A difícil viagem ao passado de Matthijs De Ligt
E vai fazê-lo na Allianz Arena, a casa do Bayern, onde foi recentemente mais ou menos expulso ao fim de dois anos. De acordo com o Daily Mail, as frequentes idas de De Ligt ao ginásio terão sido um espinho para o clube de Munique. Terá perdido a agilidade e a flexibilidade devido ao treino intensivo de força e, por isso, deixou de se enquadrar no sistema de jogo de Vincent Kompany, que se baseia em defesas rápidos.
Depois de semanas de póquer e de um "caos de emoções", o defesa-central acabou por se transferir para o Manchester United por uns alegados 45 milhões de euros. Agora, espera-se que ele pare caras conhecidas em Serge Gnabry, Florian Wirtz ou Deniz Undav. "Não nos interessa quem joga", diz Undav, confiante. O que importa é a vitória. No entanto, com van Dijk, a Laranja Mecânica perde certamente "o seu melhor defesa", sublinhou Antonio Rüdiger.
Especialmente porque De Ligt tem estado numa queda de forma há meses. Os erros graves que antecederam os golos sofridos no empate (2-2) contra a Alemanha na primeira volta não foram, de forma alguma, os únicos nesta temporada; o antigo miúdo prodígio foi substituído após apenas 45 minutos. "Matthijs está atualmente numa fase em que parece que é sempre imediatamente penalizado por todos os seus erros", disse o treinador da Laranja Mecânica, Ronald Koeman.
O jogador de 25 anos também tem sido criticado em Inglaterra e foi mesmo mandado para o banco no último jogo da liga contra o Aston Villa."De Ligt foi ainda mais exibido do que Harry Maguire", titulou o Mirror após o 3-3 na Liga Europa contra o FC Porto: "Um jogo terrível". De Ligt, "um jogador que foi comprado por uma soma avultada, está completamente errado o tempo todo", resmungou o antigo internacional inglês Jamie Carragher na Sky Sports.
Van Dijk apoia os companheiros de equipa
Ele "não está satisfeito" com o desenvolvimento de De Ligt, disse o ícone da Laranja Mecânica, Rafael van der Vaart: "Acho que ele tem qualidade. Ele é fantástico". Mas há poucos indícios disso até ao momento. De Ligt comete demasiados erros e joga de forma demasiado selvagem". E, mais do que ninguém, van Dijk, que já tinha deixado a concentração, defendeu o seu companheiro de equipa: "Toda a gente passa por uma fase como esta. Há que aprender com ela".
De Ligt pode mostrar aos seus críticos e ao FC Bayern na segunda-feira se este efeito de aprendizagem já se materializou.