Acusações de violação: Mbappé "chocado" prepara processo por difamação
Estes são dias incómodos para Kylian Mbappé. As coisas não têm corrido bem para ele no Real Madrid até agora, o capitão da equipa nacional francesa retirou-se dos dois jogos da Liga das Nações devido a uma alegada lesão - e agora as notícias de Estocolmo, para onde Mbappé viajou durante dois dias na semana passada, estão a causar alvoroço: os meios de comunicação suecos informam que o Ministério Público está a investigar alegações de violação contra a superestrela.
Mbappé reagiu "chocado" quando o seu nome foi mencionado nos media, disse a sua advogada Marie-Alix Canu-Bernard à agência noticiosa AFP. A advogada anunciou ainda que o seu cliente vai apresentar uma ação judicial por difamação.
Mbappé, acrescentou, está calmo perante as acusações porque "não tem nada com que se censurar". Mbappé vai defender-se, sublinhou Canu-Bernard, pois é "impossível ser caluniado e difamado desta forma".
Mbappé esteve em Estocolmo de quarta a sexta-feira da semana passada. O alegado crime terá ocorrido na quinta-feira, no Bank Hotel, no centro da cidade. A polícia confirmou a receção de uma queixa. Na terça-feira, o Ministério Público anunciou que estava a investigar uma alegada violação, mas não indicou quaisquer nomes. No entanto, vários meios de comunicação suecos, incluindo o canal público de televisão SVT, citaram Mbappe sem restrições.
"Mbappé não está consciente da dimensão do furor mediático", sublinhou Canu-Bernard.
Está "completamente calmo" e não compreende "aquilo de que pode ser acusado". Mbappé já se tinha descrito a si próprio como vítima de "fake news" na rede social X, na segunda-feira, e acrescentou que era mesmo de esperar, dado o seu litígio com o seu antigo clube, o Paris Saint-Germain. Mbappé reclama 55 milhões de euros de bónus em dívida. O caso foi ouvido por um comité da liga na terça-feira e o veredito é esperado a 25 de outubro.
Situação desfavorável
O "caso Mbappé", como os meios de comunicação social franceses apelidaram, por enquanto, o último acontecimento, surge numa altura em que a estrela já está a ser fortemente criticada.
O facto de Mbappé ter cancelado a sua participação nos jogos da Liga das Nações, na sequência do seu mau início de época no Real Madrid - e, em vez disso, ter tirado cinco dias de férias aprovadas pelo Real - foi recebido com espanto em França. Depois dos dois dias na Suécia, acrescentou um fim de semana na Córsega.
Nada disto se enquadra na ascensão aparentemente imparável de Mbappé, que até agora se tem caracterizado por uma vida privada agradavelmente isenta de escândalos. A transferência para o Real Madrid parecia tê-lo elevado ao mais alto nível possível em termos desportivos, mas, na verdade, a sua carreira deu uma reviravolta, quase simbólica, desde o nariz partido que sofreu no Campeonato da Europa, na Alemanha: apesar de ter marcado sete golos em onze jogos, as prestações de Mbappé no Real Madrid continuam a deixar muito a desejar.
Agora, até a imagem meticulosamente cultivada de um jogador limpo começa a mostrar sinais de desgaste.