Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Osasuna vai recorrer ao TAD por causa de exclusão da Liga da Conferência

AFP
Em causa está a manipulação de resultados perpetrada por antigos dirigentes e denunciada recentemente pelo próprio clube
Em causa está a manipulação de resultados perpetrada por antigos dirigentes e denunciada recentemente pelo próprio clubeRFEF
O Osasuna anunciou que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), na sequência da decisão da UEFA de excluir o emblema da Liga da Conferência, na sequência da condenação de antigos diretores do clube por manipulação de resultados, há quase uma década.

"O clube vai recorrer ao TAD contra a decisão da UEFA, que considera uma grave violação dos seus direitos", afirmou o Osasuna em comunicado.

Os rojillos afirmaram que os membros do Comité de Recurso da UEFA "não tiveram em conta as alegações apresentadas" pelo clube "e reafirmaram a decisão inicial dos inspetores do Comité de Controlo, Ética e Disciplina" do organismo que rege o futebol europeu.

O Comité de Recurso vai notificar o clube de Navarra nos próximos dias acerca das razões que o levaram a ser excluído da terceira competição continental.

O Osasuna "não partilha em absoluto os critérios da UEFA, nem a investigação do caso levada a cabo, e lamenta a mensagem errada que a UEFA envia ao mundo do futebol ao punir aqueles que denunciam a corrupção e a perseguem judicialmente".

O clube espanhol afirma que utilizará "todos os instrumentos legais à sua disposição para fazer frente à UEFA e pôr termo ao que considera ser uma grave violação dos seus direitos".

O relatório dos investigadores

Em 23 de junho, o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA declarou em relatório "a 'inelegibilidade do clube para participar na Liga da Conferências da UEFA 2023-2024'", assinalou então o Osasuna.

O motivo desta recomendação é a sentença do Supremo Tribunal espanhol que condena vários antigos diretores do clube por manipulação de resultados na época 2013-2014.

O Osasuna queixou-se, na altura, de que a UEFA não tinha tido em conta o facto de terem sido os atuais dirigentes do clube a apresentar a queixa "dando início a um processo judicial para recuperar o dinheiro ilegalmente retirado das contas do clube e restaurar o seu bom nome".

O clube de Navarra qualificou-se para a Liga da Conferência depois de ter terminado em sétimo lugar na última campanha do campeonato espanhol.