Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Áustria e Alemanha disputam prodígio do Bayern

Paul Wanner pode jogar na Alemanha e na Áustria
Paul Wanner pode jogar na Alemanha e na ÁustriaČTK / imago sportfotodienst / Pressefoto Rudel/Herbert Rudel
Áustria ou Alemanha? Rangnick ou Nagelsmann? A mãe ou o pai? Paul Wanner não faz parte da convocatória austríaca ou alemã para os jogos da Liga das Nações - mas o jovem de 18 anos continua a ser um grande tema de conversa. O que está em causa é o futuro de um talento de topo, uma decisão inovadora que é aguardada com grande expetativa tanto na Áustria como na Alemanha.

Ambas as federações estão a disputar veementemente o jogador de ataque tecnicamente forte, que está atualmente emprestado pelo Bayern ao Heidenheim e que está a causar furor no país."Estou muito satisfeito com o seu desenvolvimento", disse Julian Nagelsmann: "Ele é um jogador com muito potencial e ritmo, e nós o temos firmemente em nossos planos na federação". O tempo em que Wanner se juntará à equipa nacional "depende dele".

A competição já começou há muito tempo. O técnico da Áustria, Ralf Rangnick, gostaria de ter convocado Wanner para os próximos jogos internacionais contra a Eslovénia na sexta-feira e depois contra a Noruega na segunda-feira. "Estamos em contacto regular com Paul Wanner. Ele teria sido um candidato claro", disse Rangnick.

Mas Wanner, que já havia treinado com a Associação Austríaca de Futebol em novembro de 2022, disse-lhe que primeiro queria "realmente se estabelecer como jogador da Bundesliga", Rangnick continuou: "Se ele tivesse nos escolhido, teria que jogar pela Áustria pelo resto de sua carreira, então eu entendi perfeitamente que ele queria esperar para ver".

As portas estão abertas para Wanner. No entanto, o grande início de temporada da joia "não vai facilitar" a tarefa austríaca.

Os números de Paul Wanner
Os números de Paul WannerFlashscore

Wanner nasceu em Dornbirn, no Vorarlberg, a mãe é austríaca e o pai alemão. Wanner jogou nas seleções de formação da Alemanha na sua juventude, tendo jogado mais recentemente pela seleção alemã de sub-20 em março. "Tudo o resto não conta para mim", disse o técnico da seleção sub-21, Antonio di Salvo. E Wanner? Ele continua a ser discreto.

O criativo de 18 anos, o mais jovem jogador do Bayern na Bundesliga desde 2022, com 16 anos e 15 dias, prefere deixar as acções falarem por si. Em Heidenheim, dirige o jogo ofensivo, prepara e marca golos. Até agora: quatro jogos de competição, quatro golos, duas assistências - e agora o mais jovem marcador de penaltis da história da Bundesliga.

Ele ainda tem contrato com o Bayern até o verão de 2027. O campeão alemão fará de tudo para manter o jovem astro por muito tempo. "Paul", elogiou recentemente o diretor desportivo Max Eberl,"tem um potencial muito, muito grande". A questão agora é: Áustria ou Alemanha?