Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A ginástica de Deschamps entre a Liga das Nações e o apuramento para o Mundial-2026

Eliott Lafleur
Didier Deschamps no mês passado, durante o jogo com a Bélgica.
Didier Deschamps no mês passado, durante o jogo com a Bélgica.NICOLAS TUCAT/AFP
Esta quinta-feira, a França recebe Israel na quinta jornada da fase de grupos da Liga das Nações. Para além da dimensão política do encontro, a dimensão desportiva não parece preocupar verdadeiramente os intervenientes no jogo.

Acompanhe a França no Flashscore

No dia 13 de dezembro, a equipa francesa conhecerá a identidade dos seus adversários nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026. O sorteio terá lugar em Zurique, e Didier Deschamps poderá olhar em frente para o próximo grande evento dos Bleus.

Após a derrota nas meias-finais do último Campeonato da Europa contra a Espanha, a França sabe que o seu próximo objetivo é uma possível desforra contra os Estados Unidos.

Entretanto, há a Liga das Nações 2024/25, cuja fase final terá lugar a partir de março de 2025. A novidade é o aparecimento dos quartos de final, antes das meias-finais e da final em junho. O problema é o ponto de interrogação sobre o calendário... Como é que tudo isto se vai encaixar quando duas competições se vão sobrepor no próximo encontro?

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Tanto mais que Deschamps adotou uma linha de conduta particular desde a pausa de verão, a de utilizar esta competição como uma espécie de laboratório. Há pouco mais de três anos, a sua equipa conseguiu erguer o troféu. Por isso, logicamente, o interesse pela Liga das Nações diminuiu.

Em 2025, terão início as eliminatórias para o próximo Mundial, e o técnico de 56 anos sabe que a aposta será muito maior. Os Bleus estão a preparar-se para se qualificarem para a fase final da Liga das Nações.

Mundial-2026 no horizonte

É claro que os Bleus estão empenhados na conquista dos três pontos esta quinta-feira. No entanto, um mau resultado não mudaria nada.

Para além do facto de os homens de Didier Deschamps se encontrarem atualmente em 2.º lugar no seu grupo, atrás dos seus adversários italianos, um fracasso na qualificação para o Mundial não alteraria o destino... Nos últimos meses, o homem que tem estado à frente da equipa francesa desde 2012 tem sido ligeiramente abalado.

Os próximos jogos de França
Os próximos jogos de FrançaFlashscore

Com um desempenho particularmente fraco no Euro e talvez até mesmo um ambiente sombrio, o risco de ver "DD" demitido durante o inverno é pequeno. O juiz de paz espera-o mais tarde, tanto mais que o seu contrato se prolonga por mais um ano e meio. O seu prazo é o Campeonato do Mundo de 2026, onde a ideia de levantar o troféu pela segunda vez é uma ambição palpável.

"Sou técnico há doze anos. Tenho consciência de que não vou ficar aqui para sempre. Tenho um objetivo fixo: o Campeonato do Mundo de 2026 e nada mais. Mas depois disso, se as coisas não correrem bem, as pessoas podem dizer-me 'olha, vamos arranjar outra pessoa', ou podem dizer-me 'pronto, por x razões, acabou'", disse no domingo.

No entanto, há todas as razões para acreditar que Deschamps também terá de gerir a Liga das Nações na primavera, uma vez que a sua equipa teve um desempenho bastante bom nos últimos dois meses. Em todo o caso, há jogos a aguardar em março, altura em que também estão agendados os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026...