Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vitória de Guimarães tenta Liga Conferência em começo de época com sete reforços

Vitória de Guimarães luta por vaga na fase de grupos da Liga Conferência
Vitória de Guimarães luta por vaga na fase de grupos da Liga ConferênciaLUSA
O Vitória de Guimarães começa oficialmente a temporada 2023/24 na quinta-feira, perante os eslovenos do Celje, com o objetivo de atingir a fase de grupos da Liga Conferência Europa de futebol, quando conta até agora com sete reforços.

Acompanhe as principais incidências da partida

A equipa vimaranense joga fora a partir das 20:00 locais de quinta-feira (19:00 de Lisboa) e recebe o Celje em 3 de agosto, às 20:15, para a segunda pré-eliminatória da competição da UEFA, a primeira das três possíveis etapas a superar rumo à fase de grupos, desígnio assumido pelos minhotos desde que voltaram ao trabalho, em 26 de junho.

O vice-presidente para o futebol, Nuno Leite, referiu, no primeiro dia, que o clube quer “fazer melhor do que no ano passado”, circunstância que, no caso da Liga Conferência, implica pelo menos alcançar o ‘play-off’, após os vimaranenses terem ‘caído’ na terceira pré-eliminatória de 2022/23, frente aos croatas do Hajduk Split.

Já o guarda-redes e capitão Bruno Varela confessou o desejo de alcançar a fase de grupos, algo que nenhuma equipa lusa até agora conseguiu, e mostrou-se confiante no valor do plantel para “concretizar esse objetivo”, em declarações proferidas em 5 de julho, durante o estágio realizado em Almancil, no concelho de Loulé, entre 02 e 09 de julho.

Os próximos jogos do Vitória de Guimarães
Os próximos jogos do Vitória de GuimarãesFlashscore

Entre os sete reforços confirmados, o médio Nuno Santos, oriundo dos norte-americanos do Charlotte FC, prometeu um Vitória a “encarar todos os jogos para ganhar”, com “o intuito de ir o mais longe possível na competição”, enquanto o defesa Tomás Ribeiro assumiu que a participação na Liga Conferência Europa foi um dos fatores que o levou a trocar os suíços do Grasshoppers pelos minhotos.

Os vimaranenses reforçaram ainda o plantel treinado por Moreno com o guarda-redes Charles, com o lateral esquerdo Ricardo Mangas, com o médio João Mendes e os avançados Telmo Arcanjo e Adrián Butzke, numa pré-época em que realizaram seis jogos de preparação.

Os comandados de Moreno perderam com os ingleses do Middlesbrough (1-0) e do Wolverhampton (2-1), em 8 e 9 de julho, no encerramento do estágio no Algarve, derrotaram o Fafe, da Liga 3 (2-0), empataram 1-1 com o Rio Ave, da Liga Portugal, e perderam no desempate por grandes penalidades os encontros para o torneio da Póvoa de Varzim, após os empates no tempo regulamentar perante Tondela (1-1), da Liga 2, e Varzim (2-2), da Liga 3.

Acompanhe o relato no Flashscore
Acompanhe o relato no FlashscoreFlashscore

Depois do quarto e último lugar no torneio da Póvoa de Varzim, o Vitória enfrenta o Celje, vice-campeão da Eslovénia, que trocou de treinador na semana passada, ao escolher o espanhol Albert Riera, campeão em 2022/23 pelo Olimpija Ljubljana, para substituir Roman Pilipchuk.

Se eliminar a formação eslovena, o emblema português defronta, na terceira pré-eliminatória, o Balzan, de Malta, ou o Neman Grodno, da Bielorrússia, jogando a primeira mão em casa, em 10 de agosto, e a segunda fora, em 17 de agosto, ditou o sorteio realizado na segunda-feira.

Para garantirem a almejada fase de grupos da Liga Conferência Europa, que se realiza entre 21 de setembro e 14 de dezembro, os vitorianos têm ainda de vencer um eventual ‘play-off’, com primeira mão agendada para 24 de agosto e segunda para 31 de agosto.