Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mangas abriu a festa, Nélson Oliveira soprou as velas: Vitória vence Zurique

Mário Rui Ventura
Atualizado
Vitória SC sentenciou praticamente a eliminatória na Suíça
Vitória SC sentenciou praticamente a eliminatória na SuíçaOpta by Stats Perform/Profimedia
O Vitória SC venceu esta quinta-feira o Zurique, na Suíça, por 3-0, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Ricardo Mangas, aos 54 minutos, Mariano Gómez, na própria baliza, aos 88, e Nélson Oliveira, aos 90+3, fizeram os golos do triunfo vimaranense, que tem tudo para carimbar o apuramento, daqui a uma semana, no D. Afonso Henriques.

Recorde as incidências da partida

Já sem Jota Silva, Rui Borges repetiu o onze apresentado na segunda mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, em Guimarães, diante do Floriana, à exceção de Nuno Santos, que começou no banco, para Samu estrear-se a titular.

Os onzes de Zurique e Vitória SC
Os onzes de Zurique e Vitória SCFlashscore

Logo aos 3 minutos o Vitória deu o primeiro aviso, numa combinação entre João Mendes e Mangas, e aos 10' foi Tiago Silva a cruzar para o guarda-redes Brecher afastar o perigo da sua área.

Num jogo equilibrado, por vezes no limite da agressividade, perante a permissividade do árbitro romeno, o Vitória só aos 31 minutos teve um remate com relativo perigo à baliza do Zurique, com Chuchu Ramírez, à entrada a área, a atirar ao lado. Respondeu o Zurique logo no minuto seguinte, com Emmanuel a surgir em boa posição, valendo a saída de Bruno Varela da baliza.

Aos 36 minutos foi Borevkovic, já depois de Kaio César, a visar a baliza dos suíços, com Gómez a cortar o lance de perigo vimaranense. Ainda antes do intervalo, Kaio César teve mais duas tentativas, ambas cortadas pela defensiva do Zurique.

Agora os golos

O Zurique mexeu ao intervalo, o Vitória manteve o onze e a toda ofensiva: logo aos 48 minutos, após cabeceamento de Chuchu Ramirez, João Mendes tirou um cruzamento que Brecher desviou para canto.

Aos 53 minutos, após um mau passe do guarda-redes, Chuchu Ramírez rematou, ganhou canto, e foi na sequência dessa bola parada que o Vitória se adiantou no marcador: num lance de insistência, primeiro foi Samu a cruzar da esquerda, com Borevkovic dentro da área a tocar e Bruno Gaspar a fazer o cruzamento da direita para Ricardo Mangas, sozinho, ao segundo poste, a encostar para o 1-0, no seu terceiro golo da temporada.

Aos 61 minutos Ricardo Mangas ficou pertíssimo de bisar. Já depois de ter defendido o remate de Chuchu Ramírez, o guarda-redes do Zurique, Brecher, conseguiu uma enorme intervenção, com a ponta dos dedos, no remate do extremo vimaranense, negando o 2-0.

Logo depois o Zurique voltou a mexer, em dose dupla, com Okita, lançado ao intervalo, a sair 18 minutos depois, bem como Perea, para as entradas de Oko-Flex e Bajrami. Respondeu Rui Borges, aos 70', com Nélson Oliveira no lugar de Chuchu Ramírez, antes de uma má saída de Bruno Varela, aos 73', ter causado calafrios, com o cabeceamento de Katic a sair por cima.

Aos 76 minutos foi Samu a ter ocasião soberana para dilatar a vantagem do Vitória, mas o cabeceamento do médio ex-Vizela saiu à figura de Brecher. Aos 78' foram lançados Nuno Santos e Telmo Arcanjo, nos lugares de Samu e Ricardo Mangas.

O aniversariante para fechar a festa

Um minuto depois de entrar, Nuno Santos rematou forte mas por cima, graças a um desvio para canto de Katic. Aos 84', novamente de bola parada, Bajrami ganhou nas alturas mas cabeceou por cima da baliza de Bruno Varela. Aos 86' mais um remate de Kaio César, mais uma defesa de Brecher e, na sequência do canto, surgiu mesmo o 2-0 para o Vitória: cruzamento de Nuno Santos da esquerda, Nélson Oliveira desviou ao segundo poste e a bola tabelou em Mariano Gómez, batendo o guarda-redes do Zurique.

Em cima dos 90' Rui Borges mexeu novamente, com Zé Carlos e Manu Silva nos lugares de Tiago Silva e Kaio César, antes dos cinco de compensação dados pelo árbitro. E quando se esperava uma última reação do Zurique, foi mesmo o Vitória SC a fazer o 3-0, com o mesmo Nélson Oliveira, em dia de aniversário, a ser lançado em profundidade para sentenciar praticamente esta eliminatória.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Homem do jogo Flashscore: Nélson Oliveira (Vitória SC)