Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alemanha: Julian Nagelsmann quer distrair-se dos "problemas políticos"

SID
Julian Nagelsmann compreende o que a Alemanha precisa neste momento
Julian Nagelsmann compreende o que a Alemanha precisa neste momentoČTK / imago sportfotodienst / Moritz Mueller
Vestindo lederhosen e um casaco verde tradicional, Julian Nagelsmann conversou no palco sobre questões sócio-políticas com a mesma naturalidade com que fala do trabalho como selecionador nacional. Na cerimónia de entrega do Prémio de Voluntariado da Associação de Futebol da Baviera (BFV), também cantou um hino de louvor aos inúmeros vencedores. "É preciso ter pessoas que nos inspirem", disse Nagelsmann com apreço.

Há 13 meses que o treinador de 37 anos volta a inspirar os adeptos na Alemanha com a seleção nacional - e o final do ano não deverá ser diferente. Nagelsmann enfatizou que a seleção queria "dois bons jogos para se distrair da turbulência política que está acontecendo atualmente". Com uma vitória no dia 16 de novembro, em Friburgo contra a Bósnia ou três dias depois em Budapeste contra a Hungria, a seleção também garantirá a vitória no grupo após já estar nos quartos de final da Liga das Nações.

Para isso, Nagelsmann reunirá os seus 23 jogadores em torno dos retornados Julian Brandt e Felix Nmecha no hotel Innside Melia Ostend, em Frankfurt/Main, na segunda-feira, com um treino público já marcado para a tarde no campus da DFB. Afinal de contas, o selecionador nacional não tem muito tempo. Depois do jogo em Budapeste, não há treinos até aos quartos de final da Liga das Nações, em março.

No entanto, Nagelsmann já estabeleceu um marco para o próximo ano."Chegar à Final Four pela primeira vez é um objetivo intermédio importante para nós no caminho para o Campeonato do Mundo de 2026", afirmou Nagelsmann. O adversário será sorteado no dia 22 de novembro.

Euro-2024

O longo período de pausa naturalmente incomoda Nagelsmann, mas ele já se habitou às peculiaridades de ser técnico de uma seleção nacional. " Estou extremamente feliz com o trabalho", disse Nagelsmann, mesmo que as imagens da amarga eliminação nos quartos de final do Campeonato Europeu, que também foram exibidas novamente no sábado em Munique, ainda doam. "Faríamos uma ou duas coisas de forma diferente. Mas faríamos muitas coisas exatamente da mesma forma", afirmou o selecionador nacional.

Também não haverá muitas mudanças no final da temporada. Stefan Ortega Moreno será o terceiro guarda-redes pela primeira vez. De resto, o objetivo é continuar a aperfeiçoar os processos que foram testados com sucesso recentemente.

Basicamente, Nagelsmann quer fazer do sucesso um hábito novamente. "A palavra que mais se destacou na nossa equipa após o Campeonato da Europa foi vencer. Que se torne um pouco normal para nós ganhar jogos" , disse ele na entrevista ao Blickpunkt Sport sobre seus objetivos para a Copa do Mundo de 2026.

Para além das questões desportivas, Nagelsmann também tem sempre em mente os problemas sociais e, no sábado, apelou a uma maior coesão. "Há muitas coisas que não estão a correr bem. Mas também há muitas coisas que estão a correr bem. Toda a gente deve ser bem-vinda, toda a gente deve sentir-se confortável na sociedade", disse Nagelsmann, que se sentia muito confortável com o seu traje: "Gosto muito de usar trajes tradicionais".