familiar regressou quando Michail Antonio subiu mais alto para cabecear num cruzamento de Jarrod Bowen e restabelecer a igualdade.

Antes desta ronda, West Ham era a segunda equipa com mais goleadora na Liga Conferência, com 30 golos, e fez valer o título na segunda parte.

Tomas Soucek viu o seu remate sair junto à barra antes do remate de Bowen embater no poste. Este seria o registo que antecederia oito minutos simplesmente sensacionais para os anfitriões.

Primeiro, Paqueta converteu de penálti, antes de Declan Rice ter arrancado ainda no seu meio-campo e só ter parado com o 3-1. Íamos nos 58 minutos.

Com o Gent atordoado e a perguntar-se o que tinha acabado de acontecer, o West Ham sabia que tinha de manter o pé em baixo no acelerador e, cinco minutos mais tarde, completaram a façanha quando o esforço de Michail Antonio, no interior da área, encontrou o canto superior direito para completar uma golo notável.

Bowen ficou desapontado por ter o que teria sido um golo merecido anulado pouco depois, mas pouco importava no grande esquema das coisas, uma vez que os Hammers navegavam até às meias-finais.

Flashscore Homem do Jogo: Lucas Paqueta (West Ham United)

Recorde as incidências do jogo.

Nice 1-2 Basileia 2 (após prolongamento)

O Basileia avançou para as meias-finais da Liga Conferência depois de uma heróica vitória no prolongamento diante do Nice, na Allianz Riviera, selando uma meia-final europeia desde 2013.

O Nice entrou em campo dominante, com uma firmeza inabalável, infligindo o primeiro golpe aos visitantes com apenas 10 minutos de jogo, graças ao esforço de Gaetan Laborde com um remate ao canto superior dos suíços.

Sofrendo logo no início, o Basileia percebeu que seria precisa outra remontada, após o empate (1-1) com os novos campeões da Superliga Suíça, o Young Boys.

O Basileia demorou a reencontrar-se, depois do Nice ter marcado na primeira meia hora pelo quarto jogo consecutivo, em casa, para a Liga Conferência. Laborde, uma vez mais, esteve perto do golo, negado pelos ferros, mas à medida que o intervalo se aproximava, o Basileia parecia perdido e sem ideias, ansiando o intervalo para limpar as ideias.

Com Nice a não conseguir manter a sua baliza inviolada nos seus quatro jogos em casa nesta competição, o Basileia manteve as esperanças num empate mas teve de esperar até aos 87 minutos para ver uma luz ao fundo do túnel.

Após grandes períodos de posse de bola do Nice, o empate acabou por ganhar vida, depois de Jean-Kevin Augustin ter atirado para golo e silenciar a Allianz Riviera.

Com o tempo extra a pairar no ar, o Basileia ainda se viu a centímetros da reviravolta poucos minutos depois, com Zeki Amdouni a rematar ao poste esquerdo da baliza do Nice.

Um jogo completamente diferente estava a desenhar-se e o Basileia confirmou-o no prolongamento, atordoando os homens de Didier Digard oito minutos após o início do tempo extra.

Uma assistência brilhante de Darian Males alimentou o fantástico cabeceamento de Kasim Adams ao canto inferior, fazendo a reviravolta.

Enquanto Nice procurava responder, Billal Brahimi bateu um livre à trave, e a reação foi-se afastando gradualmente do alcance da equipa da casa, uma vez que não podiam fazer mais nada senão despedir-se da sua única hipótese realista de jogar na Europa na próxima época.

Flashscore Homem do Jogo: Zeki Amdouni (Basileia)

Recorde as incidências do jogo.