Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não foi brilhante, mas foi suficiente: Vitória SC vence Floriana (1-0) em Malta

Mário Rui Ventura
Atualizado
Jota Silva fez o golo da vitória em Malta
Jota Silva fez o golo da vitória em MaltaOpta by Stats Perform/Vitória SC
O Vitória SC venceu esta quinta-feira o Floriana, de Malta, no jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência. No Estádio Centenário, em Attard, nos arredores de La Valetta, valeu o golo de Jota Silva, aos 78 minutos.

Recorde as incidências da partida

Num sintético em Attard, nos arreadores de La Valetta, Rui Borges apresentou o seu primeiro onze oficial do Vitória SC, com algumas surpresas. Chuchu Ramírez, reforço oriundo do Nacional, era esperado na equipa titular mas começou no banco, com Nélson Oliveira como referência ofensiva, numa equipa onde Alberto Baio e João Mendes surgiram nas laterais, com Ricardo Mangas a pisar terrenos mais ofensivos no 4x3x3 do novo treinador.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Demorar a controlar

O primeiro remate da partida pertenceu ao Floriana, aos 3 minutos por Thiaguinho, antes da primeira ameaça do Vitória, aos 7', quando Nuno Santos desmarcou Nélson Oliveira que, na cara de Mafoumbi, não conseguiu a receção nas melhores condições.

Respondeu o Floriana, aos 13 minutos, com a primeira clara ocasião de golo, com Thiaguinho a aproveitar um mau passe de Alberto Baio para rematar a rasar a barra da baliza de Bruno Varela.

Apesar do mau estado do sintético, o Vitória foi assentando o seu jogo e aos 33 minutos Ricardo Mangas, na melhor jogada coletiva dos minhotos, encheu o pé mas atirou por cima.

Já dentro dos seis minutos de compensação, João Mendes, aos 45+3 minutos, atirou colocado, a bola entrou mesmo mas o lance foi invalidado por fora de jogo de Nélson Oliveira, que assistiu o lateral-esquerdo do Vitória.

Jota Silva entrou com tudo

A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas mas com Jota Silva bem mais solto. Logo aos 48 minutos roubou a bola ao lateral do Floriana e cruzou ao primeiro poste, sem ninguém chegar para encostar.

Dois minutos depois, e de cabeça, após belo cruzamento de Ricardo Mangas, da esquerda, Jota Silva ficou pertíssimo do 1-0, impedido pela defesa de Mafoumbi. Aos 53', após canto, grande confusão na área maltesa e o golo do Vitória cada vez mais perto de acontecer. Aos 56 minutos foi de livre que Tiago Silva tentou criar perigo, com o remate a embater na barreira e a resultar em novo canto.

Tripla mudança depois do susto

O Vitória melhorava, controlava, ameaçava o golo mas em cima da hora de jogo sofreu um susto, quando em contra-ataque Thiaguinho fugiu à defensiva minhota, pela direita, e cruzou para Reid, ao segundo poste, valendo um grande corte de Alberto Baio para canto.

Logo depois, aos 63 minutos, Rui Borges mexeu e em dose tripla, lançando Chuchu Ramírez, Samu e Kaio César, para os lugares de Nélson Oliveira, Nuno Santos e Ricardo Mangas.

Aos 73', após mais um canto, batido por Samu, Handel rematou forte e cruzado mas ao lado, antes de Kaio César, em zona frontal, rematar forte para grande intervenção de Mafoumbi.

Um Chuchu que foi um bombom

Aos 78 minutos chegou mesmo o golo da vantagem do Vitória, através do inevitável Jota Silva, mas com inteiro destaque para o grande passe de Chuchu Ramírez, a desmarcar o internacional português que, à saída do guarda-redes do Floriana, atirou a contar.

A perder, o treinador dos malteses fez duas alterações aos 81 minutos, tirando Thiaguinho e Vella para lançar Lonardelli e Veselji, desfazendo a linha de cinco que foi aposta para esta receção aos vimaranenses.

Aos 85 minutos Kaio César voltou a testar a pontaria, de pé esquerdo, mas voltou a encontrar as mãos de Mafoumbi, a desviar para canto, tal como aos 88 minutos, novamente com os mesmos protagonistas.

Já dentro dos quatro minutos de compensação, Rui Borges tirou Jota Silva e Tiago Silva, lançando Zé Carlos e o jovem Marco Cruz, ex-Sporting. E mesmo a fechar a partida, no penúltimo minuto, João Mendes acertou na barra após um lance caricato.

Na próxima quinta-feira, em Guimarães, o Vitória pode então selar a passagem à terceira pré-eliminatória da Liga Conferência, onde pode encontrar o vencedor da eliminatória entre Zurique e Shelbourne, sendo que os suíços estão com pé e meio no apuramento, após o 3-0 na primeira mão.

Homem do jogo Flashscore: Jota Silva (Vitória SC)

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore