Liga Conferência: Veiga e Neto marcam na goleada do Chelsea (4-2), Fiorentina vence (2-0) TNS
Chelsea 4-2 Gent
O Chelsea está habituado ao glamour da Liga dos Campeões, mas, depois de um ano de ausência na Europa, o regresso a qualquer competição europeia é bem-vindo. Ainda assim, dada a abundância de qualidade à sua disposição, em comparação com os adversários da Fase da Liga deste ano, Enzo Maresca sentiu que poderia passar sem os serviços do imperioso Cole Palmer durante toda a primeira fase da competição.
Jadon Sancho, Nicolas Jackson, Moisés Caicedo e vários outros jogadores da equipa principal estiveram presentes nas bancadas, mas os Blues mantiveram a liderança durante a maior parte do primeiro tempo.
É certo que a primeira oportunidade real só surgiu aos 12 minutos, mas acabou por chegar ao fundo das redes, com Renato Veiga a marcar o seu primeiro golo pelo clube, ao cabecear para o fundo das redes o cruzamento de Mykhaylo Mudryk. Até à meia-hora, os visitantes tiveram dificuldades em sair do seu meio-campo por um longo período, mas conseguiram criar algumas oportunidades para mostrar que podiam causar problemas. Primeiro, Archie Brown rematou à baliza de Filip Jörgensen, quando estava em posição de golo, e Andri Guðjohnsen, filho do antigo herói do Chelsea e bicampeão da Premier League com os Blues, Eiður, disparou por cima da barra de dentro da área.
Depois de um primeiro tempo que tinha sido, na sua maioria, bastante calmo, o início do segundo foi frenético. A 60 segundos do recomeço, Pedro Neto dobrou a vantagem da sua equipa, ao rematar de ângulo apertado e marcar o seu segundo golo pelo Chelsea. No entanto, a desvantagem do Gent foi logo reduzida para metade quando Tsuyoshi Watanabe, sem marcação, cabeceou o cruzamento de Guðjohnsen para o poste, ultrapassando Jörgensen.
Mas, mais uma vez, uma das muitas estrelas do Chelsea voltou a marcar, com Christopher Nkunku, que até então tinha sido um passageiro, a rematar à entrada da área para o guarda-redes do Gent, Davy Roef.
A partir daí, o Gent ficou um pouco desanimado e, em pouco tempo, ficou ainda mais atrás, quando Kiernan Dewsbury-Hall também abriu a sua conta no Chelsea, deslizando por baixo de Roef. O golo permitiu que os comandados de Maresca vencessem a partida com relativa tranquilidade, embora Omri Gandelman tenha marcado um golo de consolação no final do jogo.
O clube londrino é o grande favorito à conquista do troféu - que o tornaria o primeiro clube a vencer todas as principais competições de clubes da UEFA - e esta foi a maneira perfeita de começar a busca. O Gent, por sua vez, sabe que este será sempre um desafio difícil e verá a visita do Molde após a pausa internacional como um jogo muito mais fácil de vencer.
Fiorentina 2-0 TNS
A Fiorentina tem uma relação de amor e ódio com a Liga Conferência, já que foi vice-campeã da competição nas duas últimas temporadas. Tal como a sua casa no Artemio Franchi, a Fiorentina de Raffaele Palladino continua num estado de reconstrução.
A equipa italiana venceu apenas um dos seus oito jogos em 90 minutos esta época e, apesar de ter dominado a posse de bola, trabalhou durante o primeiro tempo com pouco resultado final. O remate de Christian Kouamé, aos 11 minutos, parecia destinado ao fundo da baliza, não fosse uma bela defesa com a ponta dos dedos do guarda-redes do Saints, Connor Roberts.
Já no final do primeiro tempo, Rolando Mandragora bateu Roberts com o pé direito, mas a bola foi parar na trave.
A falta de uma resposta significativa dos italianos obrigou Palladino a recorrer ao banco antes da hora marcada para injetar algum ímpeto ofensivo na sua equipa. Aos 65 minutos, Yacine Adli, depois de ter sido escolhido por Jonathan Ikoné, abriu o marcador, e a Fiorentina ampliou para 2-0 com um desvio fortuito de Adli, que permitiu que Moise Kean finalizasse à queima-roupa.
Com a vantagem de dois golos, a Fiorentina não teve dificuldades em prolongar a partida. Kean desperdiçou a oportunidade de marcar o segundo golo a apenas dois metros de distância, mas a falha não importou, pois a Fiorentina garantiu a 11.ª vitória nos últimos 17 jogos em casa para a Liga Conferência antes do confronto com o AC Milan no fim de semana.
O The New Saints voltará para casa depois de uma atuação louvável, e a equipa de Craig Harrison voltará as suas atenções para um confronto no Briton Ferry no mesmo dia, tamanha é a disparidade entre as duas equipas.
Outros resultados da 1.ª jornada: