Carsley cumpriu promessa de convocar Harwood-Bellis para a seleção de Inglaterra
Carsley cumpriu a palavra e convocou o defesa do Southampton para a primeira concentração na equipa principal, para os jogos do Grupo B2 da Liga das Nações contra a Grécia e a Irlanda, esta semana.
"Ser chamado para a equipa principal seria obviamente uma tarefa difícil, tendo em conta a qualidade do plantel, mas ele sempre disse que se estivéssemos a jogar bem ao mais alto nível e a fazer o melhor possível... e manteve a sua palavra, por isso estou muito feliz", disse Harwood-Bellis.
O defesa-central já está a pensar em consolidar o seu lugar antes da chegada do próximo seleccionador, Thomas Tuchel, em 01 de janeiro.
"Penso que seria uma grande motivação para todos os rapazes, sabendo que há um novo treinador a chegar e que querem manter o seu lugar. Vai ser difícil ficar na equipa principal. Por isso, é algo que, especialmente os jovens, vão tentar fazer. Vai ser difícil, porque a qualidade e a experiência de alguns dos jogadores que não estão aqui é enorme", disse Harwood-Bellis após a sessão de treino de terça-feira no St. George's Park.
Carsley foi forçado a fazer grandes alterações no plantel depois de vários jogadores importantes se terem retirado devido a lesões.
Trent Alexander-Arnold, Bukayo Saka, Declan Rice, Phil Foden, Jack Grealish, Levi Colwill, Cole Palmer e o guarda-redes Aaron Ramsdale não estão disponíveis para defrontar a Grécia em Atenas, na quinta-feira, ou a Irlanda em Wembley, três dias depois.
Questionado sobre os atributos que espera mostrar, Harwood-Bellis disse: "Ser eu próprio, é a mensagem que sempre tive, ser eu próprio, ter confiança e fazer o que faço no clube".
As raízes desportivas são profundas na família de Harwood-Bellis. A sua irmã gémea Becky jogou basquetebol pela equipa olímpica da Grã-Bretanha. O seu tio Steve Bellis é o presidente do Stockport County, enquanto o seu pai Martin era a mascote do clube, o "Vernon Bear".
"Foi triste vê-lo deixar de o fazer, para ser honesto", disse Harwood-Bellis sobre o trabalho do pai nos dias de jogo.
O seu avô Dave Bellis era um antigo portador de bilhete de época do Manchester City e, quando morreu em 2019, foi cremado com a camisola azul celeste do City.
O defesa entrou na academia do City quando tinha seis anos, estreou-se na equipa principal em 2019 e, desde então, foi emprestado ao Blackburn, Anderlecht, Stoke City, Burnley e Southampton, antes de se juntar permanentemente a este último no final da época de 2024. A decisão de cortar os laços de 16 anos com o City prende-se com o seu desejo de jogar.
"Nunca vou querer ficar sentado no banco. Não é isso que eu sou. Cresci como um miúdo a querer jogar futebol. Não havia nada que eu quisesse fazer mais do que chutar uma bola e jogar. Por isso, estar aqui e sob o comando do treinador com que estou agora (Russell Martin), e estar com os rapazes do Southampton, é brilhante", disse Harwood-Bellis.
Harwood-Bellis foi capitão da equipa de Inglaterra, treinada por Carsley, que venceu o Campeonato da Europa de sub-21, em 2023.
A Inglaterra está em segundo lugar no seu grupo da Liga das Nações, com nove pontos, atrás da Grécia, que venceu os quatro jogos disputados até ao momento. O objetivo de Carsley é ajudar a Inglaterra a subir à Liga A antes de voltar a dirigir a equipa de sub-21.